10% de desconto

São Tomás Aquino em 90 Minutos

de Paul Strathem

editor: INQUERITO, julho de 1998
VENDA O SEU LIVRO i
Tomás de Aquino (1225-1274) passou a santo 50 anos depois da sua morte, por obra do Papa João XXII. Em vida, foi simultaneamente teólogo e filósofo, num tempo em que tais actividades não só não eram compatíveis como se confundiam.

Oriundo de uma família bem posicionada, deixou-se seduzir pelo exemplo de S. Francisco e tudo quis abandonar para se dedicar ao serviço de Deus. Menos radical que o santo de Assis, porém, aderiu à ordem dominicana. A mãe ainda o aprisionou no castelo da família para o impedir de se transviar, mas acabou por fugir e veio a tornar-se no maior intelecto da filosofia medieval, a par de S. Agostinho.

Grande admirador de Aristóteles, a ele se deve ter finalmente conseguido conciliar a metafísica do filósofo grego com a revelação cristã, uma síntese secularmente procurada sem êxito. A sua teologia definia-se assim como uma ciência da razão baseada em princípios religiosos revelados. Especialista em argumentos em favor de Deus, tornou-se num dos mais pretendidos académicos, dividindo-se entre as universidades de Paris e de Nápoles e tornando-se conselheiro de sucessivos papas.

Uma experiência mística no final da sua vida levou-o a considerar toda a sua obra racional como meras palhas ao vento e morreu a caminho de um derradeiro concílio eclesiástico.

São Tomás Aquino em 90 Minutos

de Paul Strathem

Propriedade Descrição
Editor: INQUERITO
Data de Lançamento: julho de 1998
Idioma: Português
Dimensões: 120 x 203 x 5 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 80
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Filosofia
EAN: 5603121280129
Locke em 90 Minutos

Locke em 90 Minutos

10%
INQUERITO
7,50€ 10% CARTÃO
Teísmos

Teísmos

10%
Axioma
15,00€ 10% CARTÃO
portes grátis