10% de desconto

Culinária Portuguesa

de António Maria de Oliveira Bello
editor: Marcador, novembro de 2017
19,95€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
PORTES GRÁTIS
O AUTÊNTICO RECEITUÁRIO PORTUGUÊS pelo fundador da SOCIEDADE PORTUGUESA DE GASTRONOMIA. Descubra as sopas mais tradicionais como a canja; os magníficos pratos de peixe e de crustáceos provenientes da costa portuguesa - bem grelhados ou em sumptuosas caldeiradas. No que toca às carnes, apresenta-se, por exemplo, o cozido à Portuguesa. Culinária Portuguesa é uma compilação das mais distintas especialidades da nossa culinária. O autêntico receituário português pelo fundador da Sociedade Portuguesa de Gastronomia.

Culinária Portuguesa

de António Maria de Oliveira Bello

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897543340
Editor: Marcador
Data de Lançamento: novembro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 157 x 241 x 24 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 400
Tipo de produto: Livro
Coleção: Marcador Guias Práticos
Classificação temática: Livros em Português > Gastronomia e Vinhos > Culinária
EAN: 9789897543340

Clássico da nossa Cultura Gastronómica

Gonçalo Maia Marques

Reedição da obra clássica (cuja primeira edição data de 1928) da “Culinária” de António Maria de Oliveira Bello (conhecido no universo gastronómico como Olleboma). Nela se encontra o receituário, republicado e foi-lhe acrescentada uma introdução que corresponde à comunicação - preparada pelo pai, que entretanto faleceu e apresentada pelo filho - apresentada ao Congresso Nacional de Turismo (1936) que muito enriquece a compreensão do trabalho. Vale a pena revisitar a nossa identidade gastronómica - olhando para o território nacional, insular e para os territórios coloniais de então - e perceber o que somos, também à mesa.

Divulgador da Gastronomia Portuguesa

António Cabral

A 1.ª edição de Culinária Portuguesa surgiu em edição de autor/1936. Recolha sistemática do receituário português, o que bastaria para se ficar eternamente grato a António Bello, sem o qual estaria perdida grande parte do nosso património culinário, irremediavelmente. Obra capital, agora em 1.ª edição pela Marcador, que recomendo.

Um livro com receitas maravilhosas

Ana Pereira

Este livro é fantástico porque ensina a fazer receitas fantásticas. Os meus cozinhados melhoraram muito graças a este livro.

SOBRE O AUTOR

António Maria de Oliveira Bello

António Maria de Oliveira Bello nasceu em Lisboa em 1872. Olleboma é pseudónimo, resultante das iniciais de seu nome lidas ao contrário: OLLEB de Bello, O de Oliveira, M de Maria e A de António.
Homem de múltiplos interesses e ocupações, foi, entre outras coisas, fundador da Sociedade Portuguesa de Gas- tronomia, presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Naturais, deputado do Partido Regenerador, industrial, mineralogista e colaborador frequente de diversos jornais nacionais. Como político, recusou, em 1926, a pasta das Finanças, sendo esta, posteriormente, entregue a Salazar.
Epicurista por natureza, consagrou-se como um dos maiores gastrónomos portugueses e foi um dos grandes impulsionadores da culinária nacional, fazendo a primeira recolha do receituário tradicional português, investigando e recolhendo de forma extensa e exaustiva as receitas tradicionais que são as bases das nossas raízes gastronómicas.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU