O Papalagui

Discursos de Tuiavii Chefe de Tribo de Tiavéa nos Mares do Sul

de Tuiavii de Tiavea; Tradução: Luiza Neto Jorge; Ilustração: Joost Swarte

editor: Antígona, janeiro de 1982
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
O "Papalagui" - ou seja o Branco, o Senhor - é este o nome dados aos discursos do chefe de tribo de Tuiavii de Tiavéa, nos mares do Sul.
Tuiavii nunca teve intenção de publicar esses discursos na Europa, nem sequer de os mandar imprimir; destinavam-se unicamente aos seus compatriotas polinésios. Se eu, apesar disso, transmito aos leitores europeus os discursos desse indígena, sem que ele o saiba e certamente contra sua vontade, é porque estou convencido de que nos vale a pena, a nós, homens brancos e esclarecidos, ter conhecimento do modo como um indivíduo ainda intimamente ligado à natureza nos vê a nós e à nossa cultura. Através dos seus olhos descobrimos a nossa própria imagem, e isso com uma simplicidade que já perdemos. Os leitores particularmente fanáticos da nossa civilização irão decerto achar a sua maneira ver ingénua, e até mesmo pueril, ou parva; no entanto, mais do que uma frase de Tuiavii deixará pensativo o leitor mais modesto, pois a sabedoria de Tuiavii não emana de um saber erudito, mas é mais uma inocência de fonte divina."
Erich Scheurmann, Intodução

O Papalagui

Discursos de Tuiavii Chefe de Tribo de Tiavéa nos Mares do Sul

de Tuiavii de Tiavea; Tradução: Luiza Neto Jorge; Ilustração: Joost Swarte

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726080343
Editor: Antígona
Data de Lançamento: janeiro de 1982
Idioma: Português
Dimensões: 168 x 238 x 5 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 80
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 9789726080343
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e E E

De 1920, mas sempre actual

Sara de Sousa

Embora tenha sido publicado em 1920, este livro será sempre actual. Independentemente da polémica que rodeia a veracidade destes discursos do Chefe à sua tribo, proporciona bons momentos de reflexão sobre como e porque chegámos a este mundo actual. A tradução (para português) carece de revisão, contém alguns erros que dificultam a leitura (e incomodam).

e e e e e

Vale a pena

Inês Dunas

Onde a honestidade, a sátira e o discernimento puro se encontram. Uma crítica isenta de maldade que nos leva a uma auto-análise profunda.

e e e e e

Bom

sandra Gomes

Um livro para ler e refletir. A nossa sociedade dita moderna, vista de um outro prisma, neste caso de um chefe tribal Samoano. Até que ponto não deveríamos questionar certas ações que aos nossos olhos (homem branco/Papalagui) são normais e nos são incutidas desde que nascemos como um dado adquirido. Um livro escrito em 1920 mas ainda assim muito atual. Recomendo

e e e e E

Muito Atual

Rita

Apesar de ter sido escrito em 1920, é um livro que continua muito atual. Descreve a visão crítica que um chefe aborígene samoano tem sobre o Homem Branco Europeu, ou seja, o Papalagui. Faz-nos refletir se estará certo o estilo de vida que levamos.

e e e e e

Excelente para pensar

Carla Martins

Já alguma vez tentas-te colocar-te fora da nossa sociedade e observar-nos? Se não, recomendo-te a fazer através deste livro, e verás como às vezes conseguimos ser tão ridículos e primitivos. Excelente para rir um pouco connosco próprios.

Tuiavii de Tiavea

Tuiavii nunca teve intenção de divulgar os seus discursos nem de os fazer publicar fosse onde fosse. Estes destinavam-se unicamente ao seu povo. Acreditava que os seus antepassados tinham cometido um grave erro ao deixar-se encantar pela cultura ocidental. Considerava a cultura europeia um desvio do caminho primordial do ser humano, uma via de sentido único com destino a lugar nenhum. A verdade é que, ao observarmos o nosso mundo através dos olhos de Tuiavii, conseguimos ter uma perspetiva que nunca poderíamos alcançar de outra forma. É aí que reside o verdadeiro valor dos seus discursos e o que hoje, mais do que nunca, justifica a sua publicação.

(ver mais)
Walden ou a Vida nos Bosques

Walden ou a Vida nos Bosques

10%
Antígona
15,01€ 10% CARTÃO
portes grátis
Se Isto é um Homem

Se Isto é um Homem

10%
Dom Quixote
15,90€ 10% CARTÃO
portes grátis