10% de desconto

Os Professores e a Gestão do Currículo

Perspectivas e Práticas em Análise

Livro 9

de Maria do Céu Roldão

editor: Porto Editora, junho de 2006
As questões curriculares constituem um eixo central nas preocupações dos sistemas educativos actuais, confrontados com a diversificação dos públicos escolares e com a premência de melhorar a qualidade da educação, com a aceleração dos processos de mudança em ligação com o desenvolvimento rapidíssimo das tecnologias da comunicação e a emergência da chamada sociedade do conhecimento.
Que ensinar na escola actual? Porquê e para quê? A quem se ensina e como, assegurando formas diversas mas visando desempenhos idênticos? - eis algumas das problemáticas curriculares com que os professores e as escolas se defrontam no seu quotidiano, e a que a investigação curricular vem dando cada vez mais relevo.

Analisar estas questões implica cruzá-las com duas outras dimensões centrais da evolução da educação nos nossos dias - a reconceptualização da profissionalidade docente e o deslocamento do centro de decisões educativas para as escolas, em termos de autonomia traduzida em práticas e projectos curriculares contextualizados.

Requer-se assim uma reformulação das concepções de currículo que passa por desconstruir o conceito e a prática do currículo como normativo programático, para o reconstruir pela definição de aprendizagens essenciais comuns, em articulação com projectos diferenciados que permitam tornar significativas as aprendizagens curriculares.

É sobre este núcleo de questões - que constituem o marco de referência da investigação curricular e das políticas educativas actuais - que este livro se debruça, oferecendo um conjunto de análises e reflexões desenvolvidas ao longo dos últimos anos, no sentido do aprofundamento do debate curricular com todos os actores nele envolvidos, particularmente os professores que são quem diariamente constrói e reconstrói o currículo.


Colecção CIDInE

Dirigida pelos Professores Doutores José Tavares e Isabel Alarcão, da Universidade de Aveiro, esta colecção, sucedânea das Edições CIDInE (Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional), tem como objectivo a publicação de livros na área de formação dos profissionais da Educação.

Os Professores e a Gestão do Currículo

Perspectivas e Práticas em Análise

de Maria do Céu Roldão

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-34729-9
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: junho de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 167 x 244 x 9 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 128
Tipo de produto: Livro
Coleção: Cidine
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 978972034729911
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Maria do Céu Roldão

Maria do Céu Roldão é doutorada em currículo e desenvolvimento curricular, com agregação em Teoria curricular, e é docente e investigadora nessa área. Nos últimos anos a sua atividade profissional desenvolveu-se na FEP e no CEDH da Universidade Católica Portuguesa e em consultorias na área educativa, nomeadamente no Ministério da Educação. Tem numerosas publicações, nacionais e internacionais, no campo do Currículo, Profissionalidade e Formação Docente.

(ver mais)
Falas dos Dias que Passam

Falas dos Dias que Passam

10%
Universidade Católica Portuguesa - Porto
20,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Estudos Curriculares

Estudos Curriculares

10%
Porto Editora
15,50€ 10% CARTÃO
Políticas Curriculares

Políticas Curriculares

10%
Porto Editora
13,30€ 10% CARTÃO