Utopia para Realistas Livro
de Rutger Bregman
Sobre
o Livro«O progresso é a concretização de utopias», disse Oscar Wilde, e este livro é um apelo a que regressemos ao idealismo de tempos passados. A premissa parece estranhamente simples: está na hora de voltarmos a pensar em termos utópicos e de lutarmos para tornar as utopias realidade - do rendimento básico incondicional a uma semana de trabalho de 15 horas, de um mundo sem fronteiras a um mundo sem pobreza. E, contudo, está muito bem fundamentada: Rutger Bregman faz-nos uma visita guiada pela História do rendimento e do progresso, indiferente à tradicional clivagem entre direita e esquerda. Este é um daqueles livros raros, que nos faz pôr em causa tudo quanto achamos que sabemos.
O original, em holandês, gerou tal interesse que a sua publicação foi financiada por um projeto de crowd-funding e desencadeou um movimento nacional de apoio ao rendimento básico incondicional, trazendo o tema à discussão um pouco por toda a Europa.
Steven Pinker
«Brilhante, exaustivo, verdadeiramente esclarecedor e facílimo de ler. Leitura obrigatória para todos quantos se preocupam com os males sociais dos nossos tempos e que desejam contribuir para a sua cura.»
Zygmunt Bauman
«Rutger Bregman faz parte de uma geração de pensadores que estão a sugerir alternativas entusiasmantes para as ortodoxias dos últimos 40 anos. Neste livro supreendente, acessível e muitas vezes contraintuitivo, Bregman explora ideias simples mas brilhantes para construirmos um futuro melhor.»
Brian Eno
«Este livro é brilhante. Toda a gente devia lê-lo.»
Richard Wilkinson (coautor de The Spirit Level)
«Exemplos cativantes, apoiados por informação retirada de uma variedade de estudos e investigações, com um estilo narrativo tremendamente acessível.»
Andrew Anthony, The Observer
Este livro aborda os temas essenciais que devemos implementar para um futuro digno para todos. Vivemos num mundo onde a economia é pensada em primeiro lugar e só depois na sociedade. O auto de forma fantástica consegue nos mostrar com fundamentos bem pesquisados e provados que se pensarmos primeiro na sociedade e só depois na economia ficaríamos a viver uma Utopia que valha a pena realmente viver.
Um bom livro para quem quer saber mais sobre uma forma diferente de "distribuir a riqueza", organizar as horas de trabalho e criar um mundo de maior partilha. Os conceitos não são tão utópicos assim. Embora alguns possam parecer abstratos, a realidade é que são fundamentados na ciência.
Inicialmente, o leitor pode achar-se a ler algo verdadeiramente impossível, utópico. A argumentação de Bergman, contudo, é sólida e faz jus às propostas que elabora. Tudo isto sem ficar demasiado técnico, mantendo-se acessível, demonstrando uma prosa cativante.
Um grande livro que nos faz refletir de uma forma fria e prática sobre o futuro da sociedade. Uma obra clara e cheia de novas e boas ideias. Recomendo!
O autor faz-nos refletir sobre o que a humanidade já conquistou ao longo dos séculos e sobre aquilo que queremos para o nosso futuro em quanto sociedade. Grande livro com ideias novas
Sem tiques ideológicos esta obra dá-nos uma análise fria e realista de várias possibilidades que, pelo menos, merecem a nossa séria reflexão. Recomendo sem reservas.
Uma obra literária que se der que pensar, não só aos líderes, mas também à sociedade civil...então terá um enorme objetivo cumprido.
Recomendo a leitura deste livro para toda a gente.