10% de desconto

O Passado é uma Espécie de Futuro

de Simão dos Reis
Editor: Companhia das Ilhas, junho de 2022 ‧
16,00€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
O mesmo narrador que se propõe guiar a audiência avisa-a que tomou as devidas precauções para não ser interrompido. Lamenta a posição desconfortável em que a coloca, mas trata-a como uma testemunha amordaçada e indefesa, "amarrada de pés e mãos e dependurado de cabeça para baixo".

Uma mulher promete erguer uma ermida se conseguir casar a afilhada, mas, uma vez desaparecido o noivo, dissipa-se o motivo da promessa. Um homem cavalga a sós com os seus pensamentos, sem conseguir decidir o que separa a memória da experiência vívida do real. Os contos reunidos por Simão dos Reis neste novo título deixam aberto um panorama de cruzamentos entre realidade e sonho, história e mito, subterrâneo e superfície, como dimensões que se prolongam e continuam entre si. A literatura, essa "geografia de tecido excessivamente hostil", é a personagem omnipresente destas digressões narrativas, transportando o leitor de sala em sala e de sonho em sonho.

Autores, narradores e leitores são, num mesmo passo, velhos conhecidos e velhos adversários: partilham um mesmo lugar espectral que se bifurca, enquanto se digladiam, em busca da verdadeira vida, e, se não se resignam em cercar-lhe um significado, tampouco se podem deixar vencer pelas relações de aparente causalidade com que os eventos do quotidiano os tentam iludir.

O Passado é uma Espécie de Futuro

de Simão dos Reis

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899007765
Editor: Companhia das Ilhas
Data de Lançamento: junho de 2022
Idioma: Português
Dimensões: 128 x 179 x 10 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 144
Tipo de produto: Livro
Coleção: Azulcobalto
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Contos
EAN: 9789899007765

SOBRE O AUTOR

Simão dos Reis

Médico especializado em Patologia Clínica, tem uma relação continuada com o teatro e com o cinema: Curso de Imagem da Escola Superior de Cinema (Lisboa), estágios e workshops de direção de atores e de encenação. Participou, como assistente de encenação em espetáculos baseados em textos de Shakespeare e Tchekov, e encenou um texto de sua autoria, As Salas Bonfatti. No cinema, colaborou em diversos projetos cinematográficos de Rosa Coutinho Cabral, sobretudo como coargumentista: Cães sem Coleira, Serenidade, entre outros, e foi coargumentista e corealizador de A Sétima Letra, filme que representou Portugal no Festival de Locarno em 1989. Publicou em 2020 na Companhia das Ilhas a coletânea de contos Ilhas Imateriais. Nas Edições Colibri, a coletânia Céu de Lisboa (2022).

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU