30% de desconto

Vozes de Chernobyl

História de um desastre nuclear (5ª Edição)

de Svetlana Alexievich

Livro eBook
editor: Elsinore, fevereiro de 2016
O livro mais importante sobre o assunto da série-sensação do momento.
FEIRA DO LIVRO - VER MAIS LIVROS EM PROMOÇÃO i
Vozes de Chernobyl é a mais aclamada obra de Svetlana Alexievich, Premio Nobel de Literatura 2015, tida como o seu trabalho mais duro e impactante.
A 26 de abril de 1986, Chernobyl foi palco do pior desastre nuclear de sempre. As autoridades soviéticas esconderam a gravidade dos factos da população e da comunidade internacional, e tentaram controlar os danos enviando milhares de homens mal equipados e impreparados para o vórtice radioativo em que se transformara a região. O acidente acabou por contaminar quase três quartos da Europa.
Numa prosa pungente e desarmante, Svetlana Alexievich dá voz a centenas de pessoas que viveram a tragédia: desde cidadãos comuns, bombeiros e médicos, que sentiram na pele as violentas consequências do desastre, até as forças do regime soviético que tentaram esconder o ocorrido. Os testemunhos, resultantes de mais de 500 entrevistas realizadas pela autora, são apresentados através de monólogos tecidos entre si com notável sensibilidade, apesar da disparidade e dos fortes contrastes que separam estas vozes.
Prefácio de Paulo Moura e tradução de Galina Mitrakhovich.

«A sua técnica é uma mistura vigorosa de eloquência e de silêncio, descrevendo a incompetência, o heroísmo e o luto: a partir dos monólogos dos seus entrevistados, ela cria uma história que o leitor consegue de facto palpar. Ao lê-la, percebi pela primeira vez que Chernobyl foi o tsunami da Europa: mas fomos nós, humanos, que o criámos, e este tsunami é interminável.»
The Telegraph

«Terríveis e grotescas, as histórias de Vozes de Chernobyl acrescem página após página como a radiação alojada nos corpos dos sobreviventes.»
The New York Times

Vozes de Chernobyl

História de um desastre nuclear (5ª Edição)

de Svetlana Alexievich

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898831828
Editor: Elsinore
Data de Lançamento: fevereiro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 235 x 22 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 336
Tipo de produto: Livro
Coleção: Literatura Estrangeira
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789898831828
e e e e e

Incontornável

Os Livros da Lena

Nunca me vou cansar de falar/escrever sobre a importância da obra de Svetlana Alexievich, uma mulher que faz pela história de parte do mundo, aquilo que a maior parte dos manuais de História não conseguem fazer. Neste Vozes de Chernobyl, mais um dos livros da sua obra de cinco livros que compõem as Vozes da Utopia, a autora oferece espaço aos testemunhos daqueles que viveram uma das maiores e mais dissimuladas desgraças do mundo contemporâneo. Esta dissimulação parte de muitas circunstâncias. Desde as vivências de guerras atrozes como a segunda guerra mundial, de modo geral, ou da guerra patriótica, de modo mais particular ao povo da Bielorússia, a uma União Soviética em ruínas, prestes a, oficialmente, terminar. Guerras que traziam destruição visível, dor e perda imediatas. Guerras que tinham rostos de inimigos, material bélico a desfilar pelas ruas e fardas associadas. “Sobrevivemos à guerra, havemos de sobreviver a uma radiação.” Nesta “guerra” nuclear que não preparou ninguém (nem com Hiroshima e Nagazaki), que manteve os campos verdes e os cultivos a crescer, que manteve as paredes de pé e as fotografias de família e os livros nos mesmos sítios, tornou-se muito difícil fazer com que as pessoas pensassem naquele cenário, tão diferente das outras guerras, como sendo o mais ameaçador de todos, a tantas gerações que lhe seguiram e continuarão a seguir. “Este livro não é sobre Chernobyl, mas sobre o mundo de Chernobyl (…) daquilo a que chamaria a história omitida, os sinais, sem deixarem sinal, da nossa permanência na terra e no tempo. Escrevo e recolho o quotidiano dos sentimentos, dos pensamentos, das palavras”, diz Svetlana, em contexto de entrevista consigo mesma.

e e e e e

Relatos que são História

Por detrás das palavras

"Vozes de Chernobyl" é um livro que guarda um tesouro narrativo. Num estilo muito próprio, a autora traz-nos relatos de dor, de amor, de perda... Visões de uma realidade que aconteceu há tão pouco tempo. São palavras muito sentidas. Um livro para ler devagar e assimilar tudo o que aqueles pessoas têm para contar.

e e e e e

Factos

Sara Almeida

Este livro fala de um evento que marcou a história do mundo e como a ganância podem prejudicar o mundo, a tentativa de esconder algo evidente. A criação de algo que nem se sabia o que podia causar!

e e e e E

Uma realidade dura

Patricia Carvalho

“A cada meia hora é preciso espremer-lhe a urina com as mãos, a urina é excretada através de orifícios pontilhados na região da vagina” Este é apenas um dos muitos testemunhos de 'chernobylianos' que compõem este livro que é um verdadeiro murro no estômago. Ficar a 'conhecer' estas pessoas que sofreram com o acidente nuclear vai muito além daquilo que achamos que sabemos sobre a tragédia. Muito além mesmo.

e e e e e

Arrepiante

Ana Santos

Existem momentos na história que apesar da passagem dos anos ainda não se encontram ultrapassados, nem compreendidos e Chernobyl é um deles. Sem dúvida este livro abre-nos os olhos para a realidade da energia nuclear e os seus perigos. E tal como a radioactividade continua e continuará por muitos séculos em Chernobyl também as suas vozes continuam neste livro.

e e e e e

Fantástico

Andreia Duarte

O melhor livro não-ficção que eu alguma vez li!!! Realmente bem atribuído o prémio Nobel ¿¿ uma escrita sensacional e impactante, consegue envolver-nos do início ao fim num assunto que para muitos ainda é desconhecido..... Testemunhos reais de pessoas que sofreram e ainda sofrem com este desastre nuclear ¿¿¿ o que o governo comunista fez para que este desastre não fosse descoberto a nível Mundial e como colocou em risco máximo pessoas inocentes.... Não fala do verdadeiro motivo do reactor ter explodido mas sim das vivências que aquelas crianças, mulheres, homens, bebés ainda por nascer sofreram!!!! ¿¿¿ Recomendo a sua leitura sem dúvida esta escritora conseguiu fazer um belíssimo trabalho de campo!!!! ¿¿¿

e e e e e

A não perder

Simão

Existem várias formas de falar do desastre de Chernobyl: livros, filmes e séries. Este é um livro fora do normal porque toda a narrativa tem como base os relatos dos sobreviventes que testemunharam tudo o que aconteceu. Dos mais céticos aos mais esperançosos, este livro dá lugar a todas as pessoas que têm algo a contar sobre a suas experiências. Recomendo para todos aqueles que querem conhecer um pouco mais sobre o desastre de Chernobyl e quais as suas consequências materiais e, principalmente, humanas que ficarão marcadas para sempre.

e e e e e

Inquietante

Helena

Livro profundamente inquietante e tocante. Não pode deixar de sentir empatia e revolta em favor de todos aqueles que sofreram neste que foi o principal desastre nuclear da história mundial. Recomendo

e e e e e

Avassalador

Rita

Já todos ouvimos falar de Chernobyl, certo? Mas quantos de nós sabem o que se passou após o desastre nuclear? Desenganem-se, não sabemos nada. “Vozes de Chernobyl” é um livro de leitura obrigatória. Mostra-nos aquilo que foi a transformação de um desastre num crime comparável (se é que podemos comparar a perda de vidas inocentes) ao Holocausto. Chernobyl foi mais do que um acidente, foi sofrimento, foi a redução do valor da vida humana a zero. Inúmeras gerações sofreram e continuam a sofrer por terem sido expostas a níveis elevadíssimos de radiação. Inúmeras pessoas lutaram para divulgar informação acerca do que se estava a passar e foram castigadas. Para os responsáveis pelo governo, divulgar essa informação significava criar uma onda de pânico que só perturbaria e difamaria o poder governamental. Svetlana Alexievich encontrou a melhor forma de dar a conhecer estes factos dando voz a quem os presenciou e ainda hoje sofre com eles. Para nós, leitores, serve como um lembrete de como os nossos problemas são tão insignificantes comparados com o sofrimento destas pessoas. Nós não sabemos nada…

e e e e e

Um livro pungente, um verdadeiro murro no estômago.

Manuel N.

Para mim o livro mais pungente que li até agora da Prémio Nobel da Literatura de 2015. Um livro onde a crueza do regime comunista, do sofrimento e do amor se mistura por vezes com o humor sarcástico de quem sabe que está tudo perdido. De longe a obra da Stevlana que mais me tocou. A ler só um livro desta grande e corajosa prémio Nobel tem que ser este, sem margem para qualquer dúvida.

e e e e e

Quando a realidade ultrapassa a ficção

Rita Oliveira

Svetlana Alexievich, Nobel da Literatura em 2015, tem um estilo muito próprio: dá voz aos outros através da sua própria voz. Pelo que sei, a técnica é visível em outros seus livros, mas neste Vozes de Chernobyl o relevo que ganha é imenso. Svetlana entrevistou várias vezes mais de 500 pessoas acerca do desastre na central nuclear ucraniana em 1986. Desses depoimentos (por ela apelidados de «monólogos»), mais de 100 estão neste livro: bombeiros que lá estiveram nos primeiros dias, médicos, pais e mães, maridos e mulheres. Pessoas que sofreram na pele os efeitos de uma radiação para a qual não estavam preparadas, pessoas que viram os seus familiares morrer devagar das formas mais horríveis, pessoas que tiveram de deixar as suas casas e toda uma vida devido ao acidente. E tudo sob o olhar comprometido das autoridades soviéticas, que enviaram para o local do acidente pessoas mal preparadas e que não agiram de forma célere na evacuação. Ainda hoje, mais de 30 anos depois, Chernobyl é uma nódoa negra no nosso planeta, nódoa na qual, por efeito das radiações, ainda ninguém pode tocar nem sabe quando o poderá fazer. Vale a pena ler este livro de testemunhos, vale muito a pena. E depois investigar um pouco mais sobre algo que aconteceu longe mas que poderia acontecer mesmo aqui ao lado.

e e e e E

Vozes

Ana Rato

Já conhecia o estilo da escrita da autora de outra obra mas o tema das Vozes de Chernobyl é muito específico e tocante. Destaque também para a edição, muito cuidada e agradável.

e e e e e

Ouvir (as vozes dos outros) para interrogar.

Maria Pereira

Um livro tocante que, inevitavelmente, provoca empatia com os que sofreram e continuam a sofrer com o acidente. Mais do que isso, obriga-nos a reflectir sobre as narrativas que enformam a nossa visão do mundo e em que medida são construídas/manipuladas pelas estruturas de poder. A crueza e a violência destes relatos relevam o que há de melhor e o que há de pior no homem: por um lado, a capacidade empática, a capacidade de sofrer com o relato de dor a tristeza do nosso semelhante, e também sobre a capacidade de entrega daqueles que se ofereceram para minimizar os danos; por outro lado, como sentimentos mesquinhos e a própria volatilidade do indivíduo podem levar-nos à indiferença ou à passividade perante a tragédia alheia e até à desvalorização da própria vida em nome de valores duvidosamente superiores. Leitura obrigatória para quem, como eu, nasceu depois da tragédia; mas também para quem, mesmo sendo contemporâneo do acidente, quer reflectir sobre o presente.

e e e e e

Vozes de Chernobyl

Paulo Santos

É um livro que nos conta não só da tragédia do desastre, mas fala-nos também do pós tragédia, da doença, da morte, dos problemas relacionados com os nascimentos após o desastre e também a forma como o desastre não foi tratado com a eficácia que devia ter sido e do heroísmo dos que o combateram. A autora reuniu testemunhos de mais de 500 vítimas de Chernobyl, entre eles bombeiros, crianças, alguns habitantes locais que não desejavam deixar as suas terras e consegue assim transmitir-nos de uma forma assombrosa as suas histórias, as emoções e as memórias. Muitas vidas perderam-se e os efeitos ainda hoje afetam milhares de pessoas. Esta obra é uma homenagem às vitima se e aos sobreviventes porque aconteceu e pode voltar a acontecer...

e e e e e

O fim da inocência

Paulo Susano

O subtítulo é enganador. Este não é um livro sobre uma história de um desastre nuclear, e quem procura um relato "techno" dos acontecimentos de 1986 em Chernobyl ficará desiludido. Este é um livro doloroso, incómodo e amargo sobre o colapso de uma certa forma de ver e viver o mundo, sem sofismas, sem metáforas, profundamente sentido e humano. É um conjunto de relatos em primeira mão do desprezo institucional pela vida humana; de desinformação e ocultação. Da confiança e generosidade de um povo usado e abusado. Do fim da inocência. Obrigatório.

e e e e E

Vozes de Chernobyl

António

Livro que rompe com o estado de ânimo de quem o lê, soturno, real. Julgo que nenhuma passagem traduz felicidade ou alegria, a situação retratada na série de relatos, entrevistas escritas quase como monólogos de desabafo dos intervenientes, é de uma tristeza extrema. Por isso mesmo se recomenda a leitura, o choque faz questionar e questionar faz reagir.

e e e e e

O murmúrio dos heróis

AS

Tocante a coragem, a defesa de valores apesar de todas as adversidades posíveis e até inimagináveis. Heróis que salvaram a Europa da contaminação radioactiva sacrificando-se. A escrita da autora é fascinante no seu realismo afectivo. Um monumento face à nossa ignorância, porventura arrogância. Já o recomendei, emprestei.

e e e e e

Pungente, Perturbador, Feroz, Obrigatório saber a verdade.

AFerreira

Vivi nessa época. Soube das noticias. Depois de ler estes testemunhos na primeira pessoa, de quem lá esteve, sofreu, perdeu tudo, foi enganado atirados alguns como cobaias para a morte, sinto-me também enganada, como toda a Europa se devia sentir. Um ano após Gorbachev, conspiração? Sabotagem? Ficheiros secretos. Crime. E um povo patriotico que sem informação e profundamente ludibriado defendia o seu País e o resto do mundo de um desastre pior. Herois à força talvez, talvez a falta de informação e a irresponsabilidade de um Governo Vergonhoso uma guerra invisivel contra o seu proprio povo. Svetlana teve a coragem de os ouvir de recolher e nos transparecer a raiva que persiste, o arrependimento,a impotência, a desesperança, a revolta pelo abandono e hoje pelo aproveitamento dessa desgraça. Testemunhos inesquecíveis que a autora com mestria nos impregna a alma. Todos temos que saber. Perturbador

e e e e E

Um relato cru

LM

Muito bem escrito, dá-nos uma perspectiva e um relato cru de um dos maiores desastres do tempo moderno.

e e e e e

Excelente

PP

A história daqueles que ficaram lá, sob o manto do desconhecido e que nem o governo soube apoiar nem proteger, mas mantiveram-se fiéis às suas raízes. Histórias emocionantes.

Svetlana Alexievich

Nasceu em 1948 em Ivano-Frankivsk, na Ucrânia, tendo crescido em Minsk, capital da Bielorrússia, onde vive atualmente. Jornalista e escritora, e autora de cinco livros e de vinte guiões de documentários. Entre muitos outros importantes galardões internacionais, recebeu o Prix Medicis Essai 2013, o prémio Ryszard Kapuscinski 2011 e o Book Critics Circle Award 2006 para não-ficção, antes da sua consagração definitiva com o Prémio Nobel de Literatura 2015.
Svetlana Alexievich criou um novo género literário de não-ficção que é inteiramente seu. Escreve «romances de vozes». Desenvolveu este género livro após livro, apurando a estética da sua prosa documental, sempre escrita a partir de centenas de entrevistas. Com uma notável concisão artística, a sua perícia permite-lhe enlaçar as vozes originais dos testemunhos numa paisagem de almas.
As cinco obras em prosa de Svetlana constituem o projeto literário Vozes da Utopia, que reúne a história do espírito universal das pessoas - e não apenas do povo soviético. Deste projeto fazem parte Vozes de Chernobyl, A Guerra não Tem Rosto de Mulher (Elsinore, setembro de 2016), O Fim do Homem Soviético (Porto Editora, 2015), As Últimas Testemunhas e Rapazes de Zinco (ambos Elsinore, 2017).

(ver mais)
Arranha-Céus

Arranha-Céus

10%
Elsinore
18,45€ 10% CARTÃO
portes grátis
Uma Rapariga é Uma Coisa Inacabada

Uma Rapariga é Uma Coisa Inacabada

10%
Elsinore
18,79€ 10% CARTÃO
portes grátis
A Guerra não Tem Rosto de Mulher

A Guerra não Tem Rosto de Mulher

10%
Elsinore
22,95€ 10% CARTÃO
portes grátis
Rapazes de Zinco

Rapazes de Zinco

10%
Elsinore
22,95€ 10% CARTÃO
portes grátis
Arranha-Céus

Arranha-Céus

10%
Elsinore
18,45€ 10% CARTÃO
portes grátis
Auschwitz, Um Dia de Cada Vez

Auschwitz, Um Dia de Cada Vez

A Esfera dos Livros
15,30€