Pipocas com Telemóvel e outras Histórias de Falsa Ciência

de David Marçal e Carlos Fiolhais

editor: Gradiva, outubro de 2012
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
A falsa ciência que circula na internet, nos media, que se vê no supermercado e até - pasme-se! - na escola; a falsa ciência na saúde e a falsa ciência na própria ciência. Num livro bem-humorado e muito esclarecedor, os autores desmontam alguns «factos» pseudcientíficos que se construíram e alimentam no nosso quotidiano. Como eles próprios afirmam, «se a ciência pode ser divertida, a pseudociência é garantidamente muito divertida». Uma leitura informativa que expõe os logros mais actuais.

Este livro conta histórias de falsa ciência. Abundam as aldrabices científicas na Internet, de que o vídeo que mostrava milho a transformar-se em pipocas devido à radiação de telemóveis é um bom exemplo. Também há muitas tretas nos media, a começar logo pelos horóscopos. As prateleiras de supermercado estão recheadas de falsas promessas de medicina preventiva, das quais o escândalo do «iogurtegate» é uma das mais delirantes. Mas, pasme-se, a falsa ciência também é praticada e ensinada nalgumas escolas. E está bem mais presente do que julga na saúde. Nem as revistas científicas e as universidades escapam, pois também aí se encontra uma boa colecção de fraudes que mais cedo ou mais tarde acabam por ser descobertas. Não há lugares seguros. A única segurança terá de estar no leitor: uma atitude crítica poderá evitar-lhe contratempos e poupar dinheiro. Lembre-se de que a ciência assenta na observação, na experiência e na correcção de erros, e não nas palavras de pretensas autoridades que nunca aceitam ser corrigidas. Não se deixe enganar!

Pipocas com Telemóvel e outras Histórias de Falsa Ciência

de David Marçal e Carlos Fiolhais

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896165048
Editor: Gradiva
Data de Lançamento: outubro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 134 x 208 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 276
Tipo de produto: Livro
Coleção: Ciência Aberta
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Física
EAN: 9789896165048
e e e e e

Um Verdadeiro ´´Abre Olhos´´ na Distinção do Pseudo-ao-Científico

Guilherme G. Moreira

Mais um livro essencial para entendermos as verdadeiras diferenças do que é Científico e daquilo que o aspira sem sucesso. A Ciência é tentadora pela sua inubitável capacidade de nos mostrar a verdade das coisas. Por isso é usada e abusada por desconhecedores do seu método e prática. Torna-se imperativo munirmo-nos de capacidades para detetar as técnicas deploráveis usadas pelos pseudocientistas que nos levam ao engano. Este livro é mais uma bóia de salvação num naufrágio global levado a cabo pelo iceberg da desinformação.

e e e e e

Muito bom!

l. vieira

Soberbo, recomendo! a verdadeira ciencia ao nosso serviço

e E E E E

Um livro da treta

Ana Cardoso

Um livro que finge ser cientifico mas que fica pelos dogmas do costume. Feito por um jornalista sartriano e um professor deserdado e agoniado.

e E E E E

Péssimo.

Margarida Lopes

Imaginem se os comentadores de telenovelas e coscuvilhice se unissem para falar de Geometria descritiva. O livro tenta vender a ideia de ser extremamente cientifico no entanto Rejeita todos os estudos e ensaios clínicos sobre a matéria. Ainda há gente a querer ser rico á custa de polemicas. Comprei e já ofereci

e E E E E

Um livro pouco cientifico

João Franco

Achei o livro mais uma opinião pessoal que baseado em estudos cientificos.

e e e e e

Curto, direto e sem espinhas

João Teixeira

Come-se, digere-se bem e recomenda-se. Já ofereci mais dois exemplares. Uma característica marcante que começa a ser rara nas sociedades de hoje é a coragem de dizer a verdade sobre as grandes marcas, o markting e os interesses económicos. Parabéns e continuem com rigor a exportar conhecimento e sabedoria. Parabéns.

e e e e e

E andámos nós a reger a nossa vida por estudos

Cristina Bouça-Nova

Livro excelente, de leitura muito acessível e fácil perceção. Adequado às várias idades e grau de formação académica. faz-nos pensar naquilo em que acreditamos e tornamos verdadeiro nas nossa vidas só porque passou na televisão!... Este livro devia fazer parte do plano de leitura de todos os portugueses, para percebermos nos enganos em que estamos metidos. Obrigada Prof. Fiolhais por me ensinar a gostar de Física.

e e e e e

Um óptimo livro

Ana Corte Real

Um livro muito interessante e acessivel. Com bom humor se abordam temas sérios, e se desmistificam enganos comuns e outros menos comuns. Aprenda a olhar para a "informação" de forma objectiva e proteja-se de vendedores de banha da cobra, aplicando alguns princípios básicos da Ciência. Ah, e o telemóvel serve mesmo é para telefonar... Recomendo muito!

e e e e e

Provavelmente, tudo quanto julgamos saber é mentira

Marco Luís

Fiolhais e Marçal desmistificam muita informação veiculada pelos órgãos de comunicação social (e não só) que pululam pelo nosso quotidiano, sem o necessário crivo da ciência. Muitos crêem, convictamente, que o que vêem, ouvem ou lêem é verdade. Porém, provavelmente, muito do que julgamos saber não é verdade.

e e e e e

Histórias com pipocas

Isavel

Livro muito engraçado, instrutivo e com boas histórias sobre a ciência e os seus mitos.Recomendo para os amantes da ciência e não só, qualquer pessoa irá aprender e divertir-se com a leitura deste livro!

e e e e e

Falsa Ciência, até aqui (Luís Ribeiro)

Luís Filipe dos Santos Lopes Ribeiro

Extraordinário livro que nos conduz ao conhecimento dos enganos a que estamos sujeitos até da homeopatia que se defende apenas dizendo que os outros não a entendem, como aquela sra. que dizia que "não duvide de uma ciência que não entende". Ai duvido, duvido!

e e e e e

BOM livro

João Valente

Um livro interessante e de leitura fácil. Escrito por amantes da ciência que fazem questão de mostrar a sua quase obsessão, apesar de fundamentada. Recomendo!

e e e e e

Homeopatia NAO é falsa ciência

Isabel Maria dos Santos Mauricio

Os autores revelam uma tremenda falta de conhecimento pelos princípios da Homeopatia. Como Homeopata e também profissional de saúde fica aqui o meu descontentamento

Aristides de Sousa Mendes

Aristides de Sousa Mendes

Edições Esgotadas
10,00€
Poções e Paixões

Poções e Paixões

10%
Gradiva
19,00€ 10% CARTÃO
portes grátis