O Relatório de Brodie Livro
de Jorge Luis Borges; Tradução: António Alçada Baptista
Sobre
o LivroUm dos livros essenciais do escritor Argentino, O Relatório de Brodie reúne 11 contos e foi publicado pela primeira vez em 1970. Precede-os um prólogo em que um narrador experiente justifica, em tom irónico, o seu estilo direto e realista na narrativa de histórias aparentemente simples, à semelhança do jovem Kipling.
Bem diverso de O Aleph, por exemplo, O Relatório de Brodie demostra uma evolução imprevista na estética de Borges, que se afasta dos enigmas e dos símbolos, e revela simplicidade, nudez e despojamento.
O conto que dá título ao livro - e que foge ao forte pendor realista dos restantes contos - é inspirado na última viagem de Gulliver é a tradução e transcrição de um manuscrito de um missionário escocês, David Brodie, sobre a sua experiência numa região remota, habitada por homens-macacos que ele chama Yahoos.
Jorge Luís Borges em toda a sua mestria. Poder demiurgico insuspeito na criação de 11 pequenas narrativas onde,apesar da escassez de palavras,parece não faltar mesmo nada. É como ler 11 perfeitos romances em breves minutos. E no fim,aturdidos,não percebemos bem como!
A lembrar "O Aleph". Contos muitos curtos, a rasgar à lei da navalha. No ar pó e a surpresa do fantástico. Borges no seu melhor.