SINOPSE
A consequência da queda do comunismo – que acelerou a globalização financeira, técnica e comercial – com o progresso das tecnologias de informação constitui uma verdadeira revolução. Abriu-se assim um ciclo de crescimento nunca visto.
Entramos num «novo estádio do capitalismo» - segundo a afirmação de Marx: ao capitalismo empresarial sucede um capitalismo patrimonial, um novo capitalismo que confere o poder aos accionistas e aos consumidores. Ele lança por terra os Estados, os sindicatos, os equilíbrios socioeconómicos laboriosamente elaborados desde 1945, mas não está em condições de impor a sua ditadura. Pois há sempre novos contra-poderes que se vão afirmando, dominados pela aliança da justiça, dos media e da opinião pública.
O www.capitalismo é uma criação do mercado e da Internet: com ele metamorfoseiam-se as relações sociais, os mecanismos de enriquecimento, as hierarquias colectivas. Surge uma estranha sociedade, que vê coabitarem o pleno emprego, a exclusão e a emigração.
Se o modelo social-democrata servia para o capitalismo empresarial, qual será o novo contrato social que se pode adequar ao capitalismo patrimonial?
CRÍTICAS DE IMPRENSA
«Uma visão ampla e fundamentada sobre as consequências da revolução digital é o que propõe o autor. Sem se deslumbrar com as possibilidades conferidas pelo novo capitalismo, Minc alerta para o perigo de exclusão e de desemprego que poderão advir nos próximos anos.»
Jornal de Notícias
DETALHES
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
| ISBN: | 9789722905367 |
| Editor: | Difel |
| Data de Lançamento: | abril de 2001 |
| Idioma: | Português |
| Dimensões: | 150 x 230 x 20 mm |
| Encadernação: | Capa mole |
| Páginas: | 180 |
| Tipo de produto: | Livro |
| Coleção: | Documento e Ensaio |
| Classificação Temática: |
Livros em Português
>
Literatura
>
Ensaios
|
| EAN: | 9789722905367 |
| Idade Mínima Recomendada: | Não aplicável |