10% de desconto

Para onde vão os gatos quando morrem?

Uma parábola bíblica

de Luís Cardoso

Livro eBook
editor: Sextante Editora (chancela), março de 2017
«Acabo de chegar à ilha onde vivi durante a minha infância, à procura de uma pessoa.»

O regresso a Ataúro, terra da infância, «terra do nunca», é o início desta nova viagem ao revés, de Luís Cardoso, um romance veloz, poético e emotivo, que percorre a infância e a idade de formação do narrador, a diáspora, as lutas, as desilusões, as traições, as perdas, o regresso, cruzando-o com uma plêiade de personagens extraordinárias. Uma viagem que, naturalmente, corre ao lado da história de Timor Leste, com a fantasia e a ironia que marcam desde sempre a voz do autor e nos fazem suspirar por essas terras misteriosas e de aterradora beleza.

Nesta viagem, Luís Cardoso construiu, em português, uma nova literatura de vários mundos e de várias religiões, sabendo que «Deus é muito melhor do que tudo aquilo que os homens leram a Seu respeito, de olhos abertos lokematan ou de olhos fechados takamatan.»

Frei Bento Domingues, O.P.

Quando se cala a palavra da mãe, não volta a do narrador e a história encerra-se. Começa, então, o tempo do leitor e o desafio para que ele busque, no relato que leu, as suas próprias respostas, para este e para outros enigmas. É também para isso que existe a literatura.

Carlos Reis

Para onde vão os gatos quando morrem?

Uma parábola bíblica

de Luís Cardoso

Propriedade Descrição
ISBN: 978-989-676-190-5
Editor: Sextante Editora (chancela)
Data de Lançamento: março de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 235 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 272
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 978989676190510
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Literatura com sabor a Timor.

Luís

Um livro que nos liga a Timor, um país que tem um enorme significado para todos nós lusófonos. Uma lufada de ar novo para a literatura. Um escritor magnífico.

e e e e e

Uma viagem pela busca da identidade

Maria João Gutierrez

Em boa hora esta obra me veio parar ás mãos... Desconhecendo em absoluto o autor, a leitura deste livro foi um contínuo acto de prazer. Numa escrita, que na primeira parte do livro se reveste de uma doce puerilidade, terminando num estilo mais "maduro" coincidindo com a(s)"revolução (s)" em Timor. Duma deliciosa criatividade literária, em que a busca das referências e identidade, pessoal e colectiva, nos transporta numa viagem pela alma da personagem Ernesto, mas também pela alma da terra onde nasceu. Delicioso...uma obra que envolve e encanta o leitor

e e e e e

Personagens e histórias de vida...

Mariana Alves

A escrita que me prendeu até terminar o livro, personagens e histórias de vida impressionantes. O livro que mais me marcou, este ano...

e e e e E

A magia de ler um livro onde a história acontece

https://leiturasemclube.blogspot.com/

A impressão que tive quando acabei de o ler foi que se tratava de dois livros distintos, porém, sequenciais. Ernesto, o protagonista, é uma criança a viver com o pai, chefe de posto colocado em Ataúro, e não se lembra de nada relacionado com a mãe, Até que um dia o pai o manda esperar uma pessoa que chegaria de barco, e essa pessoa é Beatriz. Até ao sexto dia, Ernesto vive protegido pelo pai, por Beatriz e por Silêncio, que o acompanha para todo o lado. Mas no sétimo dia, quando chega a casa, percebe que, na sua ausência algo terrível se passou e decide procurar Beatriz por toda a ilha. E nessa procura desesperada cai e fica como se fosse no limbo, o sítio para onde os gatos vão quando morrem. E depois a história ganha uma velocidade que não tinha antes, e assistimos a Ernesto a vivenciar o 25 de abril, a declaração de independência, a ocupação indonésia e finalmente a independência. Sai de Ataúro, vive em Paris e também em Portugal, para finalmente regressar a Timor. Apesar dos ritmos distintos, gostei muito de ler este livro e da mistura entre realidade, tradição e imaginação, como se a vida precisasse destes ingredientes para ser contada.

Luís Cardoso

Luís Cardoso nasceu em Kailako, uma vila no interior de Timor que aparece por diversas vezes referenciada nos seus romances. É filho de um enfermeiro que prestou serviço em várias localidades de Timor, razão pela qual conhece e fala diversos idiomas timorenses. Estudou nos colégios missionários de Soibada e de Fuiloro e, posteriormente, no seminário dos jesuítas em Dare e no Liceu Dr. Francisco Machado em Díli. Licenciou-se em Silvicultura no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. Desempenhou as funções de Representante do Conselho Nacional da Resistência Maubere em Portugal. É autor dos romances: Crónica de Uma Travessia (1997), Olhos de Coruja Olhos de Gato Bravo (2002), A Última Morte do Coronel Santiago (2003), Requiem para o Navegador Solitário (2007) e O ano em que Pigafetta completou a circum-navegação (Sextante Editora, 2013).

(ver mais)
Choriro

Choriro

10%
Sextante Editora (chancela)
13,30€ 10% CARTÃO
A Sucessão

A Sucessão

10%
Sextante Editora (chancela)
16,65€ 10% CARTÃO
portes grátis