Terapia dos Sistemas Familiares Internos
de Richard C. Schwartz
Sobre
o LivroDe que maneira o racismo, a discriminação sexual e outros segredos da sociedade chegam ao consultório do terapeuta de família? O que faz com que alguns clientes sintam-se fragilizados ou fiquem calados no ambiente terapêutico? De que maneira as definições aceitas de " lar", "saúde" e "cura" deixam muitos indivíduos e muitas famílias fora do que é identificado por esses termos? Estudando o modo pelo qual a vida dos clientes e a própria terapia de família são pressionados por forças baseadas na desigualdade racial, cultural, sexual e social, esta publicação inovadora expande os limites do campo e caminha em direcção a uma prática clínica realmente inclusiva.
A autora Monica McGoldrick - cuja publicação anterior, "Ethnicity and Family Therapy", proporciona retratos profundos sobre os sistemas familiares de mais de 40 grupos étnicos - aborda aqui questões culturais vitais que perpassam por todas as etnias. Com numerosos capítulos lúcidos e voltados para a clínica, escritos por colaboradores de renome, "Novas Abordagens da Terapia Familiar" oferece perspectivas obrigatórias sobre as questões mais polémicas da sociedade e aumenta o conhecimento cultural de terapeutas iniciantes e experientes.
Somente um alerta de que o autor desse livro nao eh Monica McGoldrick e essa sinopse nao se encaixa no trabalho de Dick Schwartz. Esse autor como terapeuta familiar se inspirou na teoria de sistemas familiares pra criar um nova teoria em que cada individuo contem uma multiplicidade de partes. O trabalho terapeutico se trata de /reconhecer/vir a conhecer/melhorar os relacionamentos internos pra que se crie espaco pra um "eu/self" que lidere o sistema com a sua inerente capacidade de compreensao, creatividade, curiosidade, etc.