A Asa e a Luz Livro
de Rabindranath Tagore
Sobre
o LivroO conteúdo desta edição em língua portuguesa compreende duas obras de Tagore: Stray Birds (Pássaros Perdidos) e Fireflies (Pirilampos), que têm em comum o facto de estarem escritas num estilo literário que se expressa servindo-se de um número reduzido de palavras. Estamos, assim, no campo do aforismo, da epígrafe, do poema breve. A atmosfera onde este exercício literário se passa tem a ver com a natureza da acção do indivíduo neste mundo, sendo essa acção, na sua relação com o que está mais além da matéria, encarada segundo uma perspectiva unificada e unificadora suportada pelos pilares da paz, justiça e liberdade. Para falar das várias faces dessa relação, o autor vai servir-se da perene e humilde sabedoria, da frase simples mas profunda, da poesia rarefeita, do vulnerável silêncio, que às vezes se pressente espreitando por detrás do verbal e do escrito.
há livros que não são para ler, mas para ir lendo. não cabem numa prateleira, mas se acomodam facilmente na mesa de cabeceira. há poucos livros como este que poisados na mesa de cabeceira são a leitura de todos os dias. livros raros estes, indispensáveis à saúde mental
Simples. Em busca da essência, com uma sensibilidade inconfundível na sua busca profunda de uma espiritualidade genuína e de Luz.
Ao modo oriental, Rabindranath Tagore expõe máximas de sabedoria em pequenas pérolas que luzem com o que é dito de um modo tão condensado.