10% de desconto

Como Pode Isto ser Arte?

Breve ensaio sobre crítica de arte e juízo de gosto

de Isabel Nogueira

editor: Edições Humus, outubro de 2020
VENDA O SEU LIVRO i
«Como pode isto ser arte?». A questão é-me recorrentemente endereçada, sobretudo da parte — legítima — dos meus alunos de história da arte contemporânea, a quem agradeço a pergunta e dedico este breve ensaio. De facto, e principalmente desde meados do século XX, e no contexto do movimento geral da neovanguarda internacional — que encontrou a sua origem no modernismo, iniciado, ainda no século XIX, com a pintura de Édouard Manet e dos impressionistas —, que o debate em torno da abstracção seria substituído pela complexa discussão em torno do próprio conceito, extensão e função do objecto artístico.

Esta concepção de arte culminaria, entre outros posteriores experimentalismos, no nouveau réalisme, na pop art, ou na arte conceptual, que se afastaram definitivamente do processo estético dito convencional.

Como Pode Isto ser Arte?

Breve ensaio sobre crítica de arte e juízo de gosto

de Isabel Nogueira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897555367
Editor: Edições Humus
Data de Lançamento: outubro de 2020
Idioma: Português
Dimensões: 113 x 162 x 4 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 36
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Artes em Geral
EAN: 9789897555367
e e e E E

A leveza das explicações

alexandre dale

A natureza, alcance, substância e fundamento da arte moderna já fez escrever, literalmente, centenas de milhares de páginas, em papers académicos, livros, programas de exposições, artigos críticos, artigos jornalísticos, etc. Estas singelas 30 páginas, não pretendendo substituir toda essa imensa bibliografia, constitui-se, todavia, como uma introdução à mesma: curta, directa e eficaz. E se não tem o condão de aprofundar ideias, dadas as suas características de "lição" simples, pelo menos permite-nos entrever que esse aprofundamento é possível, necessário e está permanentemente a ser feito.

Isabel Nogueira

Isabel Nogueira (n. 1974) é doutorada em Belas-Artes, área de especialização em Ciências e Teorias da Arte (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Universidade de Coimbra e Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne). É historiadora de arte contemporânea, professora universitária, ensaísta e crítica de arte. É investigadora integrada do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes/Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e colaboradora do Institut Æsthetica: Art et Philosophie/Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Portugal). É autora correspondente da revista Recherches en Esthétique. No domínio do ensaio, publicou as seguintes monografias: Do pós-modernismo à exposição Alternativa Zero (Nova Vega, 2007); Alternativa Zero (1977): o reafirmar da possibilidade de criação (CEIS20/Universidade de Coimbra, 2008); Teoria da arte no século XX: modernismo, vanguarda, neovanguarda, pós-modernismo (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012; 2.ª ed. 2014); Théorie de l’art au xxe siècle: modernisme, avant-garde, néo-avant-garde, postmodernisme (Éditions L’Harmattan, 2013); Artes plásticas e crítica em Portugal nos anos 70 e 80: vanguarda e pós-modenismo (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013; 2.ª ed. 2015); Modernidade avulso: escritos sobre arte (Edições A Ronda da Noite, 2014); A imagem no enquadramento do desejo: transitividade em pintura, fotografia e cinema (Bookbuilders, 2016); L’image dans le cadre du désir : transitivité dans la peinture, la photographie et le cinema (Éditions L’Harmattan, 2018), Teorias da Arte. Do modernismo à actualidade (Bookbuilders, 2019) e, ainda, uma incursão na ficção, com Zona de Rebentação (Bookbuilders, 2020).

(ver mais)
Telas & Cores

Telas & Cores

10%
Companhia das Ilhas
14,00€ 10% CARTÃO