10% de desconto

Vertigem

Tendências para o Século XXI

de Fernando Ilharco

editor: Edições Centro Atlântico, abril de 1998
VENDA O SEU LIVRO i
Em histórias mal contadas os objectivos claros, os cenários lineares e os planos quantificados fazem pouco sentido.
Com o fim da Guerra Fria, a História em vez de ter terminado, descongelou-se. A síntese que resultou de um confronto de cinquenta anos entre o capitalismo Ocidental e o comunismo do Leste desaguou num "pós-", em que o "pensamento único" pretendeu afirmar-se por falta de comparência de adversário. Neste sentido, de facto uma história acabou. No entanto, outra História está a começar. É uma história que não bate certo com os conceitos, os modelos e as instituições do passado recente.
Nos dias que correm uma coisa é certa: a ambiguidade substituiu a Guerra Fria.
Novos e velhos questionam-se: qual é a solução? Mas essa pergunta é ela mesma uma parte do problema. A solução, ao ser um conceito derivado dos modelos mecanicistas, pressupõe que podemos modelar o futuro - essa é a razão porque procuramos "a solução". Ora esse pressuposto está em contradição frontal com o que agora origina a necessidade da solução: um presente que simplesmente aconteceu. Que não foi modelado, nem planeado, nem previsto. Aconteceu, e não bate certo. Significa isto que o que hoje está em causa são as formas tradicionais de entendimento de um mundo cujas instituições e modelos têm vindo a ser desautorizados pela capitulação, pelo absurdo e pelo delírio. O mundo continua aí. Surpreendentemente e simplesmente acontecendo.

O poder, a criação de riqueza, o nível de vida, em suma a supremacia, estão a transferir-se para as redes de computadores e de telecomunicações. A tradição quebrou-se e a suspeita paira. A nova tecnologia cerca o cidadão comum como um pesadelo sem saída.

Vertigem

Tendências para o Século XXI

de Fernando Ilharco

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728426071
Editor: Edições Centro Atlântico
Data de Lançamento: abril de 1998
Idioma: Português
Dimensões: 200 x 230 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 448
Tipo de produto: Livro
Coleção: Desafios
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789728426071
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Fernando Ilharco

Professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), Faculdade de Ciências Humanas, em Lisboa, e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da mesma faculdade, Fernando Ilharco é Doutorado (Ph.D.) pela London School of Economics (LSE), em Londres, e MBA pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais (FCEE) da UCP. Além de lecionar na Católica, é também Prof. Convidado do Instituto Nacional de Administração (INA), onde leciona Liderança e Gestão de Pessoas. Em 1999 ensinou na LSE em Londres.

Desde o doutoramento, Fernando Ilharco publicou cerca de três dezenas de trabalhos de investigação, individualmente e em coautoria, tanto em revistas científicas como em livros de editoras académicas, como a Oxford University Press, a Wiley, a Macmillan, a Springer e a Elsevier. Em 2007 publicou, em coautoria, o best-seller Liderança: as Lições de Mourinho, com prefácio de José Mourinho. Desde então, tem apresentado o seu trabalho, com enorme sucesso, em conferências e seminários de motivação e formação em Portugal e no estrangeiro.

Mais recentemente, em finais de 2011, foi Coach da equipa de Mestrado da UCP que venceu o Leadership Tournament, competição promovida pela AIESEC em dez universidades portuguesas e que contou com cerca de mil participantes.

(ver mais)