Para uma História do Professorado Primário em Portugal no Século XX
Uma Nova Família: O Instituto do Professorado Primário Oficial Português
de Margarida Louro Felgueiras
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«Poucas vezes um trabalho de investigação - por definição, altamente especializado - consegue entrelaçar tão complexa, profunda e rigorosamente a trama de uma história institucional como acontece na presente obra. Uma obra que, por isso mesmo, extravasa amplamente o seu objecto específico de estudo para converter-se num autêntico fresco de uma época. A história do Instituto do Professorado Primário Oficial Português (Instituto Sidónio Pais), que Margarida Louro Felgueiras se propõe construir (e reconstruir) neste trabalho, urde-se sobre uma rica e poliédrica trama em que a análise das relíquias - isto é, os registos e restos materiais da instituição - e os relatos - a memória e o relato oral de antigos alunos - se interligam admiravelmente. O resultado já não é (ou não é somente) a crónica histórica de uma instituição que durante setenta e cinco anos se ocupou a acolher, instruir e formar os filhos e filhas daqueles professores que, isolados no interior do país, "derramavam a luz da instrução" nos pequenos povoados e aldeias: as fontes (primárias e secundárias) utilizadas, a metodologia que adopta para o seu tratamento e os planos e categorias analíticas que se recortam tornam possível que a partir de uma informação "saturada" se construa um autêntico estudo histórico-sociológico sobre a profissão docente em Portugal, em cujo fundo se desenham os traços que a determinam - a condição rural do país, os restos do colonialismo, a influência do poder militar, a força dos sectores católicos, o carácter classista, autoritário e hierarquizado da sociedade… mas também a aspiração de determinados grupos e forças sociais (entre elas o professorado e suas associações) a afirmar (afirmando-se ao mesmo tempo) o poder transformador da educação para provocar as mudanças e a chegada "do novo"… Nessa linha, a aproximação ao ethos que a institução analisada provocou nos seus alunos internos para responder a isso é, finalmente, outra das grandes contribuições do trabalho, exemplar do ponto de vista metodológico.» Aida Terrón Bañuelos, Professora de História da Educação. Universidade de Oviedo
Propriedade | Descrição |
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ISBN: | 9789896252557 |
Editor: | Campo das Letras |
Data de Lançamento: | março de 2008 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 153 x 234 x 58 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 568 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Campo da Educação |
Classificação temática: | Livros em Português > Ensino e Educação > Sociologia da Educação |
EAN: | 9789896252557 |