20% de desconto
editor: Porto Editora, janeiro de 2016
RECOMENDADO PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA i
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 6º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

Foi Homero, poeta grego, quem contou no seu livro Odisseia as façanhas de Ulisses, rei de Ítaca, adorado por todos os que o conheciam.

Muitas e estranhas foram as viagens que fez à volta do mundo de então e de si próprio. A sua fama correu de boca em boca e todos o consideravam como o mais manhoso dos mortais e o mais valente marinheiro.

Grande parte da sua vida, passou Ulisses navegando de aventura em aventura, por entre Ciclopes e Sereias encantatórias ou tentando libertar-se da misteriosa Feiticeira Circe para regressar à sua fiel Penélope. Diz-se que, nesses tempos de antigamente, não houve homem que mais sofresse e mais feliz fosse do que o espantoso Ulisses.

A coleção Educação Literária reúne obras de leitura obrigatória e recomendada no Ensino Básico e Ensino Secundário e referenciadas no Plano Nacional de Leitura.

Conheça todas as obras da Educação Literária na nossa página especial.

Ulisses

de Maria Alberta Menéres

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-72657-5
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: janeiro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 130 x 198 x 7 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 80
Tipo de produto: Livro
Coleção: Educação Literária
Classificação temática: Livros em Português > Infantis e Juvenis > Literatura Juvenil
EAN: 978972072657517
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Cheio de aventuras!

Sofia Santos | 6º A - AE Infante D. Henrique - Viseu

Na minha opinião, esta obra é engraçada e cheia de aventuras. Em primeiro lugar, gostei muito do livro principalmente da parte em que Ulisses não queria ir à guerra, mas acabou por se tornar um grande guerreiro. Em segundo lugar, gostei muito da parte em que Ulisses foi reconhecido por quase toda a gente, mas principalmente pelo seu Cão. Embora não tivesse gostado do capítulo em que Polifemo comeu quase todos os marinheiros apesar de eles que só andarem à procura de comida e bebida fresca. Para finalizar, aprendi que nunca se deve desistir, porque um dia iremos conseguir alcançar os nossos objetivos. Eu recomendo este livro porque mostra que devemos enfrentar os nossos medos, e partir para a aventura.

e e e e e

Interessante

Rita Lopes | 6º A - AE Infante D. Henrique - Viseu

Na minha opinião, o livro é interessante, tem conteúdo com bastantes aventuras e desventuras, é um livro aliciante. Este livro faz com que o leitor se agarre à leitura, querendo saber mais e mais. Em primeiro lugar, gostei das aventuras do capítulo da "Ciclópia", porque o achei bastante desafiante quando, em determinado momento, eles tentaram fugir da gruta, ao segurarem-se nos pelos das ovelhas. Também gostei do capítulo final, quando Ulisses lutou pela sua amada e o cão o reconheceu. Mas, o meu capítulo favorito é a "Ilha dos Infernos", no momento em que Ulisses se reencontra com sua mãe. No final da leitura deste livro, chego à conclusão que percebi que o amor de Ulisses para com Penélope é infinito, porque passou por grandes aventuras de vida ou morte, para poder regressar a casa, junto da sua família.

e e e e e

Bom Livro

Gabriel Vicente | 6º A - AE Infante D. Henrique - Viseu

Na minha opinião, ''Ulisses'' é um bom livro. É muito divertido ver as maneiras como Ulisses lida com cada situação. Mas, por outro lado, penso que poderia haver mais personagens relevantes para a história. A história é muitíssimo interessante e bem construída, pois conecta bem cada capítulo. A parte que eu mais gostei foi a do Polifemo, pois a maneira como eles conseguem escapar é completamente inesperada. Mesmo o livro sendo bom penso que algumas coisas são um pouco forçadas e, ás vezes, Ulisses só não morre por sorte. Por todas estas razões, considero ''Ulisses'' um bom livro para divertimento.

e e e e e

Expectante

Anamar Fonseca | 6º A - AE Infante D. Henrique - Viseu

Na minha opinião, o livro Ulisses é incrivelmente bom, pois ultrapassou as minhas expetativas Em primeiro lugar, esta obra deveria ser reconhecida por todos os pré-adolescentes, adolescentes e até alguns adultos! Seguidamente, este livro está muito bem escrito, com palavras e expressões para os leitores compreenderem. Por um lado, gostei muito de lê-lo pois é engraçado, encara algumas realidades e prende-nos na história, a fazer –nos querer saber o que vem logo depois. Por outro lado, achei o final muito vago, acho que havia mais coisas por dizer, outras coisas para explorar, para explicar... Em conclusão, acho que aprendi algumas coisas com este livro, por exemplo, com esta obra, aprendi que uma decisão, pode fazer a nossa vida virar ao contrário.

e e e E E

Emocionante

Ana Sofia Carrilho | 6º A - AE Infante D. Henrique - Viseu

Na minha opinião, o livro "Ulisses" é muito interessante porque Ulisses precisava de enfrentar diversos problemas e depois de lutar muito conseguiu superá-los. Por um lado, este livro tem muitas aventuras e nunca sabemos bem o que está por vir mas, por outro lado, o fim já era de certa certo modo previsível. Creio que se fosse mais imprevisível o livro tornar-se-ia mais emocionante. O capítulo que me chamou mais a atenção foi quando Ulisses ficou preso, juntamente com os seus marinheiros, dentro da caverna de Polifemo e de forma engenhosa conseguiu escapar. Depois da leitura deste livro conclui que devemos ter coragem ao enfrentar os nossos problemas e não desistir de ter esperança. Recomendaria a leitura deste livro a crianças e jovens.

e e e e e

Obra única

Maria Coelho de Sá | 6º G - 2022 - AE Infante D. Henrique, Viseu

O que eu penso sobre a obra Ulisses. Considero que é uma obra única e humilde, pois cada pedaço da história simboliza algo e esse símbolo é uma grande aventura, umas mais tristes e medonhas, outras mais felizes e especiais. A obra tem muitos pontos positivos, mas o melhor era quando virava a página, porque a cada aventura e capítulo diferente, aprendia mais uma lição de vida e uma parte da personagem Ulisses. Por outro lado, e como único ponto negativo, penso que no último capítulo, a autora devia ter desenvolvido mais o enredo mas, no geral, é uma obra excelente. Ao ler adorei cada momento e aprendi que com muitas aventuras e esforço podemos ter um final feliz e provar o nosso amor pelas pessoas que mais gostamos.

e e e e e

Interessante

Marta Mateus | 6º G 2022 - AE Infante D. Henrique, Viseu

Na minha opinião, a obra “Ulisses” de Maria Alberta Menéres revela um mundo de peripécias e aventuras do rei de Ítaca, Ulisses quando foi incumbido de resgatar uma das mulheres mais belas do mundo, que foi raptada pelo rei de Troia. Na história, tínhamos Ulisses, um guerreiro forte e fiel à sua pátria, um herói que superou todos os obstáculos que o impediam de ser bem-sucedido na sua missão e regressar à sua pátria. Assim constatamos, que este herói honrava o seu povo e as suas responsabilidades. Por um lado, uma parte do livro que me fascinou foi o número e o nome das ilhas onde Ulisses viveu aventuras para contar, e também dar-nos a conhecer os vários deuses gregos. A forma como Ulisses resistiu ao encanto das sereias foi fascinante. Por outro lado, não gostei muito do desfecho da história, pois o cão morreu, embora tenha sido o primeiro a reconhecer Ulisses quando regressou, ao fim de tantos anos à sua pátria, mas pelo menos faleceu feliz. Para finalizar, reforço ainda que a obra é muito interessante e divertida, porque descreve as aventuras que Ulisses enfrentou, que eram muito criativas e com muita ação. Por isso, recomendo a leitura deste livro a todas as pessoas de todas as idades, porque é um livro de leitura simples, mas, ao mesmo tempo, interessante.

e e e e e

Aventura

Lara Andrade | 6º G 2022 - AE Infante D. Henrique , Viseu

De acordo com a leitura da obra ULISSES, de Maria Alberta Menéres, considero que esta obra está muito bem redigida. Tem uma linguagem clara e própria, as ilustrações são expressivas e vivas, ajudando na interpretação das ações. É importante referir que o propósito de a autora ter incluído os deuses e as figuras mitológicas na obra, tornam a obra muito mais cativante e até, na minha opinião, nos dá um maior conhecimento sobre os deuses e figuras da mitologia grega. Para finalizar, acho que não tenho nenhuma crítica para apresentar. Penso que este livro relata uma aventura que vale a pena ler e reler…

e e e e e

Recomendo

Rodrigo Loureiro - 6º F - AE Infante D. Henrique, Viseu - 2020

Eu gostei bastante do livro porque com ele ficamos a saber muito mais sobre outros deuses que não conhecíamos e histórias mágicas e engraçadas. Recomendo que toda a gente leia este livro, pois assim aprenderão tanto como eu sobre este livro

e e e e e

Gostei!

Samuel Seixas - 6º F - AE Infante D. Henrique, Viseu - 2019-2020

“Ulisses” foi um livro de que gostei muito porque fala de muitas partes da mitologia grega e também tem várias histórias sobre sobrevivência muito interessantes para ler. O tipo de letra é diferente consoante o que está a acontecer o que torna a leitura divertida. Foi bom a escritora se ter lembrado de incluir algumas lições de vida e ter posto algumas partes explicativas. O facto dos mitos gregos estarem fundidos com o mundo real foi também foi divertido. Não gostei que os marinheiros fossem apenas figurantes.

e e e e e

Interessante

Carolina Melo - 6º F - AE Infante D. Henrique, Viseu - 2019-2020

Eu gostei muito de ler o livro Ulisses porque ficamos a saber mais sobre Ulisses e o Cavalo de Troia. Gostei mais da parte em que Ulisses se veste de mendigo e depois luta para salvar a sua amada. Acho que é um livro cómico e também uma bela história de amor.

e e e e e

Gostei!

Maria Ferraz - 6º F - AE Infante D. Henrique, Viseu - 2019 - 2020

Eu gostei muito desta obra pois é adequado para as crianças da nossa idade. É um livro que me despertou muito interesse. Cada página que virava era uma nova aventura ou desventura de Ulisses e dos seus companheiros. Eu recomendo esta obra a todas as pessoas ,de todas as idades,mas principalmente a pessoas que gostam de livros de aventuras.

e e e e e

Emocionante

Tomás Baptista - 6º F AE Infante D. Henrique, Viseu . 2019 - 2020

Na minha opinião o livro Ulisses foi um dos livros que eu mais gostei de ler, porque tinha tudo: aventura, romance e alguns deuses romanos. Aconselho este livro vivamente a um amigo; não só por ser mais pequeno, mas sobretudo porque contém uma história muito divertida e emocionante.

e e e e e

Vão gostar!

Rodrigo Lopes - 6º F - AE Infante D. Henrique, Viseu - 2019 - 20202

Gostei muito desta obra de Maria Alberta Menéres, pois ao ler esta história aprende-se muita coisa nova e interessante. Aconselho este livro a pessoas de todas as idades. Leiam e acreditem que vão gostar!!!

e e e e e

Recomendo

Rodrigo Aires Matos - 6º F - AE Infante D. Henrique, Viseu - 2019 - 2020

A obra Ulisses é muito divertida pois revela partes históricas e outras cómicas. Adorei esta obra de Maria Alberta Menéres. Recomendo este livro a qualquer um adulto ou criança.

e e e e e

Recomendo

Micaela Nunes - 6º F - AE Infante D. Henrique, Viseu - 2019-2020

Gostei muito de ler esta obra Ulisses de Maria Alberta Menéres pois fez-me refletir sobre as qualidades que devemos ter para conseguirmos o que queremos: persistência, coragem, esforço, dedicação e muito trabalho. Além disto tudo, o mais importante é ter o amor de uma família. Eu gostei muito da parte em que o cão reconheceu o Ulisses, mesmo estando disfarçado de mendigo. Eu recomendaria a leitura a todos! Pois todos têm muito a aprender com a leitura desta obra.

e e e e e

Imprevisível

João Duarte Figueiredo - AE Infante D. Henrique, VIseu - 6º F - 2019-2020

A obra Ulisses proporciona uma leitura agradável e entusiasmante, pois transporta-nos para lugares míticos e recheados de aventuras arrebatadoras, onde Ulisses assume um papel de destaque e que se encarrega de nos prender à história de uma forma emocionante. Recomendo a leitura desta obra marcante de Maria Alberta Menéres a todos que gostam de um bom livro de aventuras e de final imprevisível!

e e e e e

Fantástica!

Tiago Afonso - 6º F - AE Infante D. Henrique, Viseu - 2019 -2020

Esta emblemática obra de Maria Alberta Menéres está fantástica!!! Adoro este tipo de histórias, pois delas retiramos sempre alguma coisa, não só pela vertente cultural, mas também pela parte lúdica, além de combater, com a sua leitura, a ociosidade. Relata-nos acontecimentos da mitologia grega em torno das peripécias do destemido e manhoso guerreiro Ulisses. À medida que lia a obra, sentia que mergulhava nela e que estava a viver as aventuras relatadas no enredo da história. A história está muito bem redigida e a escrita é bastante criativa, com um vocabulário muito acessível à nossa idade. Além disso, as sublimes ilustrações são um grande complemento à perceção da história, que tornam o livro ainda mais belo. Por estas, e muitas mais razões, percebo por que motivo esta obra foi galardoada com tantos prémios.

e e e e e

Divertida

Sara Pimenta - 6º F - AE Infante D. Henrique , Viseu - 2019 -2020

Gostei muito desta obra pois está muito bem-adaptado para jovens da nossa idade, com linguagem simples. Quando comecei a ler a história despertou-me bastante interesse pois é muito divertida!!!

e e e e e

Experimentem!

Rafael Martins - 6º F - AE Infante D. Henrique, Viseu - 2019 -.2020

Não gostei pelo facto de algumas das peripécias de Ulisses serem misturadas com outras histórias da mitologia grega, por exemplo, Odisseu e os Ciclopes. Mas, por outro lado, adorei, pois, para o tipo de público a que foi destinado está muito bem designado e aposto que a maior parte dos meus colegas não faziam ideia de quem era Cérbero. O livro está fantástico e aconselho a todos os tipos de leitores! Mesmo que não gostem muito de ler, experimentem!

e e e e e

Recomendo

Mara Gonçalves - 6º F - AE Infante D. Henrique, Viseu - 2019-2020

Adorei esta obra de Maria Alberta Menéres. Ao mesmo tempo que lemos a história de Ulisses, um grego corajoso, vigoroso, muito aventureiro e manhoso, temos a sensação de que estamos a viver as aventuras e desventuras emocionantes que este personagem viveu. É um livro de aventuras espetacular, cheio de atos heróicos, de cenas românticas e cómicas, que também ensina um pouco acerca da história grega. É um livro que eu recomendo, a pessoas de todas as idades, e que acaba por nos ajudar no nosso dia-a-dia.

e e e e e

Gostei!

Madalena Rodrigues - 6º F - AE Infante D. Henrique, Viseu 2019-2020

A obra Ulisses foi um livro que me despertou interesse porque ao ler, todos os dias, um pouco da obra, senti-me como se estivesse realmente a viver as aventuras e desventuras que Ulisses e os seus companheiros iam vivendo. Assim, posso dizer que recomendaria este livro a todas as pessoas que, como eu, gostam de grandes aventuras.

e e e e e

Muito bom

Lia Lopes - 6º F - AE Infante D. Henrique, Viseu - 2019-2020

Gostei de ler esta obra, pois é um livro com grandes aprendizagens. O livro é interessante e adequado aos jovens. Esta obra está bem estruturada de forma a que nós consigamos perceber o que a autora quis dizer. Aconselho a leitura deste livro a todos, pois é um livro cativante e, ao mesmo tempo, engraçado.

e e e e e

Obra "Ulisses" de Maria Alberta Menéres

Letícia Rodrigues

A meu ver é uma história fascinante, marcada por acontecimentos indescritíveis. Valorizo muito o facto de ao ler esta obra, ser permitido ao leitor entrar dentro da mesma, como se estivesse a viver todas aqueles episódios desta grande aventura de Ulisses, homem valente, corajoso, vigoroso e sempre a navegar pelos mares em busca do desconhecido. Se ainda não leu este espantoso livro, então leia-o e viaje pela história, mergulhe nestas aventuras, mas não se esqueça de tapar os ouvidos ao passar pelo mar das sereias. Resista à saudade, e, depois, às lágrimas de regresso à sua pátria e ao encontro de todos aqueles a que deseja estar perto. Recomendo a leitura desta obra! E, resumindo, ADOREI!

e e e e e

Divertido

Bernardo Oliveira | 6º E - AE Infante D. Henrique - Viseu

Na minha opinião o livro Ulisses foi uma obra muito interessante e divertida porque as aventuras que a personagem principal enfrentava eram todas muito dinâmicas e com muita ação, destacando assim o capítulo da Ciclópia.

e e e e e

Suspense

Pablo Simões | 6º E - AE Infante D. Henrique - Viseu

Eu gostei imenso do livro"Ulisses" pois conta a história de um guerreiro.Esta história tem partes de romance, aventura e suspense. Aconselho-o às pessoas que gostam deste tipo de livro.

e e e e e

Recomendo

Afonso Vaz | 6º E - AE Infante D. Henrique - Viseu

Recomendo vivamente. Eu gostei imenso deste livro, porque relata uma história divertida e engraçada,também acaba por ser um livro encorajador e recomendável para todas as idades.

e e e e e

Emocionante

Inês Tomás Fernandes | 6º E - AE Infante D. Henrique - Viseu

Na minha opinião, esta obra foi das melhores que li, pois ensina-nos que nunca devemos desistir de acreditar em algo, tal como a Penélope fez. Esta obra também nos ajuda a saber como devemos lidar com os problemas pessoais do nosso dia a dia. Aconselho que toda a gente o leia, pois é um livro bastante emocionante e interessante. É um livro bastante apropriado para o público que aprecia mais obras cheias de criatividade e imaginação.

e e e e e

Divertido

Luís Rodrigo | 6º E - AE Infante D. Henrique - Viseu

Eu gostei do livro pois é muito interessante e divertido. O meu episódio favorito foi a Ilha de Circe. É um livro com muitas aventuras. É um livro para todas as idades.

e e e e e

Suspense...

Hugo Cabral | 6º E - AE Infante D. Henrique - Viseu

Eu recomendo o livro Ulisses pois é uma ótima versão da história de Homero, escrita por Maria Alberta Meneres. Ao lerem este livro podem contar com diversas cenas, cómicas,de suspense, ação, romance muito interessantes e muito bem escritas. Leiam e não se vão arrepender, vale a pena.

e e e e e

Encorajador

Alexandre Dias | AE Infante D. Henrique - Viseu | 6º E

Ulisses, livro encorajador e inspirado, porque Ulisses mostra que não se deve desistir das aventuras.

e e e e e

Gostei!

Gonçalo Almeida | AE Infante D. Henrique - Viseu | 6º E

Eu gostei muito do livro Ulisses, porque fala-nos de um rei que teve de passar por muitas aventuras para chegar a casa. Durante essas aventuras, teve de passar por muitos desafios em várias ilhas. Uma das aventuras que eu mais gostei, foi numa das ilhas da ciclopia, pois Ulisses enganou um ciclope dizendo que se chamava Ninguém. Por isso recomendo todas as pessoas a ler este livro.

e e e e e

Inspirador

Tiago São Bento | AE Infante D. Henrique - Viseu | 6º E

Eu achei este livro bastante interessante e adequado a todas as idades, pois é engraçado e explica algumas coisas. Este livro fala de um povo com tradições e costumes diferentes dos nosso. Recomendo bastante este livro!!

e e e e e

História bela

Sara Rita Maia | AE Infante D. Henrique - Viseu (13 de janeiro de 2018)

"Ulisses" é uma história muito bela, engraçada e divertida. Relata as aventuras de um homem corajoso, bondoso e manhoso que encara o desconhecido e o medo da morte. Um livro adaptado para todas as idades e que nos ajuda no nosso dia-a-dia. Eu li e gostei! Aconselho-vos e desafio-vos a não perder mais tempo, leiam "Ulisses", uma obra escrita por Maria Alberta Menéres.

e e e e e

Livro interessante

Érica Brito | AE Infante D. Henrique - Viseu ( 13 de janeiro de 2018)

Achei o livro interessante embora tenha algumas partes que não entendi. O episódio que mais gostei foi na terra da Ciclopia quando Ulisses disse que se chamava “Ninguém”. Gostei muito!!! Recomendo este livro para todas as idades. Espero que gostem do livro!!!!!

e e e e e

Muito bom

Tomás Saraiva | AE Infante D. Henrique - Viseu ( 13 de janeiro de 2018)

Eu achei a obra "Ulisses" maravilhosa e com uma filosofia muito interessante. Adorei este livro pelo facto de ser uma adaptação do livro "Odisseia", para pessoas mais novas como eu. É um livro baseado no "imaginário" e com muitas aventuras, achei incrível o facto de tudo isto vir depois do acontecimento do Cavalo de Troia (guerra entre os Troianos e os Gregos). Mas para descobrirem mais, leiam o livro!!!

e e e e e

Leitura cativante

Bárbara Costa | AE Infante D. Henrique - Viseu ( 13 de janeiro de 2018)

Na minha opinião o livro Ulisses foi tão divertido que me prendeu até à última página. Adorei a parte em que ele lutou contra os pretendentes de Penélope, foi muito corajoso e romântico. O livro também tem muita informação importante, como a lenda do Cavalo de Troia, que eu não conhecia. Eu recomendo a leitura deste livro aos meus amigos, pois tem muitas aventuras divertidas, momentos de suspense e, ao mesmo tempo, aprendemos muitas coisas novas.

e e e e e

Recomendo!

A.V

É, sem dúvida, um livro divertido e de fácil leitura. Recomendo.

e e e e e

Ulisses - Maria Alberta Menéses

AnaCardoso

Um bom livro clássico de fácil leitura. A minha filha leu-o rapidamente e adorou.

e e e e e

Fácil leitura

Eva Santos

O livro é fácil de ler pois tem uma linguagem acessível e a história torna-se engraçada. Este foi o livro escolhido pelo professor do meu filho para trabalharem na escola e o meu filho leu-o com satisfação.

e e e e e

Homero para crianças

Joana Ricca

Clássico da literatura adaptado às crianças. De de leitura obrigatória para pais e filhos.

Maria Alberta Menéres

Maria Alberta Menéres nasceu em Vila Nova de Gaia, em 25 de agosto de 1930. Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi professora do Ensino Técnico, Preparatório e Secundário, nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. Organizou a Antologia da Poesia Moderna Portuguesa (1940/1967), em 1976, e, dois anos mais tarde, a Novíssima Antologia da Moderna Poesia Portuguesa, em parceria com o poeta E. M. de Melo e Castro.
De 1974 a 1986, foi Diretora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP, tendo sido autora e produtora de inúmeros programas. Foi Assessora do Provedor de Justiça, de 1993 a 1998, sendo da sua responsabilidade as primeiras linhas de apoio a crianças e idosos em Portugal. Criadora do conceito e responsável pelo nome do "Pirilampo Mágico", foi autora, durante seis anos, das letras das canções dessa campanha solidária que dura até hoje.
Maria Alberta Menéres é autora de mais de 100 livros infantis e juvenis, muitos publicados pelo Grupo Porto Editora, com merecido destaque para Ulisses, que conta já com 45 edições e mais de um milhão de exemplares vendidos. Fez traduções, adaptações, dezenas de peças de teatro, para além de uma sólida obra de poesia adulta. Em 1986 recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças, «pelo conjunto da sua obra literária e a manutenção de um alto nível de qualidade». Em 2010, foi agraciada com a Condecoração da Ordem de Mérito Civil no grau de Comendador.
Faleceu em Lisboa, a 15 de abril de 2019, com 88 anos de idade.

(ver mais)
A Viúva e o Papagaio

A Viúva e o Papagaio

20%
Porto Editora
6,20€ 7,75€
O Príncipe Nabo

O Príncipe Nabo

10%
Porto Editora
13,30€ 10% CARTÃO
O Livro do Natal

O Livro do Natal

10%
Porto Editora
13,30€ 10% CARTÃO
Os Piratas - Teatro

Os Piratas - Teatro

20%
Porto Editora
10,64€ 13,30€
Pedro Alecrim

Pedro Alecrim

20%
Edições Asa
8,80€ 11,00€