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Ricardo Coração de Leão

de José-Augusto França

editor: Editorial Presença, dezembro de 2007
Ricardo regressara a Portugal, acompanhado de Liliane, com a experiência de ter vivido o Maio de 68. Jornalista de profissão, voltara para o República, onde tentava evitar qualquer censura interna. Tinha partido com a ideia de escrever um livro, mas nunca tinha conseguido concretizar tal objectivo. Por cá, os amigos rodeavam-no querendo saber novas de França e Ricardo finalmente encontrou alguma tranquilidade para organizar pensamentos numa quinta, onde se predispôs a escrever a história da família. Dividido em dois volumes, esta é a primeira parte do díptico «Duas Vidas Portuguesas», em que a segunda história recorre a um protagonista diferente, também ele de nacionalidade portuguesa, que atravessou a geração de 60 a 80. José-Augusto França apresenta assim, com a mestria que lhe é característica, duas realidades fortemente marcadas pela vivência de dois lusos em terras francesas e as influências daí inerentes.

Ricardo Coração de Leão

de José-Augusto França

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722338639
Editor: Editorial Presença
Data de Lançamento: dezembro de 2007
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 184
Tipo de produto: Livro
Coleção: Grandes Narrativas
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789722338639
José-Augusto França

José Augusto Rodrigues França (1922-2021) nasceu em Tomar, a 16 de novembro de 1922, foi um historiador, sociólogo e crítico de arte português.
Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa (1944). Partiu para Paris como bolseiro do estado francês em 1959 (até 1963), tendo estudado com Pierre Francastel. Obteve os graus de doutor em História pela Universidade de Paris em 1962 – "Une Ville des Lumères: la Lisbonne de Pombal" –, e de doutor em letras pela mesma universidade em 1969 – "Le Romantisme au Portugal".
O seu interesse pela pintura manifestou-se em 1946 na sequência de viagens a Espanha e Paris, tendo realizado outras viagens à Europa e às Américas até se fixar em Paris em 1959. Nas décadas de 1940 e 1950 foi uma das figuras mais dinâmicas e influentes da vida cultural portuguesa. Entre 1947 e 1949 participou nas atividades do Grupo Surrealista de Lisboa, tendo um papel polémico de oposição aos neorrealistas. Na década seguinte seria um defensor da arte abstrata, cujo primeiro salão nacional organizou, na Galeria de Março, que dirigiu entre 1952 e 1954. Publicou os seus primeiros artigos de crítica de arte no Horizonte, Jornal das Artes, tendo a partir daí uma extensa colaboração em jornais e revistas da especialidade de onde podem destacar-se: Unicórnio (1951-1956); Art d’Aujourd’hui; KWY; Colóquio/Artes (que dirigiu entre 1970 e 1996); etc. Dirigiu o Centro Cultural Português em Paris (1980-86). O seu nome também consta na lista de colaboradores da Revista Municipal (1939-1973) publicada pela Câmara Municipal de Lisboa.
Lecionou na Sociedade Nacional de Belas Artes. Foi professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa (desde 1974), onde criou os primeiros mestrados de História de Arte do país. Antigo presidente da Academia Nacional de Belas Artes, membro do Comité Internacional d’Histoire de l’Art e presidente de honra da Association Internationale des Critiques d’Art.
Autor de referência na área das artes visuais e da cultura em Portugal, entre as suas obras destacam-se os estudos sobre a arte em Portugal nos Séculos XIX e XX, as monografias sobre Amadeo de Souza-Cardoso e Almada Negreiros, além de outros volumes de ensaios de interpretação e reflexão histórica, sociológica e estética sobre problemas da arte contemporânea.
Na domínio da ficção, publicou um primeiro romance em 1949, Natureza Morta, seguindo-se, em 1958, um livro de contos. Depois de um prolongado interregno, voltou a publicar com mais regularidade, podendo nomear-se obras como Buridan (2002), A Bela Angevina (2005), José e os Outros (2006), Ricardo Coração de Leão (2007), João sem Terra (2008) e A Guerra e a Paz (2010).

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