10% de desconto

Tradição e Inovação Alimentar

Dos Recursos Silvestres aos Itinerários Turísticos

de Maria Manuel Valagão

editor: Edições Colibri, outubro de 2006

As correntes contemporâneas da investigação das tradições alimentares e das tradições agrícolas têm posto em evidência não só a importância do seu contributo para uma saúde equilibrada, mas também o seu papel enquanto motor de inovação e de sustentabilidade ambiental e social. Neste sentido, a aceitação dos modelos alimentares tradicionais "promotores de saúde" surge precisamente a par com a consagração da alimentação tradicional mediterrânica, como modelo alimentar ou dieta de referência, modelo este que, de forma quase mítica, mobiliza todo um conjunto de estudos, no sentido de apreender a sua génese. Trata-se dos fundamentos científicos inerentes aos princípios empíricos das cozinhas tradicionais, preparados com produtos alimentares seguros e inseridos em contextos cujos estilos de vida são considerados saudáveis.

Tradição e Inovação Alimentar

Dos Recursos Silvestres aos Itinerários Turísticos

de Maria Manuel Valagão

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727726554
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: outubro de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 233 x 17 mm
Páginas: 269
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Gastronomia e Vinhos > Roteiros Gastronómicos
EAN: 9789727726554
e e e e e

Uma perspetiva de retroinovação

Marta Laranjo

Já conhecia e por isso adquiri...muito bom numa perspetiva de retroinovação, ou seja, de inovar sempre não descurando os saberes tradicionais, dos antigos.

e e e e e

Recomendo

ARP

Abordagem dos usos e costumes muito construtiva e orientada para o futuro. Gostei muito da recolha de plantas aromáticas e das receitas.

Maria Manuel Valagão

Licenciada em Farmácia pela Faculdade de Farmácia de Lisboa e doutorada em Ciências do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa (UNL). Foi investigadora em sociologia da alimentação e ambiente (Instituto Nacional de Investigação Agrária), consultora da Divisão de Políticas de Alimentação e Nutrição da FAO/ ONU, perita no Comité Scientifique des Appellations d’Origine, Indications Geographiques et Attestations de Specifité Alimentaire da CE, Bruxelas, e professora convidada no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Actualmente é investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – Patrimónios, Artes e Culturas da UNL. Autora e coautora de diversas publicações, fez com a Tinta-da-china os livros Algarve Mediterrânico: Tradição, Produtos e Cozinhas (2015), em coautoria com Vasco Célio e Bertílio Gomes (Prix de la Litterature Gastronomique e laureado em duas categorias nos Gourmand Awards), e Vidas e Vozes do Mar e do Peixe (2018), em coautoria com Nídia Braz e Vasco Célio (primeiro lugar na sua categoria dos Gourmand Awards).

(ver mais)
The 50 Best Tascas in Lisbon

The 50 Best Tascas in Lisbon

10%
Zest - Books for Life
14,00€ 10% CARTÃO