10% de desconto

Santo Agostinho em 90 minutos

de Paul Strathern
Editor: INQUERITO, abril de 1999 ‧
7,50€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
Venda o seu livro
Santo Agostinho era um maníaco sexual. Ou assim gostaria de nos fazer crer. As suas famosas Confissões contêm páginas seguidas nas quais se mortifica por ser «o mais vil escravo das paixões ímpias» e por se entregar à «imundíce da libidinosidade, o rio negro da luxúria do inferno».

As lutas introspectivas de S. Agostinho contra a tentação do sexo e contra a mãe dominadora (Santa Mónica, patrona das mulheres casadas), seguidas por uma crise espiritual e pela conversão ao Cristianismo - que deixou detalhadamente descritas em páginas autobiográficas - levaram-no, em última instância, à sua maior contribuição para a Filosofia: a fusão das doutrinas cristã e neoplatónica. Isto não só forneceu ao Cristianismo um forte suporte intelectual, mas ligou-o á tradição filosófica grega.

Deste modo, o Cristianismo pode manter acesa a chama da Filosofia, ainda que de forma ténue, durante a Idade das Trevas.

Na obra do teólogo santificado imediatamente após a sua morte, perseguidor incansável de todas as heresias contra a ortodoxia da Igreja, é assim possível encontrar ideias próprias importantes, incluindo teorias do tempo e do conhecimento subjectivo que anteciparam em muitos séculos o trabalho de Descartes e Kant.

Santo Agostinho em 90 minutos

de Paul Strathern

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726703440
Editor: INQUERITO
Data de Lançamento: abril de 1999
Idioma: Português
Dimensões: 119 x 199 x 3 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 64
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 5603121280143
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Paul Strathern

Paul Strathern, nascido em 1940 em Londres, foi professor de Filosofia e Matemática e é autor de numerosos livros sobre ciência, história, filosofia e literatura, entre os quais duas coleções, Philosophers in 90 Minutes e The Big Idea: Scientists Who Changed the World, bem como do bestseller The Medici: Godfathers of the Renaissance. Recebeu o prémio Somerset Maugham pelo seu romance A Season in Abyssinia.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU