20% de desconto

O Excesso na Legítima Defesa à Luz dos Fins das Penas

de Joaquim Sabino Rogério
Editor: Edições Almedina, fevereiro de 2023 ‧
80,40€
72,36€
10% DE DESCONTO IMEDIATO + 10% CARTÃO
portes grátis
A situação de legítima defesa coloca o agredido perante o ter de se decidir num cenário de urgência, não antecipada, num contexto no qual emoção, razão e vontade se conjugam na exigência, feita ao paciente-agente, de razões existenciais de agir. e é aí que muitas vezes ocorre o excesso.

Situações destas não só provam o paciente-agente, como colocam à prova também o Direito Penal na sua concretização histórica.

A presente obra articula razão, emoções e vontade insistindo num Direito Penal da culpa ética, num contexto global, plural e multicultural, e faz uma apologia de fins predominantemente ético-retributivos, se bem que acompanhados de finalidades preventivas da pena.

O acento problemático e discursivo é o regime penal português do excesso, mas com alguns cruzamentos com outras áreas do conhecimento, como Filosofia, Sociologia, História, Semiótica, Psicologia, Teologia, etc

O Excesso na Legítima Defesa à Luz dos Fins das Penas

de Joaquim Sabino Rogério

Propriedade Descrição
ISBN: 9789894010463
Editor: Edições Almedina
Data de Lançamento: fevereiro de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 168 x 239 x 30 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 468
Tipo de produto: Livro
Coleção: Teses de Doutoramento
Classificação Temática: Livros em Português > Direito > Direito Penal
EAN: 9789894010463

SOBRE O AUTOR

Joaquim Sabino Rogério

Advogado; Juiz árbitro do CAAD; Prof. Adjunto Convidado no IPL/ISCAL; Prof. Auxiliar Convidado na Universidade Lusófona - Centro Universitário de Lisboa.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO