Passagens Livro
Poesia, Artes Plásticas
Organizador: Joana Matos Frias
Sobre
o LivroPassagens: Poesia, Artes Plásticas é uma antologia que reúne composições de mais de 60 autores da poesia portuguesa dos séculos XX-XXI explicitamente vinculadas ao domínio das artes plásticas, com destaque para a pintura. Organizada não com base num princípio autoral, mas de acordo com uma lógica espacial que visa proporcionar uma leitura histórica dos poemas visualmente orientada, a colectânea integra um vasto conjunto de textos especificamente dedicados a conhecidos lugares, artistas e/ou obras plásticas da história da arte, e ainda uma série de textos onde a relação da poesia com a pintura se estabelece de uma forma menos referencial e mais problematizante, levando-nos a reflectir sobre a natureza das fronteiras entre a expressão plástica e a expressão poética.
Excelente antologia com poesia portuguesa moderna e contemporânea sobre pintura e pintores. A selecção e a organização dos poemas é exemplar e permite uma leitura-viagem pelos mais importantes autores do século XX. Um livro para ler e para (fazer) ver.
O valor desta antologia vai além da quantidade de autores selecionados (mais de 60) entre os mais importantes da poesia portuguesa moderna e contemporânea: a apresentação de Joana Matos Frias nos ajuda a enxergar um modo de compreender esse tipo de diálogo interartes. Afora o índice regular, o volume apresenta, ao final, listagem de poetas e de artistas, oferecendo ao leitor diversos modos de entrada aos textos, a depender do interesse de cada um.
Uma antologia apaixonada, para apaixonados. Um conjunto de poemas sobre pintura e o seu mundo. Poetas como Al Berto ou António Ramos Rosa a escrever sobre pintores como Cézanne ou El Greco. Uma pérola para quem ama a pintura...e a poesia.
Esta antologia de poesia merece a atenção dos leitores em geral, quer pela qualidade dos poetas/ poemas selecionados, quer pela elegante solução de apresentação dos mesmos, evitando o critério de data de escrita/ publicação dos poemas, antes privilegiando núcleos "temáticos".