LIVRO DO MÊS: Outrora e Outros Tempos

Outrora e Outros Tempos é o primeiro grande sucesso de Olga Tokarczuk e uma das boas novidades do mês de junho que justifica, pois, o destaque na nossa sala de leitura.

Outrora é uma pequena aldeia polaca situada no centro do mundo («atravessar Outrora de norte a sul com passo acelerado demora uma hora») e protegida por quatro arcanjos (Rafael, Gabriel, Miguel e Uriel).

Neste lugar mítico, onde a relva sangra, a roupa tem memória e os animais falam por imagens, há personagens excêntricas e inesquecíveis – humanas, animais, vegetais, minerais – cujas existências obedecem aos ciclos das estações e à inexorável passagem do seu Tempo, mas também aos acontecimentos externos.
Durante três gerações, a aldeia «assiste à Grande Guerra, à Crise, a uma nova e Segunda Grande Guerra, à Ocupação Nazi, à invasão Russa e ao choque entre a modernidade e a natureza, espelhando a dramática história da Polónia do século XX.»

Vencedor do prestigiado Prémio da Fundação Koscielski, este é um romance histórico, filosófico, mitológico, uma narrativa breve, fascinante e singular como já nos habituou Tokarczuk, Prémio Nobel da Literatura 2018.

A escritora polaca é publicada em Portugal pela chancela Cavalo de Ferro, que editou anteriormente os títulos Viagens e Conduz o Teu Arado Sobre os Ossos dos Mortos.

Livros relacionados

Wook está a dar

Subscreva!