10% de desconto

A Imagem no Enquadramento do Desejo

Transitividade em Pintura, Fotografia e Cinema

de Isabel Nogueira

editor: BookBuilders, outubro de 2016
VENDA O SEU LIVRO i
«A visão seria um meio de sair do eu.» Maurice Merleau-Ponty Este ensaio debruça-se sobre a imagem artística, concretamente, sobre a imagem em pintura, fotografia e cinema. Por um lado, a imagem é pensada tanto na sua componente plástica e visual como na sua vertente comunicativa, eventualmente emotiva; por outro, a imagem é também contextualizada e analisada do ponto de vista dos domínios da estética e da história da arte, reportando-se ao contexto mais amplo da cultura visual. Pesamos sobretudo as relações entre os pressupostos estéticos e operantes dos suportes e linguagens em causa, mas sempre na problemática do desejo, do fascínio, da inquietação e, sobretudo, da transitividade. Trata-se de compreender a imagem na sua possibilidade de se expandir face à confinação formal do suporte a que pertence, evocando outros, apelando, ao mesmo tempo, ao entrosamento dos olhares de quem a produz e de quem a vê. Esta obra contém diversas ilustrações a cores e a preto e branco.

A Imagem no Enquadramento do Desejo

Transitividade em Pintura, Fotografia e Cinema

de Isabel Nogueira

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899945470
Editor: BookBuilders
Data de Lançamento: outubro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 129 x 199 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 108
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Artes em Geral
EAN: 9789899945470
Isabel Nogueira

Isabel Nogueira (n. 1974) é doutorada em Belas-Artes, área de especialização em Ciências e Teorias da Arte (Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa) e pós-doutorada em História e Teoria da Arte Contemporânea e Teoria da Imagem (Universidade de Coimbra e Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne). É historiadora de arte contemporânea, professora universitária, ensaísta e crítica de arte. É investigadora integrada do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes/Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e colaboradora do Institut Æsthetica: Art et Philosophie/Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA-Portugal). É autora correspondente da revista Recherches en Esthétique. No domínio do ensaio, publicou as seguintes monografias: Do pós-modernismo à exposição Alternativa Zero (Nova Vega, 2007); Alternativa Zero (1977): o reafirmar da possibilidade de criação (CEIS20/Universidade de Coimbra, 2008); Teoria da arte no século XX: modernismo, vanguarda, neovanguarda, pós-modernismo (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012; 2.ª ed. 2014); Théorie de l’art au xxe siècle: modernisme, avant-garde, néo-avant-garde, postmodernisme (Éditions L’Harmattan, 2013); Artes plásticas e crítica em Portugal nos anos 70 e 80: vanguarda e pós-modenismo (Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013; 2.ª ed. 2015); Modernidade avulso: escritos sobre arte (Edições A Ronda da Noite, 2014); A imagem no enquadramento do desejo: transitividade em pintura, fotografia e cinema (Bookbuilders, 2016); L’image dans le cadre du désir : transitivité dans la peinture, la photographie et le cinema (Éditions L’Harmattan, 2018), Teorias da Arte. Do modernismo à actualidade (Bookbuilders, 2019) e, ainda, uma incursão na ficção, com Zona de Rebentação (Bookbuilders, 2020).

(ver mais)
Como Pode Isto ser Arte?

Como Pode Isto ser Arte?

10%
Edições Humus
3,00€ 10% CARTÃO
Cross Media Arts

Cross Media Arts

10%
Caleidoscópio
33,92€ 10% CARTÃO
portes grátis