O Terrorista Elegante e Outras Histórias eBook
de José Eduardo Agualusa e Mia Couto
Sobre
o LivroTrês novelas curtas, deliciosas e cheias de humor e suspense, de dois dos autores mais populares e reconhecidos da ficção em língua portuguesa.
Na história «O terrorista elegante» (escrita a quatro mãos sob um alpendre, em Boane, Moçambique), que dá título ao livro, um angolano é preso em Portugal por suspeita de participação em atos de terrorismo. O homem alega ser capaz de voar e conversa com um passarinho na prisão, que parece dar-lhe as orientações necessárias para que cumpra a sua missão.
«Venho aqui para matar.» É assim que o protagonista de «Chovem amores na rua do matador», a segunda história, pretende finalmente fazer as pazes com o seu passado: matando as três mulheres da sua vida.
A noite da cidade está mergulhada em caos e, enquanto o conflito se desenrola nas ruas escuras, um estranho mascarado procura alguém para matar. Em «A caixa preta» (tal como a anterior, a terceira história foi escrita em lugares diferentes, trocando mensagens, um autor acrescentando o texto do outro), gerações da mesma família são obrigadas a enfrentar os seus segredos mais bem guardados.
As três novelas que constituem este livro têm por base peças de teatro escritas em conjunto pelos autores e encomendadas pelos grupos de teatro A Barraca, de Lisboa, e Trigo Limpo - Teatro ACERT, de Tondela. Porém, depois de conversas informais na bela e histórica cidade de Paraty, no Brasil, essas peças foram reescritas pelos autores sob a forma de contos.
Dois dos maiores autores de língua portuguesa juntam-se para proveito e alegria dos seus leitores.
Três histórias encantadoras que se leem num sopro, escritas por dois mestres da literatura de língua portuguesa: Mia Couto e Agualusa. Moçambique e Angola em perfeita sintonia na escrita. Parabéns aos autores.
Achei os contos muito originais, fáceis de ler suscitando a curiosidade de tal forma que se tem de ler tudo de uma vez... e também de nos transportar para os ambientes onde ocorrem (ambientes esses por vezes não muito amáveis mas que o "floreado" nos mostra uma diferente perspetiva da situação).
Um livro a 4 mãos por dois escritores e amigos que se encontram em dramas que criam empatia com o leitor, mas lhe devolvem um pouco de mística e magia. Uma leitura leve mas profunda, ao mesmo tempo. Recomendo!
Mais um excelente livro que espelha o estilo literário a que Mia Couto e José Eduardo Agualusa já nos habituaram. Com uma narrativa simples mas personagens densas os escritores criam em três curtas histórias o palco onde abordam indirectamente a complexidade das emoções e relações humanas.
Curtinho e transparecendo a boa química que os dois autores, amigos de longa data, não escondem. Curioso, pertinente e muito bom
José Eduardo Agualusa e Mia Couto oferecem três histórias delirantes – apetitosas. Autores que nunca desapontam.
José Eduardo Agualusa e Mia Couto já habituaram os seus leitores a projetos diversificados, embora sempre marcados pela beleza das palavras, pelas personagens fortes e cheias de vida, por narrativas que nos levam a viajar mesmo quando não podemos sair do local onde nos encontramos. Os seus leitores conhecem a amizade que une os dois escritores africanos, pelo que este projeto surge como uma surpresa anunciada. Anunciada e muito bem-vinda!
Sem dúvida brilhante, dois escritores que conseguem maravilhar a mente com histórias simples e humanas.
Dois escritores lusófonos que orgulham a nossa língua, contam três histórias aparentemente ligeiras mas que nos fazem refletir sobre assuntos muito sérios.
Gosto dos autores. Correspondeu à minha expectativa. Satisfeito. Recomendo