Aforismos e Afins
de Fernando Pessoa
Sobre o livro
Sobre
o Livro"Fernando Pessoa amava o dito espirituoso, a máxima graciosa, a expressão sintética, o paradoxo", afirma Richard Zenith na Nota Prévia deste livro. Nele estão reunidos pequenas frases, começos de poemas inacabados, notas à margem, pedaços de papel rasgados e pensamentos, ou seja, aforismos. Muito cultivados por Pessoa, os aforismos abrangem vários temas, de entre os quais se destacam a loucura, a consciência e a inconsciência, o(s) Deus(es), o amor e o sonho. Assinam Aforismos e Afins, não só Pessoa, mas também "os seus colaboradores fictícios": Alexander Search, Pantaleão, Álvaro de Campos, Bernardo Soares, Alberto Caeiro e Barão de Teive. A maioria dos aforismos presentes nesta obra são inéditos, sendo que muitos deles estão escritos em inglês, uma das suas línguas maternas. Com esta obra, Pessoa leva-nos a reflectir sobre nós próprios: "O homem não sabe mais que os outros animais; sabe menos. Eles sabem o que precisam saber. Nós não".
Fernando Pessoa, um dos maiores génios da humanidade num livro em cada frase nos dá motivo para pensar durante dias sobre o assunto. Um livro obrigatório para quem gostas de Fernando Pessoa.
Este é um livro para se ir lendo/ digerindo aos poucos. Tem a grande vantagem de não obedecer a uma sequência lógica, logo podemos abri-lo ao acaso e dar voltas à cabeça a tentar decifrar o que os pequenos textos do grande Pessoa querem dizer (-nos). Dá mesmo que pensar! Até que porque certos trechos são verdadeiramente desconcertantes, frutos da ironia e do paradoxo tão caros ao escritor.
Salpicos de pura genialidade! Este livro condensa palavras que depois de lidas, serão relidas imensas vezes. Estas pequenas frases geram pensamentos continuamente.