Viagens Livro
(7ª Edição)
de Olga Tokarczuk
Sobre
o LivroO coração de Chopin é secretamente levado de volta para Varsóvia pela sua irmã; uma mulher vê-se obrigada a regressar à Polónia para envenenar o seu primeiro amor, moribundo numa cama; um homem começa a enlouquecer quando a mulher e o filho desaparecem misteriosamente, apenas para, do mesmo modo, reaparecerem subitamente — através destas e outras histórias e personagens, brilhantemente relatadas ou simplesmente imaginadas, Viagens explora, ao longo dos séculos, o significado de se ser um viajante, um corpo em movimento, não apenas através do espaço, mas também do tempo.
De onde provimos?
Para onde vamos ou regressamos?
Fascinante, intrigante e de uma originalidade rara, este livro é uma resposta sublime a todas estas questões, uma teia de reflexões que entretece ficção, memória e ciência. Uma exploração profunda sobre o corpo humano, a vida que surge, a morte e o movimento, levando-nos ao âmago do próprio significado de humanidade.
Leia mais no nosso Blog Literário WOOKACONTECE
The Guardian
«A perspicácia da sua visão transforma o mundo, assim como o seu livro altera as formas convencionais de escrita.»
The New Yorker
Um livro muito interessante, que toca em vários temas como morte, viagens, relações, e sobre o que podes ou não controlar na vida. Não é uma leitura fácil, mas sem dúvida que vale muito a pena.
Belo livro, bela escrita, viagens íntimas, improváveis, quase confissões, contadas com um misto de frontalidade, desassombramento, complexidade, surpresa constante. Viagens não resolvidas, sem fim. Uma descoberta a cada página, a cada viagem.
Primeiro contacto com esta autora polaca ( entretanto premiada com o Nobel) que não torna possivel qualquer tipo de indiferença. Multiplas personagens e tempos, uma miriade de histórias ( a irmã de chopin que regressa com o seu coração a varsóvia, o marido que enlouquece quando perde de vista a familia ( que aparece da mesma forma kafkiana))cujo fim é inquirir a importnacia do movimento, do sentido do movimento, e do movimento através dos tempos. Originalidade excepcional e sensibilidade à flor da pele. excelente
Neste livro, Olga Tokarczuk dá-nos vivências, pensamentos e experiências que foi colecionando ao longo das suas viagens, físicas ou não. Por entre esses excertos, mostra a sua imensa erudição e brinda-nos com factos, curiosidades históricas, episódios científicos, de interesse inegável. Uma leitura intensa e rica!
Inicialmente não é um livro fácil. Mas é muito cativante
A desfragmentação literária deste livro é só um detalhe que não prejudica a leitura; antes pelo contrário! Frases e textos, pedaços de histórias, apontamentos rápidos e reflexões prolongadas. Tudo a mostrar que nada pára quando estamos em viagens.
A frase chave do Livro é sobre peregrinações. E Olga faz-nos peregrinar com ela em várias viagens, com uma beleza de texto, absolutamente fantástica.
Conjunto de narrativas de viagens em pessoa, da narradora, de personagens e de partes de personalidades. Em comum a reflexão sobre o que é ser-se humano e a humanidade. Sempre com uma dose q.b. de refinadíssimo humor.