Voto e Corporate Governance

Um novo paradigma para a Sociedade Anónima

de Pedro Maia

editor: Edições Almedina, julho de 2019
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Voto e Corporate Governance - Um novo paradigma para a Sociedade Anónima, dissertação de doutoramento apresentada na Faculdade de Direito de Coimbra, é um estudo sobre dois temas que sempre estiveram no centro do regime das sociedades anónimas: o direito de voto dos acionistas e as estruturas/mecanismos pelos quais a sociedade é administrada e controlada (Corporate governance).

São analisados os fundamentos e as múltiplas implicações do (ainda recente) voto por correspondência: sobre a colegialidade e sobre a distribuição de poder na sociedade, sobre a tutela dos interesses específicos dos acionistas investidores. Nessa análise, são estudados o nuclear princípio maioritário, o teto de voto e o voto plural.

Merece particular atenção a relevância dos investidores institucionais no novo paradigma da sociedade anónima e das importantes alterações de regime legal que têm ocorrido.

O estudo dialoga permanentemente com o movimento de Corporate Governance e alguns dos seus temas centrais — problema da agência, remuneração de administradores, administradores independentes, benefícios especiais, tutela das minorias, soft law - articulando perspetivas económicas e jurídicas do respetivo regime.

Voto e Corporate Governance

Um novo paradigma para a Sociedade Anónima

de Pedro Maia

Propriedade Descrição
ISBN: 9789724080031
Editor: Edições Almedina
Data de Lançamento: julho de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 168 x 236 x 44 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 960
Tipo de produto: Livro
Coleção: Teses de Doutoramento
Classificação temática: Livros em Português > Direito > Direito Comercial
EAN: 9789724080031
Pedro Maia

Professor Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

(ver mais)