A Corrente
de Adrian McKinty; Tradução: Maria João da Rocha Afonso
Sobre
o LivroA manhã começa normalmente. Rachel Klein deixa a filha, Kylie, na paragem de autocarro e segue a sua rotina diária. Mas um telefonema a partir de um número desconhecido para o seu telemóvel muda tudo. Do outro lado da linha, está uma mulher a avisá-la de que tem Kylie em seu poder, no banco de trás do seu carro, e que Rachel só voltará a ver a filha se pagar um resgate… e raptar outra criança.
A mulher diz-lhe que é mãe de um rapazinho que foi também raptado e que, se Rachel não fizer exatamente o que ela lhe diz, o menino morrerá e Kylie também. Rachel faz agora parte da Corrente, um esquema aterrorizador que transforma os pais das vítimas em criminosos - e que, ao mesmo tempo, deixa alguém muito rico.
Rachel é uma mulher comum mas, nos dias que se seguem, vai ultrapassar limites até aí inimagináveis. Terá de fazer escolhas morais impossíveis e praticar coisas terríveis. A Corrente é implacável e totalmente anónima. As suas regras são simples: entregar o dinheiro exigido, encontrar uma vítima e, a seguir, cometer um ato abominável que nunca passaria pela mente de uma pessoa comum.
Os cérebros por trás da Corrente sabem que os pais farão qualquer coisa pelos seus filhos. Mas o que eles não sabem é que podem finalmente deparar-se com alguém à sua altura. Rachel é inteligente, determinada e uma sobrevivente. Será ela a pessoa capaz de quebrar a Corrente?
People Magazine, Book of the week
«Será difícil encontrar um thriller psicologicamente tão rico como este.»
Entertainment Weekly
«Com um estilo único e pungente, este é um thriller que justifica toda a atenção mediática à sua volta.»
The Guardian
A premissa da história é muito original, raptos em cadeia. Rachel está a caminho de uma consulta médica quando recebe uma chamada, de uma mulher que não conhece e que lhe diz que raptou a sua filha Kylie, e que a Rachel tem que pagar um resgate e raptar outra criança. Sendo que esta mulher, tem também o seu filho sequestrado. Sendo que Kylie só irá ser solta quando, a pessoa a quem Rachel raptar a criança, também rapte outra; e assim sucessivamente. Um rapto de um filho deve ser um dos piores pesadelos. A primeira parte do livro, que se centra em Rachel recuperar Kylie, tem bastante ritmo, e um clima bem tenso que me deixou sempre muito angustiada. Temos depois, uma segunda parte, e onde temos Rachel a tentar sair d´A Corrente, e onde senti uma quebra no ritmo, mas que, ainda assim, nos sentimos absorvidos pela história e onde vamos também descobrindo mais sobre a vida e motivações de quem está à frente d´A Corrente. O livro tem uma história sólida, bem construída, conseguindo criar um clima tenso e que nos faz temer o pior. Um thriller viciante!
Este foi, provavelmente, o thriller mais cinematográfico que já li. A sinopse cativou-me e não descansei enquanto não o li. De facto, o enredo é muito interessante e muito bem conseguido. Não fosse o final "à americana", ter-lhe-ia atribuído 5 estrelas.
Um thriller fantástico que me prendeu logo nas primeiras páginas. A meio livro pensei, como raio o autor vai dar a volta a isto, mas o desenrolar da história foi maravilhoso, não consegui parar de ler até ver o final. Adorei. Sou super fã deste género de livros
Este livro suscitou-me logo interesse quando li a sinopse, mas nunca esperei que fosse a "viagem" de montanha russa que mostrou ser. Que livro!! Uma narrativa cativante, não dá para parar de ler. Uma história que prende o leitor, que muito bem reflete o que é o amor entre pais e filhos, amor esse que tudo supera. Que thriller fantástico! Recomendo absolutamente!!
É espantosa a evolução de Rachel nesta história e a maneira como ela consegue lidar com A Corrente. Destemida, Rachel é capaz de tudo para voltar a encontrar a sua filha com vida. É, de facto, incrível o que uma mãe é capaz de fazer e pensar em prol do bem estar dos filhos. E a Kylie, a filha de Rachel, como será que lida com tudo isto? Este livro mexe connosco, mexe com as nossas emoções até ao ínfimo das nossas entranhas. O esquema d'A Corrente está tão bem delineado que é impossível de sabotar. É impossível quebrar A Corrente. Porque não se trata de dinheiro, trata-se d'A Corrente... Adorei este livro. Já não lia uma história assim há algum tempo, que me agarrasse de maneira a deixar-me a ler até às tantas da madrugada. Este livro merece 5 estrelas. Será uma leitura da qual não se vão arrepender.
Nao conseguir parar de ler. Perseguimos o drama de uma mãe que não quer fazer mais a nenhuma criança. Brilhante. Impulsivo.
Adorei este livro. Um esquema que bem engendrado podia mesmo ser real. O que o torna ainda mais assustador e viciante. Li-o em 2 dias. Recomendo vivamente.
A corrente é, sem qualquer dúvida, um thriller psicológico viciante. Explora uma dinâmica sombria e inovadora, que envolve o leitor numa realidade impensável.
Só quem é Pai sabe que somos capazes de tudo para ver os nossos filhos bem. É um livro arrepiante, intenso e viciante, que irá querer devorar. Mas ao mesmo tempo perturbador, vamos estar sempre a pensar se fosse connosco. Muito bom.