Uma Paixão no Deserto
Livro 1
de Honoré de Balzac
Sobre
o LivroEste Uma Paixão no Deserto pode, talvez... constituir uma das mais surpreendentes paixões que se têm imaginado.
Mestre do realismo, como lhe chamam – Engels disse que conheceu melhor a sociedade francesa do seu tempo ao ler a Comédie Humaine que os economistas e políticos que sobre ela escreveram –, Balzac nesta pequena história imagina o que não poderia ter acontecido. O que aqui é real é a prodigiosa capacidade de dar vida a uma ficção de génio. O que talvez tenha pretendido é mostrar como o homem vai do medo à sedução, da fidelidade à maior das traições.
Nesta edição de pequenos textos de grandes autores inclui-se ainda um outro conto do genial Balzac: A Obra-Prima Desconhecida.
A personagem principal deste conto é a arte, no discurso truculento de uma figura de antologia, o célebre pintor Frenhofer. «Os impressionistas virão, meio século mais tarde a pegar nas palavras deste personagem de Balzac e Zola não fará mais do que desenvolver A Obra-Prima Desconhecida para nos brindar com um dos seus melhores romances: L’ Oeuvre».
Traduzidos por Jorge Reis, estes dois contos são seguidos de uma nota sobre Balzac, escrita pelo autor de Matai-vos uns aos Outros, especialmente para esta edição.
Diário de Notícias