10% de desconto

O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel

de Mário de Carvalho

Livro eBook
editor: Porto Editora, agosto de 2012
Um canhão assombrando uma cidade. Um patíbulo armado de noite. Um istmo que conduz a uma cratera. Uma diligência cercada por cães selvagens. Nuvens de grifos imundos sobre o mar. A batalha sangrenta dos pescadores. Uma galeria de anarquistas, mais nobres que plebeus. A casa de Madame Ricciarda. A casa de Madame Musette. Dois jesuítas. Um padre que toca violoncelo. Um navio que não chega mais. Uma opereta com ecos de tragédia. Sol, luz, névoa e lua. Oito mulheres, amores duplos, triplos e quádruplos. De como a vida engana a morte. Ou o inverso. Porque há em gente pacata uma apetência de morte tão grande? Porque é que nunca se regressa daquela viagem? Porque é que aquele navio não chega? Porque é que aquele canhão jamais dispara?
O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel - primeiro livro de Mário de Carvalho no catálogo da Porto Editora - confirma-o uma vez mais como um dos grandes nomes da ficção portuguesa contemporânea.

«Numa e noutra novela, o escritor explora os vícios humanos num tempo que se adquire como passado mas que, ao contrário de datar, lhes confere antes uma intemporalidade inquietante. […] O Varandim Seguido de Ocaso no Carvangel são duas novelas [que] contêm uma densidade avassaladora que agarra o leitor numa teia da qual só sai, com um sorriso amargo que é o da ironia trágica de Carvalho, no derradeiro ponto final. É o teste da grande literatura: felizes dos que não saem ilesos.»

Isabel Lucas, Público

O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel

de Mário de Carvalho

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-04412-9
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: agosto de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 142 x 210 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 224
Tipo de produto: Livro
Coleção: Obras de Mário de Carvalho
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 978972004412913
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Duas Novelas que nos aproximam

José Gonçalves

Grandes novelas estas de Mário de Carvalho. Ambas ricas no vocabulário e nas situações em que o autor coloca as suas personagens, que facilmente se apropriam do que em muito representa os homens de hoje em dia. O Varandim é um dos melhores, sem dúvida, da obra de Mário de Carvalho.

e e e e E

Inebriante

Fernandino Lopes

Mário de Carvalho é um escritor exímio, com uma intensidade narrativa que prende o leitor da primeira à última página. O Varadim seguido de Ocaso em Carvangel consegue isso mesmo: prender e inebriar o leitor.

e e e e E

Um mestre!

Emanuel Guerreiro

A última publicação de Mário de Carvalho inclui duas narrativas: O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel. A primeira tem lugar na cidade de Svidânia, onde um comerciante arruinado é, subitamente, alvo de todas as atenções quando se prepara a execução de um grupo de anarquistas, pondo à prova a volatilidade das relações sociais. A segunda passa-se na cidade portuária de Carvangel; com a chegada de um jovem notário, apresenta-se uma galeria de personagens de vários níveis sociais, aguardando, ansiosa e esperançadamente, o navio Maria Speranza, solução para a saída que todos buscam, mas que não chega. Aí se cruzam, também, uma matilha de mabecos com o seu príncipe, dois grupos de pescadores que se atacam, um bando de grifos e um canhão imponente que nunca dispara. Com um final inesperado, o autor dá, mais uma vez, provas do seu conhecimento linguístico e trabalho apurado da língua portuguesa. Um mestre!

Mário de Carvalho

Mário de Carvalho nasceu em Lisboa em 1944. Licenciou-se em Direito e viu o serviço militar interrompido pela prisão. Desde muito cedo ligado aos meios da resistência contra o salazarismo, foi condenado a dois anos de cadeia, tendo de se exilar após cumprir a maior parte da pena. Depois da Revolução dos Cravos, em que se envolveu intensamente, exerceu advocacia em Lisboa. O seu primeiro livro, Contos da Sétima Esfera, causou surpresa pelo inesperado da abordagem ficcional e pela peculiar atmosfera, entre o maravilhoso e o fantástico.

Desde então, tem praticado diversos géneros literários – Romance, Novela, Conto, Ensaio, Crónica e Teatro –, percorrendo várias épocas e ambientes, sempre em edições sucessivas. Utiliza uma multiforme mudança de registos, que tanto pode moldar uma narrativa histórica como um romance de atualidade; um tema dolente e sombrio como uma sátira viva e certeira; uma escrita cadenciada e medida como a pulsão de uma prosa endiabrada e surpreendente.

Nas diversas modalidades de Romance, Conto, Crónica e Teatro, foram atribuídos a Mário de Carvalho os prémios literários mais prestigiados (designadamente os Grandes Prémios de Romance e Novela, Conto e Teatro da APE, o prémio do Pen Clube Português e o prémio internacional Pégaso de Literatura). Em 2020, foi distinguido com o Grande Prémio da Crónica e Dispersos Literários, da APE, pela obra O que Eu Ouvi na Barrica das Maçãs, e, em 2022, o seu De maneira que é claro... foi galardoado com o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, da APE. Os seus livros encontram-se traduzidos em várias línguas.

Obras como Os Alferes, A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde, O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel, A Liberdade de Pátio ou Epítome de Pecados e Tentações são a comprovação dessa extrema versatilidade.

(ver mais)
A Viúva Grávida

A Viúva Grávida

10%
Quetzal Editores
15,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Montedor

Montedor

40%
Quetzal Editores
10,85€ 30% + 10% CARTÃO