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Previsivelmente Irracional

As forças ocultas que condicionam as nossas decisões (edição revista)

de Dan Ariely
Livro eBook
editor: Lua de Papel, fevereiro de 2020
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Porque é que as dores de cabeça persistem depois de tomar uma aspirina barata, mas passam quando tomamos uma aspirina cara?
Porque comemos o sushi todo quando estamos sozinhos, mas deixamos sempre um pedaço quando comemos acompanhados?

Dan Ariely, provavelmente o mais brilhante cientista do mundo a trabalhar em Economia Comportamental, demonstra neste livro, por A + B, duas verdades surpreendentes. Primeiro, a maior parte das pessoas é absolutamente irracional a tomar decisões; segundo, é Previsivelmente Irracional. Por outras palavras, qualquer pessoa ou empresa que identifique os nossos comportamentos tipicamente irracionais consegue manipular-nos (e pior, nem damos por ela).

Neste edição revista e aumentada (inclui dois capítulos novos), Dan Ariely usa uma série de experiências científicas para provar até que ponto nos enganamos (ou nos deixamos enganar), pelas forças de mercado. Mas não só. Como veremos, o ser humano comete erros crassos de avaliação em coisas tão diversas como a compra de um carro ou a escolha de um parceiro amoroso.

E não o faz por acaso, nem por ser desprovido e inteligência. Erra porque está programado para errar. E comete os mesmos erros de forma sistemática e previsível. Por isso, antes de tomar qualquer decisão importante, leia este premiadíssimo livro.

«Vai ser o livro mais influente e falado durante anos.»
Daniel Mcfadden, Prémio Nobel da Economia

«Explora a fundo o modo como o nosso comportamento económico é influenciado por forças irracionais e normas sociais.»
Kenneth Arrow, Prémio Nobel da Economia

Previsivelmente Irracional

As forças ocultas que condicionam as nossas decisões (edição revista)

de Dan Ariely

Propriedade Descrição
ISBN: 9789892347370
Editor: Lua de Papel
Data de Lançamento: fevereiro de 2020
Idioma: Português
Dimensões: 158 x 233 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 240
Tipo de produto: Livro
Coleção: Ideia Luminosa
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia Livros em Português > Gestão > Marketing
EAN: 9789892347370

Recomendo

Tiago Bento

É um livro fascinante que explora como e por que tomamos decisões de forma irracional, mas de maneira previsível. Ariely, um professor de economia comportamental, utiliza uma série de experiências para demonstrar que muitas vezes as nossas escolhas não são tão racionais quanto gostaríamos de acreditar. Ele revela como fatores como emoções, contexto e expectativas influenciam o nosso comportamento de maneiras que vão contra a lógica tradicional da economia. O que mais me marcou foi a forma acessível e envolvente com que Ariely apresenta conceitos complexos. Ele não só expõe as falhas no nosso pensamento, mas também oferece exemplos práticos do cotidiano, como o impacto das promoções "gratuitas", a influência social nas decisões, e como valorizamos mais algo quando temos um envolvimento pessoal (o chamado "efeito IKEA"). Isso torna o livro não apenas esclarecedor, mas também divertido.

Bastante interessante

Joana

Gostei bastante deste livro. Fui à procura dele após ver uma série e correspondeu às expectativas.

Interessante para a área de vendas

Cristiana Coelho

De fácil leitura. O conteúdo interessante embora existam demasiados exemplos no mesmo tema podendo dar espaço a desenvolver outras temáticas.

Recomendo muito

Sara

Leitura obrigatória para quem gosta de neuromarketing e economia comportamental. Inclui várias experiências que podem ser reproduzidas e que demonstram o quão somos irracionais nas nossas decisões

Obra noravel

Nuno Santos

Excelente obra. O autor brinda-nos com uma excelente perspectiva da nossa mente e a forma como funciona. Leitura obrigatória para os que gostam de neuro ciências.

A defesa da razão (sem ser pura)

Fernando Medeiros Paiva

Os nossos comportamentos imediatistas podem ter sido no passado muito úteis para a nossa sobrevivência. Hoje será a maior causa para erros cognitivos indesejáveis. Este livro mostra como evitá-los depois de dar variados exemplos desses mesmos erros.

Uma descoberta dos nossos impulsos ditos racionais

Ricardo

Andava para ler esta obra há bastante tempo. Sem dúvida entre o confrangedor e o estupendo. Ariely reúne em 13 capítulos várias ideias que mostram como somos mais irracionais nas nossas decisões do que queremos acreditar. Desde a razão porque pedimos no restaurante mais depressa em função do aspecto social que do estômago, o poder enganoso do que é “grátis”, porque os medicamentos caros tratam mais eficazmente que os baratos, como contornar a preguiça e até uma ideia simples mas revolucionária de como a Banca poderia tratar os cartões de crédito. Pelo meio e ainda de forma discreta, o famoso “efeito IKEA” que explica porque nos é tão difícil desapegar de algo em que empreendemos esforço. Enfim, um livro escorreito que neste compêndio de experiências de economia comportamental nos deixa mais perto de compreender o que somos.

Irracionalmente fantástico

Carlos Pereira

Livro irracionalmente fantástico, de fácil leitura, que coloca a descoberto a irracionalidade das nossas decisões e de como a sociedade reage a estímulos sociais e económicos, aconselho vivamente.

FANTÁSTICO

AFrancisco

Previsivelmente Irracional é um livro que nos mostra, com exemplos do dia a dia, como a irracionalidade está presente de forma inconsciente em muitas das decisões que tomamos, e na compra de produtos. Apresenta uma inguagem simples, clara e objetiva. É sem sombra de dúvida uma fonte de conhecimento sobre nós como indivíduos e como sociedade.

Técnico Q.B.

João P.

Com pequenos jogos e exemplos do quotidiano, aprendi a pensar os problemas com uma outra óptica economista (talvez adormecida pela aparente veracidade cientifica da economia neoclássica). Excelente livro para despertar e pensar diferente.

SOBRE O AUTOR

Dan Ariely

Dan Ariely é professor de Psicologia e Economia Comportamental na Universidade de Duke, é membro fundador do Center for Advanced Hindsight; cocriador do documentário (Dis)Honesty: The Truth About Lies; e autor de três bestsellers do jornal The New York Times.
Entre os seus livros incluem-se Previsivelmente Irracional e O Lado Bom da Irracionalidade. Como palestrante, as suas TED Talks já tiveram mais de 27 milhões de visualizações.
Afirma ter o que parece ser má sorte nos problemas em que dá por si metido, mas também a boa sorte de aprender e progredir a partir desses desafios.

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