Vertigem
Tendências para o Século XXI
de Fernando Ilharco
Sobre
o LivroEm histórias mal contadas os objectivos claros, os cenários lineares e os planos quantificados fazem pouco sentido.
Com o fim da Guerra Fria, a História em vez de ter terminado, descongelou-se. A síntese que resultou de um confronto de cinquenta anos entre o capitalismo Ocidental e o comunismo do Leste desaguou num "pós-", em que o "pensamento único" pretendeu afirmar-se por falta de comparência de adversário. Neste sentido, de facto uma história acabou. No entanto, outra História está a começar. É uma história que não bate certo com os conceitos, os modelos e as instituições do passado recente.
Nos dias que correm uma coisa é certa: a ambiguidade substituiu a Guerra Fria.
Novos e velhos questionam-se: qual é a solução? Mas essa pergunta é ela mesma uma parte do problema. A solução, ao ser um conceito derivado dos modelos mecanicistas, pressupõe que podemos modelar o futuro - essa é a razão porque procuramos "a solução". Ora esse pressuposto está em contradição frontal com o que agora origina a necessidade da solução: um presente que simplesmente aconteceu. Que não foi modelado, nem planeado, nem previsto. Aconteceu, e não bate certo.
Significa isto que o que hoje está em causa são as formas tradicionais de entendimento de um mundo cujas instituições e modelos têm vindo a ser desautorizados pela capitulação, pelo absurdo e pelo delírio. O mundo continua aí. Surpreendentemente e simplesmente acontecendo.
O poder, a criação de riqueza, o nível de vida, em suma a supremacia, estão a transferir-se para as redes de computadores e de telecomunicações. A tradição quebrou-se e a suspeita paira. A nova tecnologia cerca o cidadão comum como um pesadelo sem saída.