20% de desconto

O Rapaz de Bronze

de Sophia de Mello Breyner Andresen; Ilustração: Inês Do Carmo

editor: Porto Editora, julho de 2013
RECOMENDADO PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA i
Metas Curriculares / Plano Nacional de Leitura
Livro indicado pelas Metas Curriculares para o trabalho da Educação Literária no 5.° ano. Esta obra é ainda recomendada para leitura autónoma no mesmo ano de escolaridade.

Num jardim maravilhoso, existe uma estátua que, à noite, se enche de vida e reina sobre todas as plantas, com justiça e sensatez.
Florinda vai conhecer o Rapaz de Bronze e viver uma dessas noites mágicas em que a verdadeira natureza dos seres se revela.

Conheça todas as obras da Educação Literária na nossa página especial. Visite a nossa página especial dedicada a Sophia de Mello Breyner Andresen.
20220715-novidade-CriancasTemasDificeis-640X426.jpg

Ajudar as crianças a lidarem com temas difíceis

Para a maioria das crianças, existe uma constelação familiar formada pelos pais e avós, que as acarinham e cuidam delas. Mas quando uma pessoa (familiar ou amiga) que lhes é querida morre ou os pais se separam, os mais pequenos vivem um choque emocional difícil de superar. Estes são alguns livros que ajudam as crianças a ultrapassarem a dor e a insegurança destes acontecimentos que fazem parte da vida.
  A Raposa Na floresta coberta de geada do início da Primavera, a raposa tem a missão de encontrar alimento para as suas três crias. À medida que crescem, ela ensina-as a sobreviver na natureza. Até que, um dia, a raposa morre. O seu corpo volta à terra e à erva e ao ar, nutrindo o mundo à sua volta e dando vida à floresta. A morte não é apenas um fim, é também um começo.
A Raposa responde à grande questão «O que acontece quando morremos?», numa narrativa lírica enriquecida com ilustrações luminosas, em estilo de colagem, do conceituado Daniel Egnéus. Pela sua abordagem honesta, mas sempre ternurenta – da morte e da decadência dos seres vivos, sobre a qual as crianças terão perguntas e os pais quererão discutir, poderá ser mais indicado para crianças a partir dos cinco anos de idade. Isabel Thomasajuda nessa discussão, com matéria sobre o que acontece quando algo morre, a decomposição e o ciclo da vida. Estas respostas, de base científica, oferecem um contexto adicional, acessível a pais e crianças, mas sobretudo destinado a ajudá-las a compreender a realidade. VER MAIS »







  Para Onde Vamos Quando Desaparecemos? Para Onde Vamos Quando Desaparecemos? é uma pergunta à qual é difícil responder. Se até muitos adultos preferem imaginar um não fim absoluto para as suas vidas, para as crianças mais pequenas, que dificilmente conseguem compreender o conceito de morte, ainda é mais difícil. Em vez de se centrar no conceito de fim, este livro foca-se nas possibilidades e nos laços que nos unem uns aos outros e às mais pequenas coisas da vida.
As palavras, de Isabel Minhós Martins, são simples mas profundas: «Para que alguma coisa desapareça, são precisos sempre dois», e «felizmente, não somos os únicos a desaparecer. (…) O sol, as nuvens, as folhas e até as férias estão sempre a começar e a acabar». Esta pequena história ajuda a encontrar respostas, a entender um tema que não deixa de ser sombrio, assustador mesmo. As coloridas, garridas, intensas ilustrações de Madalena Matoso acompanham as personagens deste livro, uma menina, um menino, uma mãe, um pai, por caminhos de descobertas em que não falta o encanto, nem a verdade. Porque, como nos lembra, apesar de haver «coisas que parecem teimosas como rochas», nada dura para sempre. VER MAIS » O Meu Avô Foi Para o Céu Tim é um miúdo cheio de vida, quase a fazer nove anos. Vive com os pais e os seus dois irmãos, anda na escola e adora andar de skate. Adoraria ter um canguru para mimar, talvez porque este animal desafia a gravidade, algo que Tim detesta, porque quer mesmo ser astronauta. É muito chegado aos avós maternos, com quem está todos os dias. O seu avô Jerónimo é um grande compincha de Tim, sempre companheiro do neto. O dia em que o avô morre é o pior dia da curta vida deste menino. Desolado, para superar esta perda entrega-se a um desafio que a avó Paula lhe lança.
O Meu Avô Foi Para o Céu é uma história comovente sobre os laços entre netos e avós. Escrito por Maria Teresa Maia Gonzalez, autora de A Lua de Joana, este livro mostra aos mais pequenos um caminho para conseguirem guardar a memória dos seus entes queridos para sempre, apesar de toda a tristeza e dor causadas pela sua perda. VER MAIS » Pode Tudo Mudar? Rindo e brincando juntos em família na praia, parece que os dias felizes e quentes de verão nunca mais vão acabar. Então, tudo muda. A mãe e o pai dizem que já não podem viver juntos, e começam a surgir sentimentos tristes e preocupados – Não é justo! Foi tudo culpa minha? Mas, à medida que o tempo passa e as estações mudam, torna-se mais claro que os tempos difíceis nem sempre serão tão difíceis.
As belíssimas ilustrações de Asa Gilland, com uma paleta de cores emotivas e imagens plenas de movimento, captam na perfeição as nuances de emoção sentidas tanto pela criança como pelos pais durante uma separação. O texto é da autoria de Clare Helen Welsh, antiga professora primária que adora crianças e conhece bem os seus sentimentos. Enternecedora, esta história traz uma mensagem reconfortante, otimista e de esperança às famílias num período difícil das suas vidas. VER MAIS »

20220524-novidade-dia-dacrianca-640X426.jpg

5 livros para festejar o Dia da Criança

No espírito do Dia da Criança, trazemos-lhe livros que fazem rir, sonhar e, sempre, sentir. São pequenos mundos encadernados com o condão de unir gerações. O tempo pode passar, e é verdade que mais cedo ou mais tarde todos acabamos por crescer. Mas acreditamos que as crianças que tenham a felicidade de ler estes livros vão guardá-los num lugar que nunca se perde, bem no fundo do coração. Antoine de Saint-Exupéry disse que todas as pessoas grandes foram um dia crianças – mas poucas se lembram disso. Nós não nos esquecemos: das histórias mais ternurentas, passando pelo humor de rir com vontade e terminando na descoberta do mundo a viajar, trazemos-lhe aqui livros que todas as crianças adoram!
  Contos Completos, de Beatrix Potter Mergulhar nas aguarelas de Beatrix Potter é entrar num mundo mágico natural em que os animais são protagonistas. Tudo começou quando um pequeno coelhinho traquina, desobedecendo às ordens da sua mãe, foi apanhar vegetais no quintal do sr. Gregório, escapando-lhe por pouco. Pedro Coelho tornar-se-ia na primeira de uma série de personagens irresistíveis e com características bem vincadas, como o Esquilo Trinca-Nozes, os Ratinhos Marotos ou o Senhor Raposo. A autora foi-lhes dando vida ao longo dos primeiros 30 anos do século passado. Desde a primeira publicação, estes contos, que resplandecem de beleza nas imagens e de ternura nas histórias, conquistam leitores em sucessivas gerações. O livro Contos Completos reúne todos os maravilhosos pequenos livros ilustrados da autora num único volume e ainda lhes acrescenta algumas ilustrações e histórias publicadas a título póstumo. Os cenários de uma beleza bucólica encantadora fazem sobressair as pequenas figuras dos animais vestidos com trajes coloridos, que vivem estórias nascidas da amizade. VER MAIS »








  Calvin & Hobbes Calvin é um miúdo de seis anos com uma imaginação fulgurante e que vive cada dia intensamente, de tal maneira que põe à prova (muitas vezes) a paciência dos pais. As coisas de que menos gosta são: ir à escola e tomar banho. Por isso inventa constantemente artimanhas para escapar a essas obrigações. Não tem irmãos, mas vive grandes aventuras com o vaidoso e selvagem tigre Hobbes, que na verdade é um boneco de peluche, o seu grande amigo imaginário. Embora sejam inseparáveis, acabam muitas vezes à luta um com o outro. Pelo caminho, faz o melhor que pode com o que tem: sonha que é o astronauta Spiff e que viaja pelo espaço (sobretudo quando está na sala de aula); lança-se colina abaixo com um pequeno trenó, mesmo sem neve; imagina que ele próprio e a comida sofrem mutações transformando-se em animas monstruosos… e faz bonecos de neve com um sentido de humor cáustico de que só ele é capaz. Calvin também medita nos grandes dilemas da vida, revelando um espírito crítico da forma como as pessoas tratam a Terra e a natureza, de que ele tanto gosta. Cada tira destes livros de banda desenhada com desenho e texto da autoria do genial Bill Waterson é uma dose de bom humor, capaz de pôr miúdos e graúdos às gargalhadas. Irresistível! VER MAIS » O Estranhão – A Máquina de Fazer Estúpidos Fred é um miúdo de 11 anos que gosta de ler livros e de inventar engenhocas. Tem uma irmã mais velha que só se preocupa com futilidades como o que as amigas postam nas redes sociais. A mãe de Fred apoia as suas invenções mas nem sempre as compreende e o pai está mais interessado em futebol. Na escola, este miúdo ávido de saber vai fingindo não ser assim, para não ser gozado pelos colegas, na maioria típicos espertinhos sem ambições na vida. Mas Fred tem um bom amigo que o acompanha em pequenas aventuras e até uma miúda com quem partilha gostos comuns e que é “a mais linda do mundo”. Nesta coleção de histórias bem-humoradas, a escrita fluída e rica de Álvaro Magalhães, um dos melhores autores nacionais de literatura infantojuvenil, encontra nas ilustrações de Carlos J. Campos o complemento perfeito para pôr miúdos a ler e a rir com vontade. Em A Máquina de Fazer Estúpidos, o título acabado de lançar, Fred mantém-se firme no seu espírito curioso e comunicativo, contrariando a tendência de estupidificação que os adultos dizem estar a afetar a sua geração, viciada em ecrãs. Pelo caminho, faz exercício físico forçado, sofre mais uma vez com a sua fobia de baratas e vai viver uma aventura algo perigosa com a rapariga de quem gosta. Será que vai acabar bem? VER MAIS » As Férias do Menino Nicolau Já está a pensar em férias? As crianças também. O fim do ano letivo é o mote perfeito para entrar em modo de férias com uma das personagens mais queridas do imaginário infantil (e não só): o menino Nicolau. Este miúdo saído da imaginação única de René Goscinny, o famoso argumentista de Astérix, transborda de vida nos desenhos de Sempé, fazendo-nos rir a plenos pulmões. Nicolau é arisco e inocente, ternurento e inteligente, nunca compreende os adultos, mas, como gosta de dizer, diverte-se “à brava” com os amigos! O seu dia-a-dia de criança é sobretudo preenchido pela escola, onde acaba muitas vezes à bulha com os colegas, e conta com uma professora carinhosa que faz tudo para manter a ordem. Mas agora é tempo de férias! As Férias do Menino Nicolau podem não ser perfeitas: vai para a praia mas chove torrencialmente, faz novos amigos mas quer livrar-se de uma miúda que os pais lhe apresentam, porque o seu coração já está prometido… Uma coisa é garantida: qualquer que seja a situação, a forma como Nicolau desfruta das boas surpresas e ultrapassa peripécias imprevistas enche miúdos e graúdos de boa disposição. Os mais pequenos, porque se identificam com a personagem; os mais velhos, porque revivem momentos da sua infância que até podiam estar esquecidos. Estas férias vão ser bestiais! VER MAIS » A Volta ao Mundo em 80 Dias Por muitos filmes ou até desenhos animados que tenha visto sobre esta história, nada se compara a ler, página a página, esta obra-prima de Júlio Verne, sobretudo quando se está a sair da infância e entrar na adolescência. É que este livro é mais do que uma história de personagens intrépidas com uma sucessão de aventuras habilmente encadeadas que prendem o leitor do início ao fim; é uma descoberta das diferenças culturais que enriquecem o mundo e dos avanços tecnológicos e científicos que permitiriam reduzir o tempo para percorrer longas distâncias. Em 1872, dar a volta ao mundo em 80 dias era impossível, mas é essa a aposta que o gentleman inglês Phileas Fogg e o seu fiel mordomo, Passepartout, tentarão cumprir! Juntos, embarcam em comboios e navios, viajam de elefante e resgatam uma princesa indiana, atravessam cidades e países exóticos a um ritmo de tirar o fôlego. Durante a viagem, na qual enfrentam grandes obstáculos para chegar a tempo, nasce entre ambos uma amizade inabalável. Júlio Verne transpôs para esta aventura a sua paixão por viagens e o seu grande conhecimento científico, que o levaria a prever acontecimentos como a viagem à Lua e a criação do submarino. Este é um livro de sonho que todos devem, mesmo, ter o prazer de ler. VER MAIS »

O Rapaz de Bronze

de Sophia de Mello Breyner Andresen; Ilustração: Inês Do Carmo

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-72626-1
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: julho de 2013
Idioma: Português
Dimensões: 190 x 225 x 5 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 52
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Infantis e Juvenis > Livros Infantis de Ficção
EAN: 978972072626117
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Uma história muito bonita

Ana A

Li com o meu filho de 11 anos e ambos gostámos muitíssimo, é de uma grande sensibilidade e uma história encantadora. Lemos avidamente e adorámos!

e e e e e

livro "O rapaz de bronze"

bruno

recomendo este livro para os mais pequenos porque tem magias e fantasias que nos faz crer que é verdade e é isso grande autora shofia de Melo Breyner Anderson. Muitos parabéns por este livro magnifico.

e e e e e

Adorável

Vanda

Como sempre um livro adorável da Sofia de Mello Breyner Andresen. Aminha filha adorou a história.

e e e e e

Um livro encantador

Cátia Matos

A minha filha leu este livro na escola no 5º ano e adorou! Eu não sei porque tive uma curiosidade enorme e devorei-o num instante. Mais uma grande obra vinda de uma grande imaginação Sophia de Mello Breyner Andresen.

e e e e e

Rapaz de Bronze

Cândida Resende

A minha filha acheou estes livro com muita imaginação. Que é aquilo que menos lhe falta a ela, também.

e e e e E

Muito imaginativo

Irene Fonseca

O meu filho de 11 anos frequenta o 5º ano, e quando o questionei sobre o que achou do livro, respondeu que foi " muito fish", que o achou muito imaginativo.

e e e e e

O Rapaz de Bronze

Diogo 10 Anos

Adoro o livro acho muito intressante e cheio de magia. Adoro os livros da Sophia de Mello Breyner Andresen especialmente o Rapaz de Bronze

e e e e E

Escrita a duas mãos bem conseguida.

Isabel Caneiras

O fábio que tem 11 anos e frequenta o 6.º ano, adorou o Rapaz de Bronze que considerou uma história cheia de fantasia e muito, muito bem contada!

e e e e e

Fantasia e sonhos

Isabel Nunes

Um livro extremamente interessante, repleto de magia, fantasia e sonhos. Uma história emotiva, e faz parte do plano nacional de leitura. Aconselho.

e e e e e

O rapaz de Bronze

Célia Marques

Um livro extensamente descritivo, embora repleto de magia, fantasia e sonhos. Uma história emotiva

e e e e E

O Rapaz de Bronze

patricia cunha

Faz parte do plano nacional de leitura e é eitura aconselhável a alunos do 6.º ano. No seguimento de outros contos da autora, mais uma livro aliciante para as crianças onde paira a fantasia e os sonhos

e e E E E

O Rapaz de Bronze

EM

Uma história ao estilo de Sophia. Inserida no PNL, é um livro que transmite uma mensagem bonita a todas as crianças.

e e e e e

A ler!

Sandra Santos

O meu filho está a terminar a leitura de 'A Árvore' da mesma autora, e ' O Rapaz de Bronze' é o que se segue. Sem dúvida que será tão absorvente quantos os outros da mesma autora!

Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919 no Porto, onde passou a infância. Entre 1939-1940 estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Em 1944 sai, em edição de autor, o seu primeiro livro de poemas, Poesia, título inaugural de uma obra incontornável que a torna uma das maiores vozes da poesia do século xx. Os seus livros estão traduzidos em várias línguas e foi muitas vezes premiada, tendo recebido, entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana – a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão. Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objectos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias. Na sequência do seu casamento com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares, em 1946, passou a viver em Lisboa. Foi mãe de cinco filhos, para quem começou a escrever contos infantis.
Em termos cívicos, a escritora caracterizou-se por uma atitude interventiva, tendo denunciado activamente o regime salazarista e os seus seguidores. Apoiou a candidatura do general Humberto Delgado e fez parte dos movimentos católicos contra o antigo regime, tendo sido um dos subscritores da «Carta dos 101 Católicos» contra a guerra colonial e o apoio da Igreja Católica à política de Salazar. Foi ainda fundadora e membro da Comissão Nacional de Apoio aos Presos Políticos. Após o 25 de Abril, foi eleita para a Assembleia Constituinte, em 1975, pelo círculo do Porto, numa lista do Partido Socialista. Foi também público o seu apoio à independência de Timor-Leste, conseguida em 2002.
Faleceu a 2 de julho de 2004, em Lisboa. Dez anos depois, em 2014, foram-lhe concedidas honras de Estado e os seus restos mortais foram trasladados para o Panteão Nacional.
No dia em que se celebrou o centenário do seu nascimento, a 6 de novembro de 2019, é-lhe concedido a título póstumo o Grande-Colar da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

(ver mais)
A Cavalo no Tempo

A Cavalo no Tempo

20%
Porto Editora
8,88€ 11,10€
A Vida Mágica da Sementinha

A Vida Mágica da Sementinha

20%
Editorial Caminho
5,20€ 6,50€