História da Arte em Portugal - O Modernismo Livro
de José-Augusto França
Sobre
o LivroOs seis volumes desta magnífica História da Arte em Portugal cobrem, pela primeira vez em Portugal, a criação artística entre meados do século IX e o ano 2000, numa edição complementada por indispensáveis ilustrações de grande qualidade estética. Obra planeada pelos Porfessores Carlos Alberto Ferreira de Almeida e José Augusto França, a quem se associou posteriormente o professor Vítor Serrão, conta ainda com a colaboração do Doutor Mário Jorge Barroca, que, após o falecimento, em 1996, do professor Carlos Alberto Ferreira de Almeida assumiu a conclusão do texto deste eminente estudioso da arte em Portugal. Neste sexto sexto volume, o professor José Augusto França, sob o título genérico de "modernismo", que marcou a sua primeira fase e depois evoluiu nas polémicas de movimentos estéticos contemporâneos, trata da criação do século na arquitectura, na pintura, na escultura e em artes de nova definição plástica, até à actualidade mais contestatária. As correntes culturais afins e as situações sociais e políticas da História de Portugal deste período são necessariamente implicadas na discussão de uma produção artística em que se sobressaem os nomes mais representativos de Amadeo e Almada, de Viana e Eloy, dos Surrealistas e dos Abstraccionistas e já da geração que se afirmou a partir de 1970, incluindo as práticas arquitectónicas desde o "capitólio" de Cristino, até Siza Vieira e Taveira.
Obra importante para um melhor conhecimento da História de Arte em Portugal.
Excelente livro em termos de texto e de fotografias/ilustrações. Uma conceituada equipa, um trabalho artístico e histórico sobre o Modernismo em Portugal. Ajuda-nos a ver o que costumávamos apenas olhar descuidada-mente.
Livro muito bom com ideias sucintas que ajudam, no meu caso, a complementar o estudo e as ideias principais sobre o Modernismo português.