10% de desconto

Os Três P

Precoce, Progressivo, Positivo

Livro 5

de Sylviane Angèle Rigolet

editor: Porto Editora, janeiro de 2000
P de Precoce
("De pequenino se torce o pepino.")
para poder prevenir(-se);

P de Progressivo
("Água mole em pedra dura tanto dá até que fura.")
para permitir uma progressão flexível e adaptada porque respeitando o real nível de desenvolvimento individual;

P de Positivo
para valorizar pequenos sucessos que fazem a diferença numa intervenção educativa aprazível, facilitadora da promoção das potencialidades de cada um no processo ensino-aprendizagem.

  • Os 3P propõem-se estimular a aquisição de atitudes e estratégias que favoreçam uma relação comunicativa e uma linguagem verdadeiramente dialogante.


  • A obra alerta para vários sinais aos quais devemos prestar uma maior atenção para garantir uma evolução harmoniosa de cada membro deste diálogo educativo.

  • Ela oferece ainda uma reflexão aprofundada sobre a estimulação eficaz da estruturação espácio-temporal, da sequência lógica e da linguagem escrita; uma ênfase particular será dada à construção de quadros (tempo - aniversários - presença...), de ficheiros de imagens, de livros, de receitas culinárias, enfim, da animação do canto-biblioteca (da creche ao jardim de infância, de casa à escola, para crianças com ou sem NEE).

  • Para facilitar a apreensão dos diversos conteúdos, a obra é ilustrada por um leque de fotos representativas.

  • Em 3 anexos (em separado), serão fornecidos preciosos instrumentos de trabalho:
    - uma checklist de desenvolvimento de comunicação e linguagem, do nascimento aos 3 anos;
    - um guião de anamnese;
    - uma proposta de ficha de inscrição para o jardim de infância.


    Coleção Educação Especial

    Com a entrada do século XXI, há todo um conjunto de questões com que, necessariamente, a educação especial se está a debater.

    Desde qual será o melhor modelo de atendimento para o aluno com necessidades educativas especiais, incluindo aquele com problemáticas severas, até ao papel que o professor do ensino regular e da educação especial, os pais e demais agentes educativos devem desempenhar na sua educação, tudo são questões em aberto a que, com certeza, a investigação e a literatura especializada têm de dedicar especial atenção.

    Tendo por base estas premissas, a Porto Editora decidiu lançar uma nova coleção de livros, intitulada Educação Especial, com o intuito de pôr à disposição de todos os profissionais ligados à educação - professores, terapeutas, psicólogos, médicos e pais - um conjunto de instrumentos que lhes permita não só refletir sobre as práticas mais adequadas ao atendimento do aluno com necessidades educativas especiais, mas também intervir de uma forma mais abalizada e mais criteriosa, tendo por base uma nova realidade que se avizinha, centrada numa escola para todos.

  • Os Três P

    Precoce, Progressivo, Positivo

    de Sylviane Angèle Rigolet

    Propriedade Descrição
    ISBN: 978-972-0-34505-9
    Editor: Porto Editora
    Data de Lançamento: janeiro de 2000
    Idioma: Português
    Dimensões: 167 x 244 x 16 mm
    Encadernação: Capa mole
    Páginas: 208
    Tipo de produto: Livro
    Coleção: Educação Especial
    Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Ensino Especial
    EAN: 978972034505912
    Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
    e e e e e

    Precoce, Progressivo, Positivo

    Anónima

    É um livro com informação muito importante para quem trabalha com crianças com problemas e necessita de realizar avaliações. Com os fotocopiáveis o trabalho fica mais fácil, podendo dispensar-se mais tempo ao trabalho com as crianças.

    e e e e E

    Muito bom

    Maria

    Muito bom livro, ajudou-me bastante a compreender melhor esta área. O texto e os materiais fotocopiáveis dão uma outra perspectiva da realidade. Recomendo!

    e e e e e

    Os três P

    Ana Fresta

    Um bom livro para quem trabalha com crianças ter sempre a mão. Recomendo a sua leitura.

    e e e e e

    Comentário

    Edna Madeira

    É um livro que apresenta bastante informação sendo necessário, por vezes, selecionar o que se pretende. No entanto, é um bom livro na medida que apresenta quase toda a informação que se pretende de comunicação e linguagem. Os anexos, como checklist são ótimos para rastreio.