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O Prazer da Leitura

de Marcel Proust

editor: Editorial Teorema, março de 2011
«Não há talvez dias da nossa infância que tenhamos tão intensamente vivido como aqueles que julgámos passar sem tê-los vivido, aqueles que passámos com um livro preferido.»

O Prazer da Leitura

de Marcel Proust

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726959540
Editor: Editorial Teorema
Data de Lançamento: março de 2011
Idioma: Português
Dimensões: 139 x 213 x 4 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 70
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789726959540
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Um dos melhores ensaios de Proust

MF

Um excelente livro para amantes de literatura. Leve e fácil de ler, talvez um dos melhores ensaios que Proust escreveu.

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O prazer que a leitura dá

Joana Leitão

O autor partilha connosco o prazer que descobiu, em criança pela, leitura. A opção pelos livros em deterimento das brincadeiras dos mais pequenos. As vivências desta paixão e suas consequências no seio familiar. Uma história muito interessante, começando a ler não se consegue parar.

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Uma retrospectiva sobre a importância dos livros

MF

Um livro fantástico que deve constar em todas as bibliotecas. Para admiradores ou não de Proust este é um livro fundamental sobre o prazer da leitura e a importância dos livros.

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Imprescindível

Abiblioterapeuta.com

“O Prazer da Leitura” é um texto imprescindível para quem trabalha com livros; um aconchego para quem não faz dos livros profissão, mas dedica muito do seu tempo a ler, porque sabe o quanto a sua vida se torna melhor graças aos múltiplos benefícios da leitura. Todos se identificarão e compreenderão as palavras de Marcel Proust, que materializam com sabedoria o que tantas vezes sentimos quando mergulhamos num livro.

Marcel Proust

Romancista e crítico francês, nasceu a 10 de julho de 1871 em Auteuil, perto de Paris, e morreu a 18 de novembro de 1922, na capital francesa. Era uma criança débil e asmática mas também com uma inteligência e uma sensibilidade precoces. Até aos 35 anos movimentou-se nos círculos da sociedade parisiense. Depois da morte dos pais isolou-se no seu apartamento de Paris, onde se entregou profundamente à composição da obra-prima, A la recherche du temps perdu (Em Busca do tempo Perdido, 1914-27). Este imenso romance autobiográfico consta de sete volumes em que expressa as suas memórias através dos caminhos do subconsciente, e é também uma preciosa reflexão da vida em França nos finais do século XIX. A obra é como a sua vida: o reencontro de duas épocas, a tradição clássica e a modernidade. Proust é considerado o precursor do romance contemporâneo.
Marcel Proust licenciou-se em Direito (1893) e Literatura (1895). Durante os anos de estudo foi influenciado pelos filósofos Henri Bergson, seu tio, e Paul Desjardins e pelo historiador Albert Sorel. Em 1896 publicou les Plaisirs et les jours uma coleção de versos e contos de grande valor e profundidade, muitos dos quais saíram nas revistas le Banquet e la Revue Blanche. A revista le Banquet (1892) foi fundada pelo próprio Marcel Proust em conjunto com amigos. É nesta altura que publica os seus primeiros trabalhos literários e biografias de pintores. Faz traduções de Ruskin, ensaia o relato romanesco da sua trajetória espiritual compondo Jean Santeuil, obra que fará silenciar por lhe parecer apressada e demasiado próxima do seu diário.
A morte do pai (1903), da mãe (1905) e de um grande amigo, empurraram-no para a solidão, mas permanece financeiramente independente e livre para escrever. É através da reflexão que desenvolve a obra Contre Sainte-Beuve, composta em 1907, aproxima-se já do grande livro A la recherche du temps perdu. Em 1909 priva-se de toda a vida social e quase de toda a espécie de comunicação. Em 1912 foram publicados no jornal "le Figaro" os primeiros extratos da obra. Proust cria um trabalho grandioso, escrito na primeira pessoa. Exceção na narrativa, Un Amour de Swann é a história de uma época. O mundo exterior e o mundo interior são originalmente identificados. Viajando no tempo, problematiza a modernidade e a existência maquinal a que ela nos condenou. É um trabalho realizado no reencontro de uma vida perdida e que se prolonga, por outro lado, numa metafísica sugerida, como é o caso do episódio da chávena de chá em que Proust nos quer transmitir que a realidade autêntica vive no nosso inconsciente e só uma viagem involuntária pela memória nos leva ao contacto com ela. A la recherche du temps perdu é uma história alegórica da sua vida, de onde são retirados os acontecimentos e os lugares. O autor projeta a sua própria homossexualidade nas personagens considerando-a, bem como a vaidade, o snobismo e a crueldade, o maior símbolo do pecado original.
Proust é considerado precursor da nova crítica e fundador da crítica temática. Publicou ainda em 1919 Pastiches et mélanges.

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