Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
O envio da sua encomenda depende da disponibilidade do(s) artigo(s) encomendado(s).
Para saber o prazo que levará a receber a sua encomenda, tenha em consideração:
» a disponibilidade mais elevada do(s) artigo(s) que está a encomendar
» o prazo de entrega definido para o tipo de envio escolhido, e
» a possibilidade de atrasos provocados por greves, tumultos e outros fatores fora do controle das empresas de transporte.
EM STOCK
Sendo a sua encomenda constituída apenas por produtos EM STOCK*, irá recebê-la dia útil seguinte ao da encomenda, caso a confirmação do seu pagamento nos seja comunicada até às 12h00 de um dia útil e, no checkout, opte por selecionar o método de envio, pago, CTT EXPRESSO – 24H. Optando por outro método de envio, gratuito, a sua encomenda poderá ser-lhe entregue até dois dias úteis após a receção da confirmação do seu pagamento, se a mesma se verificar num dia útil.
* esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e sempre sujeita ao stock existente no momento em que a confirmação do pagamento nos for comunicada.
ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.
PRÉ-LANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm entrega prevista a partir da data de lançamento.
DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada a artigos digitais (tais como eBooks, Audiolivros e cheques-prenda digitais), que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda. No caso dos eBooks e Audiolivros, a disponibilização ocorre na sua biblioteca.
Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido, salvo atrasos provocados por greves, tumultos e outros fatores fora do controle das empresas de transporte.
Oferta de Portes válida para entregas nos Açores e Madeira, em todas as encomendas enviadas por Entrega Standard. Ofertas de portes válidas para encomendas até 10 kg.
Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2023. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
Livro recomendado para a Formação de Adultos como sugestão de leitura.
«A Noite Abre Meus Olhos» reúne toda a poesia publicada por José Tolentino Mendonça nesta nova edição que, revista e aumentada, inclui agora o livro «Teoria da Fronteira».
Novo é ainda o posfácio que acompanha esta edição, pela mão de Teresa Bartolomei, um olhar singular e revelador sobre a poesia de Tolentino Mendonça: «É quando o texto se reconhece como cicatriz, a palavra como ruína, o verso como queda e cinza, que nasce a poesia. A arte é o saber-se derrota: um "cair de escuridão em escuridão", o chegar sempre tarde demais, quando a morte já fez o seu trabalho ou está iminente [...]»
"Devemos reconhecer, com alegria, que José Tolentino Mendonça, no momento de reunir toda a sua poesia, usa a sua original vigilância: mantém quase intactos os seus primeiros livros e submete a cortes significativos os mais recentes, [fazendo com que neste livro triunfe o melhor deste poeta, tão bem posto em relevo no longo ensaio de Silvina Rodrigues Lopes que serve de posfácio]. Silvina fala da dimensão de escuta e de reflexão, de alegria e de perda, de atenção e de intensidade. E estes binómios são importantes; porque permitem perceber que a poesia de José Tolentino Mendonça não se resolve numa dimensão unívoca e reclama um nível de elaboração interpretativa que a torna sempre mais complexa, menos apaziguada, cheia de dissonâncias que vêm perturbar a harmonia."
António Guerreiro, Expresso, Actual
«Tudo o que a poesia de A noite abre meus olhos traz para a luz ou escuridão do sentir e do
pensar, o traz no seu distanciar-se, movimento que não se compadece com os hábitos da
domesticação ou simplesmente da racionalidade que para se erguer ignora o que não seja dado
em método, substância ou ideia. Não ignorando aquilo de que não se pode dispor, os poemas
deste livro fazem sua a condição de prosseguir nomeando o possível, respondendo ao impossível,
assim fazendo ressoar a dualidade no âmago do mundo, assim inscrevendo nele os seus trajectos
sem regresso. Ao fazê-lo assinalam por vezes como fé ou acompanhamento de Deus,
potência alterante, o impulso de partida que se gera e se prova no ritmo mais íntimo e mais
próprio da vida, do poema […]. Uma leitura deste livro não podendo remeter a fé que aí
se assume para a categoria de acessório, não é por isso necessariamente conduzida à discussão
de uma questão religiosa, ou sequer de uma questão de Deus. Construindo-se como escuta e
reflexão, a disponibilidade para o que altera torna-se-lhe intrínseca, e também ela tem uma
única forma de acompanhar o que lê.»
Silvina Rodrigues Lopes
Poema da semana
ANUNCIAÇÃO
Só o ombro do anjo
permite a visão
da luz
o sinal
é na mulher
o rosto anuncia
o cortejo solene do sol
que lhe cresce
no colo
o mistério
a flor
do lírio acesa.
José Tolentino de Mendonça
Quatro livros para aprender a cair
A página O Poema Ensina a Cair tem quase 245 mil seguidores no Facebook e no Instagram. O podcast com o mesmo nome é um dos mais ouvidos da Apple Podcasts Portugal, na categoria de Artes. Raquel Marinho, a autora deste prodígio, aceitou escolher quatro livros de poesia que ajudem os leitores a dominar a arte da queda.
«O poema ensina a cair» é o primeiro verso de um poema de Luiza Neto Jorge. Foi inspirada nele que Raquel Marinho, então jornalista da SIC, criou, em 2014, uma rubrica semanal para o Expresso Digital dedicada a divulgar e entrevistar poetas portugueses contemporâneos. Meses depois criou uma página no Facebook, a qual manteve mesmo depois do fim da colaboração com o Expresso Digital e da sua saída da SIC ao fim de 25 anos de jornalismo televisivo. Em 2018 alargou o projeto ao Instagram e, em 2020, acrescentou-lhe o podcast, cujos episódios já foram escutados mais de 200 mil vezes. Nas redes sociais, conta com cerca de um quarto de milhão de seguidores fiéis d'O Poema Ensina a Cair.
Leitora apaixonada, Raquel Marinho continua, assim, a partilhar os seus poemas preferidos — que assinala com um X nas páginas dos livros que lê — e as entrevistas que vai fazendo aos poetas portugueses. Não esperava que O Poema Ensina a Cair «crescesse tão depressa, chegando a um número de seguidores tão elevado, uma vez que se trata sobretudo de uma página de partilha de texto». Mas a devoção pela palavra poética também já chegou à rádio, onde lê poemas na rubrica Ambos na Mesma Página, da Antena 2. Aceitou escolher quatro livros que ajudem os leitores do WOOKACONTECE a executar belos trambolhões poéticos — ou, para regressar às palavras de Luiza Neto Jorge, a experimentar a «lenta volúpia da queda» -, guiada, sobretudo, pelo olhar de jornalista que se orgulha de manter enquanto divulgadora de poesia.
PAISAGEM COM GRÃO DE AREIA
«Não fosse apenas pelo facto de ter ganhado o Nobel da Literatura em 1996, o que já de si justificaria procurarmos conhecer melhor a sua poesia, gosto muito de Szymborska porque ao mesmo tempo que nos fala do seu tempo e quotidiano (nasceu na Polónia em 1923), também nos conta da dimensão pessoal da condição humana. Neste livro está o conhecido poema ‘Possibilidades’, onde Szymborska escreve ‘Prefiro o ridículo de escrever poemas/ ao ridículo de não os escrever.’ Pois.»
VER MAIS »
CONTA-MO OUTRA VEZ
«Poeta espanhola contemporânea que vale muito a pena conhecer. Encontramos na sua poesia três dos grandes temas da literatura e da poesia: o amor, a morte e a vida. Sobre estes temas, disse numa entrevista que lhe fiz em 2020: ‘São as três feridas de que falou Miguel Hernández, e não me ocorrem muitas mais coisas, fora destes três conceitos, que impulsionem a criação’.»
VER MAIS »
A AXILA DE EGON SCHIELE
«É muito difícil ficar indiferente à poesia de André Tecedeiro, jovem poeta português contemporâneo. Quando o lemos, decoramos alguns dos seus breves poemas quase imediatamente. Por exemplo, este: ‘Conheci-o/ e quando virei costas pensei/ que foi um prazer conhecer-me’. Este livro reúne os vários poemas dispersos em livros anteriores de pequenas tiragens, e é uma ótima oportunidade para conhecer melhor o seu trabalho.»
VER MAIS »
O PÁSSARO CANTA O SEU SIMPLES CANTAR
«Eu gosto muito da poesia de Helder Moura Pereira, poeta contemporâneo português nascido em 1949. Tem uma vasta obra publicada, muitos dos livros na editora Assírio & Alvim. Sugiro este livro específico por causa de um poema que me acompanha desde que o li pela primeira vez, e que leio alto sempre que posso para quem o quer escutar. Não tem título e começa com os versos ‘Eu não tinha nada de felino, tu sabias /que eu não tinha nada de felino’.»
VER MAIS »
ISBN: | 978-972-37-2184-3 |
Editor: | Assírio & Alvim |
Ano: | 2021 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 152 x 212 x 43 mm |
Encadernação: | Capa dura |
Páginas: | 536 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Documenta Poetica |
Classificação temática: | Livros em Português > Literatura > Poesia |
EAN: | 978972372184330 |
Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |
Levemente extraordinário
Ana Rita Machado
Uma leitura reconfortante e puramente bela. Uma poesia sem quaisquer artificialismos. Os versos de Tolentino Mendonça abraçam-nos .
ÀS VEZES, OUVE-SE DEUS
João Santos
Esta edição é simplesmente fabulosa! Os poemas de Tolentino Mendonça conjugam o humano e o divino, o ruído doloroso e a voz de Deus. Maravilhosos!
Às vezes, ouve-se Deus
J.S
Esta edição é simplesmente fabulosa! Os poemas de Tolentino Mendonça conjugam o humano e o divino, o ruído doloroso e a voz de Deus. Maravilhosos!
Poesia subtil e sublime
Paula P.
Numa linguagem subtil e sublime, José Tolentino de Mendonça fala de tudo e de nada. As referências esbatem-se e parece ficar, apenas, a poesia que é o respirar o mundo. Gera-se um ambiente de espiritualidade e elevação que faz bem à alma.
Excelente para reflexão
Gabriela Furnas
É um livro que lemos com agrado e tem um poder espiritual que leva-nos a refletir com tudo o que há à nossa volta. Espetacular!
J.E.
JE
Uma óptima opção para quem quer ler boa parte da obra de JTM num livro.
Poesia em português
T. R.
Uma excelente compilação, esta. Poesia belíssima. Imperdível.
O lado místico da poesia
VFontes
Este é uma obra de reunião. Não só reúne a vasta obra de Tolentino Mendonça, como nos convoca a tomar parte dela, como se de um chamamento poético se tratasse. Encontramos na poesia de Tolentino uma dimensão mística e uma humanidade que tanta vezes nos comove. Esta é uma obra profunda e lúcida que merece um lugar destacado nas melhores estantes de poesia.
Uma poesia surpreendente
João Coelho
Uma poesia surpreendente, com poemas cujos finais são, muitas vezes, explosivos e inesperados, e que se repetem na imaginação do leitor. Uma colecção importante e que tem lugar marcado na minha estante.
Uma preciosidade...
maria teresa simões
Num só volume, concentra-se a poesia de Baldios e dos outros títulos que se lhe seguiram. A descobrir uma poesia que nos diz que "as casas descobrem antes de nós que nos tornamos felizes"....