Rodeado de Idiotas Livro
de Thomas Erikson
Sobre
o LivroJá lhe aconteceu entrar para uma reunião, passar lá horas a fio, e sair ainda mais confuso do que entrou? Mas o que foi aquilo? Só se lembra de ver o chefe a inchar e começar a berrar. Recorda-se vagamente de se manifestar, mas em vão. Ninguém o ouviu, ninguém se entendeu.
E, de volta à secretária, pergunta-se: estarei rodeado de idiotas? Sim, sem dúvida.
Os idiotas existem e estão em todo lado: no trabalho, nas repartições públicas… até na própria família! Felizmente, na maior parte dos casos é possível dar-lhes a volta.
E o primeiro passo é compreender melhor com que tipo de idiotas está a tratar - para saber como lidar com eles.
Para facilitar a tarefa, deve dividi-los em quatro grupos genéricos de personalidade, e atribuir uma cor a cada um:
- os coléricos (ou vermelhos): querem mandar, ponto final; e estão a borrifar-se para si e para os seus problemas pessoais
- os sanguíneos (ou amarelos): andam sempre a mil à hora, cheios de ideias, não se calam
- os fleumáticos (ou verdes): encolhidinhos, calmos, pacientes, odeiam fazer ondas
- os melancólicos (ou azuis): impecáveis, arrumadinhos, secretária a reluzir, adoram folhas de Excel
Todos deles põem à prova a sua capacidade de encaixe.
Mas com este livro, vai aprender a lidar com eles.
Um livro fantástico que nos ajuda a conhecer e lidar com todos à nossa volta...incluindo nós próprios. Recomendo
Muito bom livro para quem quer comunicar com os outros de uma forma eficiente. Aconselho vivamente
"A história da minha vida!". Foi precisamente o que pensei quando me deparei com esta obra. Fugiu um pouco ao que eu esperava mas é de facto interessante para aprendermos a identificar os vários tipos de interlocutor e quais as abordagens mais indicadas a cada indivíduo. Um bom livro para quem pretende melhorar as suas capacidades de comunicação.
Um livro muito bom para ajudar a entender certos comportamentos da sociedade. Aconselho
Esperava de facto outra abordagem, depois de ter lido "A subtil arte de dizer que se F*da", parece-me uma espécie de auto~ajuda ao contrário do livro anterior. De facto os idiotas não o são de todo, o livro ajuda a reconhecer cada tipo de interlocutor para ajustar a forma de construção da mensagem para esta chegar da forma que desejamos a todos os diferentes interlocutores. Em ultima análise eu também sou um interlocutor e portanto conforme o livro uma Idiota. Ou serei eu que tenho a mensagem que sou idiota por não conseguir fazê-la passar a todos com o mesmo peso? Honestamente fiquei um pouco desapontada, pois o tema é uma tema básico da comunicação e não me trouxe de facto qualquer aprendizado. Reconhecer tipos de pessoas e formas de estas interagirem com o mundo e com os outros é um pouco psicologia barata.O título vende bem o livro porque de facto há reais idiotas com quem lidamos todos os dias e o problema não é a nossa falta de saber ajustar a mensagem. Eu também posso vestir-me de idiota e reagir a uma mensagem como se a não percebesse, vestir outra personalidade, ou seja fazer o outro de incompetente(mais idiota). Contudo se este tema de fazer chegar a mensagem a muitos útil em comunicação de massas tem interesse para quem não tem qualquer formação na área, abordando a questão de uma forma simples e fácil de entender, parece um começo razoável.