10% de desconto

Uma Abelha na Chuva eBook

Livro 13

de Carlos de Oliveira
Livro eBook
Editor: Livros do Brasil, fevereiro de 2020 ‧
6,99€
10% DESCONTO CARTÃO
DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Ebook para wook reader
Álvaro Rodrigues Silvestre vive um casamento falhado e estéril, gerado pela conveniência de antigos interesses familiares, na pequena aldeia de Montouro, espaço provinciano onde todas as biografias se cruzam, se intrometem umas nas outras. Num outono chuvoso e lamacento, as vidas dos protagonistas de Uma Abelha na Chuva afundam-se num ciclo trágico de mentiras, vingança e amores frustrados, que põe a nu a estrutura social de um Portugal pobre, desamparado, do século xx. Lançada em 1953, esta é uma obra incontornável do neorrealismo português, que marca o reconhecimento literário de Carlos de Oliveira, e que em 1971 deu origem ao filme homónimo do realizador Fernando Lopes.

«A abelha foi apanhada pela chuva: vergastadas, impulsos, fios do aguaceiro a enredá-la, golpes de vento a ferirem-lhe o voo. Deu com as asas em terra e uma bátega mais forte espezinhou-a. Arrastou-se no saibro, debateu-se ainda, mas a voragem acabou por levá-la com as folhas mortas.»

Uma Abelha na Chuva

de Carlos de Oliveira

Propriedade Descrição
ISBN: 978-989-711-060-3
Editor: Livros do Brasil
Data de Lançamento: fevereiro de 2020
Idioma: Português
Páginas: 112
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Coleção: Miniatura
Classificação Temática: eBooks em Português > Literatura > Romance
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Um curto e excelente romance

Rafael

Em Uma Abelha na Chuva, Carlos Oliveira retrata o desespero monótono e silencioso de um homem que, através da culpabilização de terceiros e vingança dos próximos, procura libertar-se da sua vida angustiante. Apresentando personagens representativos de classes e estatutos sociais do Portugal novencentista, o autor retrata, com uma escrita pertinente e envolvente, os limites emocionais de um matrimónio sufocante, apresentando as nefastas consequências de um protagonista egoísta. É uma leitura obrigatória.

Carlos de Oliveira um bom representante do neorrealismo

Cláudia Santos

Uma releitura que me trouxe novamente a crueza e o egoísmo da sociedade portuguesa. Carlos de Oliveira a representar e muito bem o neorrealismo português.

SOBRE O AUTOR

Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira nasceu em 1921, em Belém do Pará, filho de pais portugueses emigrados no Brasil. Tinha apenas dois anos quando a família regressou a Portugal. Na cidade que o acolheu, Coimbra, participou no grupo do Novo Cancioneiro, na génese do movimento Neorrealista, de que viria a ser uma das maiores vozes. Colaborou nas revistas Altitude e Seara Nova, e dirigiu durante algum tempo a revista Vértice. Começou a destacar-se com os seus livros de poesia – Mãe Pobre (1945), Micropaisagem (1968), Pastoral (1977), entre outros. O seu trabalho distingue-se pela constante depuração da escrita e pelo questionamento do gesto autoral, levando-o a corrigir e reescrever quase todos os seus trabalhos até ao final da vida: são disso exemplo os seus romances Casa na Duna (1943), Pequenos Burgueses (1948), Uma Abelha na Chuva (1953) ou Finisterra (1978). Faleceu em Lisboa a 1 de julho de 1981.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU