Fotografia de Daniel Melo

Daniel Melo

Daniel Melo é professor auxiliar na Universidade Aberta, Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, e investigador integrado do CHAM - Centro de Humanidades, NOVA FCSH.
Licenciou-se em História pela NOVA FCSH, sendo ainda mestre em História dos séculos XIX e XX pela mesma instituição. Doutorou-se em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE-IUL com a tese «A Leitura Pública no Portugal Contemporâneo», reconhecida com o Prémio de História Contemporânea Victor de Sá e publicada em 2005 pela Imprensa de Ciências Sociais.
A sua pesquisa tem-se focado na história das políticas culturais, das práticas e representações socioculturais, assim como da leitura, do livro e da edição, da sociedade civil, dos direitos humanos e das migrações. Sobre essas temáticas foi autor e coeditor de 3 livros na Imprensa de Ciências Sociais.
Dos seus trabalhos mais recentes destacam-se «A censura aos livros no Portugal de Salazar», in Livros Proibidos no Estado Novo (4.ª ed. rev.ª e aumentada, Lisboa, Assembleia da República, 2024); «'Living normally': everyday life under Salazarism» (European History Quarterly, 2022); e «Debates sobre a cultura em Portugal: o complexo caso do livro e da leitura» (Sociologia, Problemas e Práticas, 2020).

bibliografia

X
recomendar
Daniel Melo
Para recomendar este autor a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em 'confirmar'. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este autor:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.
X
selecione o livro adotado:
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.