10% de desconto

Tiago Veiga

Uma Biografia

de Mário Cláudio
Editor: Dom Quixote, junho de 2011 ‧
29,90€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
Tiago Veiga cresceu numa aldeia do Alto Minho em 1900, e nesse mesmo lugar viria a morrer em 1988. Bisneto pelo lado paterno de Camilo Castelo Branco, e só de muito poucos conhecido ainda, Veiga protagonizaria uma singularíssima aventura poética na história da literatura portuguesa. Apesar de se ter manifestado quase sempre refractário à publicação dos seus escritos, e mais ou menos arredio dos movimentos da chamada «vida literária», não falta quem comece a saudar em Tiago Veiga a incontestável originalidade de uma voz, e o poderio impressionante que lhe assiste.
A sua biografia, redigida aqui por Mário Cláudio que o conheceu pessoalmente, não deixará de configurar de resto matéria de suplementar interesse pela relevância das figuras com que Veiga se cruzou, e entre as quais se destacam poetas como Jean Cocteau e Fernando Pessoa, Edith Sitwell e Marianne Moore, Ruy Cinatti e Luís Miguel Nava, políticos como Bernardino Machado e Manuel Teixeira Gomes, pensadores como Benedetto Croce, e até simples ornamentos do mundanismo internacional como a milionária Barbara Hutton. A isto acrescerá a crónica de um longo percurso de viajante civilizado, e testemunha de vários acontecimentos significativos do seu tempo, o que, tudo junto imprimiria à sua existência, neste livro minudentemente relatada por Mário Cláudio, uma vigorosa espessura romanesca.
A obra de Tiago Veiga, da qual se publicariam postumamente três títulos apenas, e nem sequer os de maior importância, ficará a partir de agora mais aberta à curiosidade do grande público.
Bisneto de Camilo Castelo Branco, e autor de uma obra poética fragmentária, mas originalíssima, Tiago Veiga (1900-1988) constitui caso singular na literatura portuguesa. Europeu por vocação, e interlocutor de Fernando Pessoa, Edith Sitwell, Jean Cocteau, W. B. Yeats, Benedetto Croce, José Régio, Marianne Moore, ou Luís Miguel Nava, o homem aqui biografado ficará certamente como invulgar testemunha do século em que viveu.

«[…] Encontramos o esteta Mário Cláudio num elevado patamar, investindo na intervenção sóbria e certeira. […] Esta “biografia”, intimamente fradiquiana, é uma autobiografia alternativa. Como um dia Eça fez, Mário Cláudio recriou-se num ser fascinante e impossível, esquivo cosmopolita e príncipe da solidão»
Fernando Venâncio, revista LER 105 «E assim criou Mário Cláudio o “mito” Tiago Veiga, recriando uma nova teoria da heteronímia, que deverá ser obrigatoriamente tida em conta na história da literatura portuguesa do século XXI. […]
Como nós vivemos no nosso bairro, assim Tiago Veiga – perfeito cosmopolita português – vive em Itália, Paris, Londres, Galiza, Porto, Lisboa, Marrocos, Guiné-Bissau, mais tarde Nova Iorque, tornando-se secretário pessoal de Bernardino Machado, amigo de Teixeira Gomes, companheiro de Pessoa, António Ferro, Mário Figueiredo, José Régio, António Salgado Júnior, que secretaria com o nome de “Guilherme Cunha”, conhece d’Annunzio e inúmeros pensadores e artistas europeus (não temos espaço para referir todos).»
Miguel Real, JL

«Tiago Veiga – Uma Biografia é um livro fascinante. Pelo muito que nos ensina sobre uma vida, mas também pelo exercício mental em que nos enreda e nos desassossega em torno do que são as verdades que originam a ficção e as ficções que geram verdades. Desafia as fronteiras entre biografia, romance, auto-ficção, ensaio histórico e jornalístico, numa montagem de estilos que, justapostos ou mesmo fundidos, se lêem de um sorvo.
É tocante e escalda a forma como nos devolve um retrato de nós próprios enquanto portugueses. Tiago Veiga não é Mário Cláudio. Somos nós.» José Riço Direitinho, Público

Tiago Veiga

Uma Biografia

de Mário Cláudio

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722045186
Editor: Dom Quixote
Data de Lançamento: junho de 2011
Idioma: Português
Dimensões: 155 x 235 x 52 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 800
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789722045186

Vida para além da literatura

Mauro

Sabemos que um escritor tem absoluto domínio da língua e da cultura portuguesa quando escreve um livro destes. Mário Cláudio conseguiu, com a biografia de Tiago Veiga, suplantar a mera escrita biográfica e a criação literária com a história de alguém que para além de poeta desconhecido, assistiu a todo o século XX literário e cultural.

A estética do Outro

José Vieira

Neste monumental livro, Mário Cláudio revela-nos a vida de um grande poeta , desconhecido, da cena literária portuguesa e capaz de nos maravilhar com a sua multifacetada e deslumbrante vida. Bisneto de Camilo Castelo Branco e conhecedor de grandes figuras de proa do universo intelectual europeu, Tiago Veiga ombreia Carlos Fradique Mendes. Mais uma vez, Mário Cláudio revela-se um grande prosador e um grande ficcionista.

SOBRE O AUTOR

Mário Cláudio

Mário Cláudio nasceu no Porto. Ficcionista, poeta, dramaturgo e ensaísta, é formado em Direito pela Universidade de Coimbra, diplomado com o Curso de Bibliotecário-Arquivista, da Faculdade de Letras da mesma Universidade, e Master of Arts em Biblioteconomia e Ciências Documentais, pela Universidade de Londres.
É autor de uma vasta e multifacetada obra que abarca a ficção, a crónica, a poesia, a dramaturgia, o ensaio, a literatura infantojuvenil, e se encontra traduzida em várias línguas. Foi galardoado com, entre outros, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores-DGLAB (atribuído por três vezes), o Prémio PEN Clube, o Prémio Eça de Queiroz, o Prémio Vergílio Ferreira, o Prémio Literário Fernando Namora e o Prémio Pessoa, sendo igualmente titular de várias condecorações nacionais e estrangeiras. Em 2019 foi-lhe atribuído o título de Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Sociedade Portuguesa de Autores apresentou-o recentemente como candidato ao Prémio Nobel de Literatura.
A sua obra ficcional, não raro composta por trilogias, inclui títulos como Amadeo, Guilhermina, Rosa, Gémeos, Camilo Broca, Tiago Veiga: Uma Biografia, Retrato de Rapaz, Astronomia, Tríptico da Salvação, Teoria das Nuvens e Diário Incontínuo.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU