Vozes de Chernobyl

História de um desastre nuclear (5ª Edição)

de Svetlana Alexievich 

avaliação dos leitores (18 comentários)
18,79€ i
15,03€ i
20%
Portes
Grátis
em stock
20% de desconto imediato
Em stock - Envio 24H
portes grátis
LER
Sinopse

Vozes de Chernobyl é a mais aclamada obra de Svetlana Alexievich, Premio Nobel de Literatura 2015, tida como o seu trabalho mais duro e impactante.
A 26 de abril de 1986, Chernobyl foi palco do pior desastre nuclear de sempre. As autoridades soviéticas esconderam a gravidade dos factos da população e da comunidade internacional, e tentaram controlar os danos enviando milhares de homens mal equipados e impreparados para o vórtice radioativo em que se transformara a região. O acidente acabou por contaminar quase três quartos da Europa.
Numa prosa pungente e desarmante, Svetlana Alexievich dá voz a centenas de pessoas que viveram a tragédia: desde cidadãos comuns, bombeiros e médicos, que sentiram na pele as violentas consequências do desastre, até as forças do regime soviético que tentaram esconder o ocorrido. Os testemunhos, resultantes de mais de 500 entrevistas realizadas pela autora, são apresentados através de monólogos tecidos entre si com notável sensibilidade, apesar da disparidade e dos fortes contrastes que separam estas vozes.
Prefácio de Paulo Moura e tradução de Galina Mitrakhovich.

Críticas de imprensa
«A sua técnica é uma mistura vigorosa de eloquência e de silêncio, descrevendo a incompetência, o heroísmo e o luto: a partir dos monólogos dos seus entrevistados, ela cria uma história que o leitor consegue de facto palpar. Ao lê-la, percebi pela primeira vez que Chernobyl foi o tsunami da Europa: mas fomos nós, humanos, que o criámos, e este tsunami é interminável.»
The Telegraph

«Terríveis e grotescas, as histórias de Vozes de Chernobyl acrescem página após página como a radiação alojada nos corpos dos sobreviventes.»
The New York Times

  • Factos
    Sara Almeida | 24-07-2020

    Este livro fala de um evento que marcou a história do mundo e como a ganância podem prejudicar o mundo, a tentativa de esconder algo evidente. A criação de algo que nem se sabia o que podia causar!

  • Uma realidade dura
    Patricia Carvalho | 15-06-2020

    “A cada meia hora é preciso espremer-lhe a urina com as mãos, a urina é excretada através de orifícios pontilhados na região da vagina” Este é apenas um dos muitos testemunhos de 'chernobylianos' que compõem este livro que é um verdadeiro murro no estômago. Ficar a 'conhecer' estas pessoas que sofreram com o acidente nuclear vai muito além daquilo que achamos que sabemos sobre a tragédia. Muito além mesmo.

  • Arrepiante
    Ana Santos | 31-03-2020

    Existem momentos na história que apesar da passagem dos anos ainda não se encontram ultrapassados, nem compreendidos e Chernobyl é um deles. Sem dúvida este livro abre-nos os olhos para a realidade da energia nuclear e os seus perigos. E tal como a radioactividade continua e continuará por muitos séculos em Chernobyl também as suas vozes continuam neste livro.

  • Fantástico
    Andreia Duarte | 16-03-2020

    O melhor livro não-ficção que eu alguma vez li!!! Realmente bem atribuído o prémio Nobel ¿¿ uma escrita sensacional e impactante, consegue envolver-nos do início ao fim num assunto que para muitos ainda é desconhecido..... Testemunhos reais de pessoas que sofreram e ainda sofrem com este desastre nuclear ¿¿¿ o que o governo comunista fez para que este desastre não fosse descoberto a nível Mundial e como colocou em risco máximo pessoas inocentes.... Não fala do verdadeiro motivo do reactor ter explodido mas sim das vivências que aquelas crianças, mulheres, homens, bebés ainda por nascer sofreram!!!! ¿¿¿ Recomendo a sua leitura sem dúvida esta escritora conseguiu fazer um belíssimo trabalho de campo!!!! ¿¿¿

  • A não perder
    Simão | 23-01-2020

    Existem várias formas de falar do desastre de Chernobyl: livros, filmes e séries. Este é um livro fora do normal porque toda a narrativa tem como base os relatos dos sobreviventes que testemunharam tudo o que aconteceu. Dos mais céticos aos mais esperançosos, este livro dá lugar a todas as pessoas que têm algo a contar sobre a suas experiências. Recomendo para todos aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre o desastre de Chernobyl e quais as suas consequências materiais e, principalmente, humanas que ficarão marcadas para sempre.

  • Inquietante
    Helena | 08-01-2020

    Livro profundamente inquietante e tocante. Não pode deixar de sentir empatia e revolta em favor de todos aqueles que sofreram neste que foi o principal desastre nuclear da história mundial. Recomendo

  • Avassalador
    Rita | 20-09-2019

    Já todos ouvimos falar de Chernobyl, certo? Mas quantos de nós sabem o que se passou após o desastre nuclear? Desenganem-se, não sabemos nada. “Vozes de Chernobyl” é um livro de leitura obrigatória. Mostra-nos aquilo que foi a transformação de um desastre num crime comparável (se é que podemos comparar a perda de vidas inocentes) ao Holocausto. Chernobyl foi mais do que um acidente, foi sofrimento, foi a redução do valor da vida humana a zero. Inúmeras gerações sofreram e continuam a sofrer por terem sido expostas a níveis elevadíssimos de radiação. Inúmeras pessoas lutaram para divulgar informação acerca do que se estava a passar e foram castigadas. Para os responsáveis pelo governo, divulgar essa informação significava criar uma onda de pânico que só perturbaria e difamaria o poder governamental. Svetlana Alexievich encontrou a melhor forma de dar a conhecer estes factos dando voz a quem os presenciou e ainda hoje sofre com eles. Para nós, leitores, serve como um lembrete de como os nossos problemas são tão insignificantes comparados com o sofrimento destas pessoas. Nós não sabemos nada…

  • Um livro pungente, um verdadeiro murro no estômago.
    Manuel N. | 10-01-2018

    Para mim o livro mais pungente que li até agora da Prémio Nobel da Literatura de 2015. Um livro onde a crueza do regime comunista, do sofrimento e do amor se mistura por vezes com o humor sarcástico de quem sabe que está tudo perdido. De longe a obra da Stevlana que mais me tocou. A ler só um livro desta grande e corajosa prémio Nobel tem que ser este, sem margem para qualquer dúvida.

  • Quando a realidade ultrapassa a ficção
    Rita Oliveira | 09-10-2017

    Svetlana Alexievich, Nobel da Literatura em 2015, tem um estilo muito próprio: dá voz aos outros através da sua própria voz. Pelo que sei, a técnica é visível em outros seus livros, mas neste Vozes de Chernobyl o relevo que ganha é imenso. Svetlana entrevistou várias vezes mais de 500 pessoas acerca do desastre na central nuclear ucraniana em 1986. Desses depoimentos (por ela apelidados de «monólogos»), mais de 100 estão neste livro: bombeiros que lá estiveram nos primeiros dias, médicos, pais e mães, maridos e mulheres. Pessoas que sofreram na pele os efeitos de uma radiação para a qual não estavam preparadas, pessoas que viram os seus familiares morrer devagar das formas mais horríveis, pessoas que tiveram de deixar as suas casas e toda uma vida devido ao acidente. E tudo sob o olhar comprometido das autoridades soviéticas, que enviaram para o local do acidente pessoas mal preparadas e que não agiram de forma célere na evacuação. Ainda hoje, mais de 30 anos depois, Chernobyl é uma nódoa negra no nosso planeta, nódoa na qual, por efeito das radiações, ainda ninguém pode tocar nem sabe quando o poderá fazer. Vale a pena ler este livro de testemunhos, vale muito a pena. E depois investigar um pouco mais sobre algo que aconteceu longe mas que poderia acontecer mesmo aqui ao lado.

  • Vozes
    Ana Rato | 30-06-2017

    Já conhecia o estilo da escrita da autora de outra obra mas o tema das Vozes de Chernobyl é muito específico e tocante. Destaque também para a edição, muito cuidada e agradável.

  • Ouvir (as vozes dos outros) para interrogar.
    Maria Pereira | 12-06-2016

    Um livro tocante que, inevitavelmente, provoca empatia com os que sofreram e continuam a sofrer com o acidente. Mais do que isso, obriga-nos a reflectir sobre as narrativas que enformam a nossa visão do mundo e em que medida são construídas/manipuladas pelas estruturas de poder. A crueza e a violência destes relatos relevam o que há de melhor e o que há de pior no homem: por um lado, a capacidade empática, a capacidade de sofrer com o relato de dor a tristeza do nosso semelhante, e também sobre a capacidade de entrega daqueles que se ofereceram para minimizar os danos; por outro lado, como sentimentos mesquinhos e a própria volatilidade do indivíduo podem levar-nos à indiferença ou à passividade perante a tragédia alheia e até à desvalorização da própria vida em nome de valores duvidosamente superiores. Leitura obrigatória para quem, como eu, nasceu depois da tragédia; mas também para quem, mesmo sendo contemporâneo do acidente, quer reflectir sobre o presente.

  • Vozes de Chernobyl
    Paulo Santos | 01-06-2016

    É um livro que nos conta não só da tragédia do desastre, mas fala-nos também do pós tragédia, da doença, da morte, dos problemas relacionados com os nascimentos após o desastre e também a forma como o desastre não foi tratado com a eficácia que devia ter sido e do heroísmo dos que o combateram. A autora reuniu testemunhos de mais de 500 vítimas de Chernobyl, entre eles bombeiros, crianças, alguns habitantes locais que não desejavam deixar as suas terras e consegue assim transmitir-nos de uma forma assombrosa as suas histórias, as emoções e as memórias. Muitas vidas perderam-se e os efeitos ainda hoje afetam milhares de pessoas. Esta obra é uma homenagem às vitima se e aos sobreviventes porque aconteceu e pode voltar a acontecer...

  • O fim da inocência
    Paulo Susano | 01-06-2016

    O subtítulo é enganador. Este não é um livro sobre uma história de um desastre nuclear, e quem procura um relato "techno" dos acontecimentos de 1986 em Chernobyl ficará desiludido. Este é um livro doloroso, incómodo e amargo sobre o colapso de uma certa forma de ver e viver o mundo, sem sofismas, sem metáforas, profundamente sentido e humano. É um conjunto de relatos em primeira mão do desprezo institucional pela vida humana; de desinformação e ocultação. Da confiança e generosidade de um povo usado e abusado. Do fim da inocência. Obrigatório.

  • Vozes de Chernobyl
    António | 30-04-2016

    Livro que rompe com o estado de ânimo de quem o lê, soturno, real. Julgo que nenhuma passagem traduz felicidade ou alegria, a situação retratada na série de relatos, entrevistas escritas quase como monólogos de desabafo dos intervenientes, é de uma tristeza extrema. Por isso mesmo se recomenda a leitura, o choque faz questionar e questionar faz reagir.

  • O murmúrio dos heróis
    AS | 08-04-2016

    Tocante a coragem, a defesa de valores apesar de todas as adversidades posíveis e até inimagináveis. Heróis que salvaram a Europa da contaminação radioactiva sacrificando-se. A escrita da autora é fascinante no seu realismo afectivo. Um monumento face à nossa ignorância, porventura arrogância. Já o recomendei, emprestei.

  • Pungente, Perturbador, Feroz, Obrigatório saber a verdade.
    AFerreira | 08-04-2016

    Vivi nessa época. Soube das noticias. Depois de ler estes testemunhos na primeira pessoa, de quem lá esteve, sofreu, perdeu tudo, foi enganado atirados alguns como cobaias para a morte, sinto-me também enganada, como toda a Europa se devia sentir. Um ano após Gorbachev, conspiração? Sabotagem? Ficheiros secretos. Crime. E um povo patriotico que sem informação e profundamente ludibriado defendia o seu País e o resto do mundo de um desastre pior. Herois à força talvez, talvez a falta de informação e a irresponsabilidade de um Governo Vergonhoso uma guerra invisivel contra o seu proprio povo. Svetlana teve a coragem de os ouvir de recolher e nos transparecer a raiva que persiste, o arrependimento,a impotência, a desesperança, a revolta pelo abandono e hoje pelo aproveitamento dessa desgraça. Testemunhos inesquecíveis que a autora com mestria nos impregna a alma. Todos temos que saber. Perturbador

  • Um relato cru
    LM | 07-04-2016

    Muito bem escrito, dá-nos uma perspectiva e um relato cru de um dos maiores desastres do tempo moderno.

  • Excelente
    PP | 04-04-2016

    A história daqueles que ficaram lá, sob o manto do desconhecido e que nem o governo soube apoiar nem proteger, mas mantiveram-se fiéis às suas raízes. Histórias emocionantes.

  • ver menos comentários ver mais comentários
Vozes de Chernobyl
ISBN: 9789898831828Edição ou reimpressão: 08-2020Editor: ElsinoreIdioma: PortuguêsDimensões: 151 x 216 x 20 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 336Tipo de Produto: Livro Coleção: Literatura Estrangeira Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias

Quem comprou também comprou

X
Coloque aqui o seu comentário
Vozes de Chernobyl
a sua avaliação:
X
Obrigado pela sua contribuição!

O seu comentário foi enviado para validação.

Nota:
A WOOK reserva-se ao direito de não validar textos que não se foquem na análise do conteúdo do livro ou produto. Caso pretenda colocar alguma questão sobre o artigo deverá fazê-lo através do Centro de Contacto.
X
imagem
X
wook deve saber
Promoção válida das 00:00 do dia 02-07-2020 às 24:00 do dia 30-09-2020

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
X
alerta de artigo novamente disponível

De momento, este produto não se encontra disponível no fornecedor. Caso o mesmo volte a ficar disponível, poderemos notifica-lo, bastando para tal que nos indique o seu endereço de email.

X
O seu pedido foi registado com sucesso.
Caso este produto fique disponível, será alertado por email
X
wook deve saber
Este eBook pode ser lido em qualquer dispositivo com browser, sem necessidade de fazer o download de qualquer software ou de possuir qualquer tipo de equipamento específico de leitura.
Após a compra, o eBook é disponibilizado de imediato na sua Biblioteca Wook, onde poderá ler e organizar todos os seus eBooks e à qual poderá aceder a partir do site WOOK ou da nossa aplicação (APP).
A versão web da Biblioteca Wook está otimizada para as versões mais recentes dos browsers Google Chrome, Internet Explorer, Safari, Firefox e Edge.
Para otimizar o acesso à sua Biblioteca Wook e ter acesso à opção de leitura em modo offline (sem ligação à internet) deverá instalar a nossa APP de leitura:
X
wook deve saber
Este eBook está encriptado com DRM (Digital rights management) da Adobe e é aberto na aplicação de leitura Adobe Digital Editions (ADE) ou em outras aplicações compatíveis.
Após a compra, o eBook é de imediato disponibilizado na sua área de cliente para efetuar o download.

Para ler este eBook num computador instale a aplicação Adobe Digital Editions.
Para ler este eBook em tablet e smartphone instale a aplicação Adobe Digital Editions para IOS ou Android.
X
wook deve saber
O PDF é um formato de arquivo digital desenvolvido pela Adobe e que disponibiliza uma imagem estática das páginas do livro e, independentemente do dispositivo de leitura, não redimensiona o texto ao tamanho do ecrã do dispositivo.
X
wook deve saber
O ePUB é um formato que proporciona uma excelente experiência de leitura dado que permite o redimensionamento do texto ao ecrã do dispositivo de leitura, aumentar ou diminuir o tamanho do texto, alterar o tipo de fonte, entre outras funcionalidades
X
wook deve saber


Este valor corresponde ao preço de venda em wook.pt, o qual já inclui qualquer promoção em vigor.

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.

X
wook deve saber


Este valor corresponde ao preço fixado pelo editor ou importador

Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.

X
não encontrou wook procura?
Nós procuramos por si!

A sua identificação:

A identificação do livro que procura:

O seu pedido foi enviado com sucesso!
X
envie esta lista aos seus amigos
lista de desejos

A identificação da pessoa a quem quer enviar esta lista:

X
A sua lista de compras foi enviada com sucesso para .
X
selecione o livro adotado:
X
wook deve saber


Oferta de portes válida para entregas em Portugal Continental, em encomendas de valor igual ou superior a 15€. Para encomendas de valor inferior a 15€, o valor dos portes é devolvido em cartão Wookmais. Os serviços extra como a entrega ao sábado e Janela Horária têm um custo adicional não gratuito.

Oferta de Portes válida para entregas nos Açores e Madeira, em todas as encomendas enviadas por CTT Expresso Clássico. Ofertas de portes válidas para encomendas até 10 kg.

Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2020. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
X
wook deve saber


A devolução do valor dos portes de envio, em cartão Wookmais, será efetuada 18 dias após a faturação. Oferta válida para uma encomenda com entrega em Portugal.
X
wook deve saber


EM STOCK – ENVIO EM 24 HORAS
Sendo a sua encomenda constituída apenas por produtos Em stock – Envio em 24H*, se efetuar o pagamento até às 19:00 horas de um dia útil, será processada e enviada para o correio no próprio dia.

Note que a encomenda só entra em processamento após a receção do pagamento e que, se esse pagamento for rececionado após as 19:00 horas (hora de Portugal Continental), a encomenda só é enviada no dia útil seguinte.

* esta disponibilidade apenas é garantida para uma unidade de cada produto e sempre sujeita ao stock existente no momento em que a confirmação do pagamento nos for comunicada.

ENVIO ATÉ X DIAS
Esta disponibilidade indica que o produto não se encontra em stock e que demorará x dias úteis a chegar do fornecedor. Estes produtos, especialmente as edições mais antigas, estão sujeitos à confirmação de preço e disponibilidade de stock no fornecedor.

PRÉ-LANÇAMENTO
Os produtos com esta disponibilidade têm entrega prevista a partir da data de lançamento.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Tipo de disponibilidade associada aos eBooks, que são disponibilizados de imediato, após o pagamento da encomenda, na sua biblioteca.

Para calcular o tempo de entrega de uma encomenda deverá somar à disponibilidade mais elevada dos artigos que está a encomendar o tempo de entrega associado ao tipo de envio escolhido, salvo atrasos provocados por greves, tumultos e outros fatores fora do controle das empresas de transporte.

X
wook deve saber


Texto portes gratis mktp
X
wook deve saber


Envio por CTT Expresso e válido para entregas em Portugal Continental.
Entrega na morada indicada pelo cliente, entre as 9h e as 18h, no dia útil seguinte após expedição por parte do vendedor.
O valor dos portes é aplicado a cada artigo adquirido no Marketplace.
X
a sua lista de desejos encontra-se vazia
Adicione à sua lista de desejos todos os produtos que deseja comprar mais tarde, envie-a aos seus amigos antes do seu aniversário, Natal ou outras datas especiais - quem sabe se eles o surpreendem!
Seja informado sobre promoções destes produtos
X
Ocorreu um erro
Por favor tente novamente mais tarde.
X
atingiu o limite máximo de dispositivos autorizados
Por favor, aceda à area de cliente para gerir os dispositivos ativos.
X
wook deve saber


WOOK É O CHECKOUT EXPRESSO?
Esta modalidade de checkout permite-lhe comprar em dois cliques, seguindo diretamente para a confirmação de encomenda.

COMO FUNCIONA?
A encomenda é pré-preenchida com os dados que habitualmente utiliza - morada faturação, morada de entrega, forma de envio e tipo de pagamento. Para finalizar o processo, necessita apenas de confirmar os dados.

POSSO UTILIZAR OS MEUS VALES?
Vales e outros descontos que se encontrem no prazo de validade, serão igualmente considerados automaticamente na encomenda.

CONSIGO ALTERAR OS DADOS DA ENCOMENDA?
Sim. Antes de confirmar, tem ainda a possibilidade de alterar todos os dados e opções de compra.

EXCEÇÕES
O botão do Checkout Expresso só será visível se:
  • Selecionar previamente, na Área Cliente, as moradas habituais de envio e de faturação;
  • Associar uma conta wallet CC, quando a morada de envio selecionada é no estrangeiro.
  • Não incluir artigos escolares na encomenda.


X
recomendar
Vozes de Chernobyl de Svetlana Alexievich 
Para recomendar esta obra a um amigo basta preencher o seu nome e email, bem como o nome e email da pessoa a quem pretende fazer a sugestão. Se quiser pode ainda acrescentar um pequeno comentário, de seguida clique em enviar o pedido. A sua recomendação será imediatamente enviada em seu nome, para o email da pessoa a quem pretende fazer a recomendação.

A sua identificação:

A identificação da pessoa a quem quer recomendar este titulo:

X
A sua recomendação foi enviada com sucesso!
X
Ocorreu um erro a obter a informação! Por favor tente mais tarde.