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Conhecimento e Currículo

Do socioconstrutivismo ao realismo social na sociologia da educação

Livro 33

de Michael F. D. Young

editor: Porto Editora, janeiro de 2010
Escrito numa linguagem desafiadora, e muito apelativa para os leitores interessados na discussão do conhecimento em tempos de decisões globais, o livro revela-se essencial para professores, formadores, pais e encarregados de educação e decisores políticos, na medida em que fornece quadros teóricos e práticos que fundamentam o debate sobre a educação, a formação, o conhecimento e o currículo.

O autor, um dos mais renomados, atualmente, da Sociologia da Educação, explicita nesta obra as relações entre os aspetos teóricos e as questões práticas e políticas, razão por que se torna num texto teoricamente elaborado, sem deixar de ser relevante para a prática educacional.


Coleção Currículo, Políticas e Práticas

A centralidade do currículo prende-se com o facto de ser um campo em constante problematização do conhecimento sobre as realidades alicerçadas nas dinâmicas culturais, educacionais, políticas e económicas. Como ponto de partida de qualquer projeto de formação, o currículo é a expressão de conflitos e consensos que são construídos a partir da (re)definição das suas políticas e práticas.

Conhecimento e Currículo

Do socioconstrutivismo ao realismo social na sociologia da educação

de Michael F. D. Young

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-34833-3
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: janeiro de 2010
Idioma: Português
Dimensões: 132 x 208 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 448
Tipo de produto: Livro
Coleção: Currículo, Políticas e Práticas
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Sociologia da Educação Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 978972034833310
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
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O conhecimento que empodera

José Luiz Pastore Mello (São Paulo, Brasil)

Na contramão das teorias de currículo centradas no desenvolvimento de competências ou na supervalorização do papel da experiência nos espaços escolares, Michael Young, considerado uma importante referência na Nova Sociologia da Educação, defende que o papel central da escola é o de garantia o trabalho com o conhecimento científico, a que ele chama de conhecimento poderoso. A reflexão de Young acerca da importância do conhecimento poderoso nos currículos mostra-se especialmente importante diante das teorias contemporâneas de currículo excessivamente centradas em aspectos da psicologia, da pedagogia ou das demandas do mercado de trabalho.

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