10% de desconto

História e Património da edição - a Romano Torres

de Daniel Melo
Editor: Editora Húmus, Janeiro de 2016 ‧
8,48€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
Venda o seu livro
Este livro visa contribuir para o conhecimento do mundo da edição, da sua história e da sua projecção enquanto património vivo. Na primeira parte analisa-se a Romano Torres, editora centenária representativa do sector no Portugal contemporâneo. Os estudos realçam a importância do editor e da casa editora, da sua gestão, projecto e perfil editoriais, realçando a linha gráfica com forte apelo visual bem como a estratégia comercial de grandes vendas a entidades públicas e à Fundação Gulbenkian. A Romano Torres foi uma editora que transgrediu fronteiras identitárias, cruzando elementos das culturas de elite, popular e de massas para chegar ao grande público e, de par, a diversos segmentos de público, o que a singulariza. A segunda parte do livro foca o projecto académico que esteve na sua génese. Apresenta-se como contributo pioneiro, assente numa parceria entre várias entidades, o que permitiu viabilizar o tratamento e consulta pública na FCSH do arquivo histórico da Romano Torres, bem como tornar acessível na Internet as bases de dados desse acervo e do catálogo da editora. Em síntese, o livro aposta na salvaguarda, comunicação e estudo dos acervos documentais das editoras e restantes agentes do mundo do livro, com vista a convertê-los em património cultural e fonte de conhecimento com a ajuda das novas tecnologias da informação. A área da "Digital Humanities", em particular, tem aqui uma fonte que urge preservar e explorar.

História e Património da edição - a Romano Torres

de Daniel Melo

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897551727
Editor: Editora Húmus
Data de Lançamento: Janeiro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 163 x 231 x 8 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 156
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Comunicação e Jornalismo
EAN: 9789897551727

SOBRE O AUTOR

Daniel Melo

Daniel Melo é professor auxiliar na Universidade Aberta, Departamento de Ciências Sociais e de Gestão, e investigador integrado do CHAM - Centro de Humanidades, NOVA FCSH.
Licenciou-se em História pela NOVA FCSH, sendo ainda mestre em História dos séculos XIX e XX pela mesma instituição. Doutorou-se em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE-IUL com a tese «A Leitura Pública no Portugal Contemporâneo», reconhecida com o Prémio de História Contemporânea Victor de Sá e publicada em 2005 pela Imprensa de Ciências Sociais.
A sua pesquisa tem-se focado na história das políticas culturais, das práticas e representações socioculturais, assim como da leitura, do livro e da edição, da sociedade civil, dos direitos humanos e das migrações. Sobre essas temáticas foi autor e coeditor de 3 livros na Imprensa de Ciências Sociais.
Dos seus trabalhos mais recentes destacam-se «A censura aos livros no Portugal de Salazar», in Livros Proibidos no Estado Novo (4.ª ed. rev.ª e aumentada, Lisboa, Assembleia da República, 2024); «'Living normally': everyday life under Salazarism» (European History Quarterly, 2022); e «Debates sobre a cultura em Portugal: o complexo caso do livro e da leitura» (Sociologia, Problemas e Práticas, 2020).

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU