Guerra Entre Mundos Livro
Por que razão a Gestão e o Marketing têm perspectivas diferentes e quais as soluções
de Laura Ries e Al Ries
Sobre
o LivroO nosso cérebro está dividido em dois hemisférios totalmente distintos. O esquerdo processa a informação em série. Trabalha de forma linear e metódica. O direito processa a informação em paralelo. "Vê" a ideia geral. Um dos dois lados é dominante. Qual é o seu caso?
Se for gestor de uma grande empresa, o mais provável é pensar com o lado esquerdo. Antes de tomar uma decisão, quer a confirmação através de factos, números, dados de mercado e pesquisas de consumo. Se estiver a trabalhar na área do marketing, o mais provável é que pense com o lado direito. Muitas vezes toma decisões por "instinto", com poucas ou nenhumas provas que confirmem essa decisão. Não poderia ser de outra forma numa disciplina criativa como o marketing.
Usando algumas das marcas e produtos mais famosos do mundo, os autores mostram convincentemente porque é que algumas marcas tiveram sucesso (Nokia, Nintendo e Red Bull) enquanto outras entraram em declínio (Saturn, Sony e Motorola). Ao apresentarem-no, fazem uma chamada de atenção: para sobreviverem na sociedade actual, saturada de meios de comunicação, os gestores têm de saber pensar como os marketeers - e vice-versa.
Os conhecidos gurus de negócios Al e Laura Ries descrevem pormenorizadamente a batalha entre a gestão e o marketing - e argumentam que a solução não está naquilo que pensamos mas na forma como pensamos.
Opinião
dos leitoresDetalhes
do ProdutoLivros em Português > Gestão > Marketing
Aborda com uma linguagem simples e objetiva a ligação entre o marketing e a gestão e como ambas são importantes para a criação de valor de uma marca e projeção da mesma no mercado.
É um livro que está bastante acima das minhas expectativas, a linguagem é bastante coerente e esclarecedora. Os exemplos e a forma como dispõe as diferenças entre o Marketing e a Gestão são excelentes e muito actuais, com exemplos verídicos. Só não dou 5 estrelas porque tem alguns exemplos só com marcas Americanas, que não conhecemos a sua realidade.