Oração Fria Livro
de Antonio Gamoneda; Tradução: João Moita
Sobre
o LivroEsta antologia, preparada e traduzida por João Moita e acompanhada por Antonio Gamoneda, segue a ordenação e a fixação dos textos de Esta Luz - Poesía Reunida (1947-2004), que o próprio poeta organizou, tendo-se juntado ainda cinco poemas de Canción Errónea, publicado em 2012. Depois da publicação de Livro do Frio na Assírio & Alvim, esta antologia apresenta ao leitor português uma visão panorâmica da obra de um dos maiores poetas espanhóis da actualidade.
Antonio Gamoneda nasceu em Oviedo em 1931, vive em León e faz parte de uma geração de grandes nomes da poesia espanhola contemporânea como Álvarez Ortega, Claudio Rodríguez, José Agustín Goytisolo, María Victoria Atencia, Francisco Brines e Jaime Gil de Biedma, entre outros. Ainda que o seu primeiro livro tenha sido publicado, como os daqueles poetas, no início da década de sessenta, só no final dos anos oitenta a sua obra, ímpar e peculiar, viria a ter o reconhecimento merecido. A ela foram atribuídos diversos prémios dos quais destacamos o Prémio Cervantes e o Prémio Reina Sofía de Poesía Iberoamericana, ambos em 2006.
Antologia poética de um dos grandes nomes da poesia espanhola. Descobri Gamoneda com este livro. Obrigatório para qualquer amante de poesia contemporânea. Belo! IV “Corpos à beira das acéquias frias amortalhados na luz”
Trata-se de um ótimo panorama da obra poética do autor, complementando perfeitamente o lançamento anterior, "O Livro do Frio". Poemas concisos e impactantes, tendo especial relevância o bloco formado pelos impressionantes textos de "Descrição da Mentira".