Coração tão Branco Livro
de Javier Marías
Sobre
o LivroDurante um almoço de família, Teresa, acabada de regressar de lua-de-mel, vai à casa de banho, olha-se ao espelho, desabotoa a blusa e mata-se com um tiro no coração. Muitos anos depois, este segredo continua a fascinar Juan, cujo pai foi casado com Teresa antes de casar com a sua mãe. Jovem e recém-casado, e ainda pouco adaptado à mudança de estado civil, Juan procura descobrir o motivo por trás do suicídio de Teresa. Só uma pessoa sabe porque Teresa o fez e guardou para si esse segredo obscuro durante muitos anos. À medida que procura saber mais, Juan sentirá um mal-estar crescente, uma sensação de «desastre iminente» em relação ao seu próprio casamento.
Coração tão Branco, profusamente premiado e unanimemente aclamado pela crítica espanhola e internacional, é já um clássico da literatura contemporânea.
Ao iniciar a leitura de Marias, foi este o ponto de partida - que livro, que personagens! O que distingue a literatura do resto é a introspeção lógica que provoca ao leitor, a densidade psicológica de quem estamos a ver nas linhas e parágrafos. Ao acabar este livro fico com a sensação de que acabei de ver um filme de Bergman, tão melancólico, belo, belo, belo, e melancólico de novo. A escrita é claramente de toque subtil e por isso bela também, com muita sensibilidade abordando aspetos do não dito, e por isso talvez não vivido, uma lição sobre o silêncio.l
Adorei este livro. A escrita de Javier Marías é fantástica.
Livro fascinante.
Livro bem estruturado, com maior enfoque no efeito e nos sentimentos que o ato de suicídio tem sobre quem continua... Para quem já viveu uma experiência semelhante, potencia a análise dos sentimentos numa perspetiva de espetador.