O Neoconservadorismo e a Política Externa Norte-Americana Livro
de Cristiano Cabrita
Sobre
o Livro[…] ao contrário dos argumentos que defendem o fim do neoconservadorismo ou o seu desaparecimento a breve prazo, esta doutrina tem uma importância para a política externa norte-americana que não é devidamente reconhecida. É, na sua plenitude, uma verdadeira escola de pensamento externo. Uma escola com parâmetros bem definidos como a valorização da moral; a defesa do interesse nacional (na maior parte das vezes exercido através do poder militar); a promoção da democracia no exterior e o garante da hegemonia norte-americana no mundo.
Se quisermos simplificar, é uma quinta escola de pensamento externo de certa maneira complementar ao argumento avançado por Walter Russel Mead. E é complementar porque acrescenta um novo paradigma doutrinal à análise da política externa norte-americana. Esta evolução consubstanciou-se na concepção de uma escola de pensamento externo, com contornos liberais-realistas, assente numa combinação entre uma componente especificamente Wilsoniana (paz democrática) com uma vertente de inspiração Jacksoniana (intervenção militar e ponderação de poder).
Total enfoque no neoconservadorismo como corrente emergente e presente na política externa norte americana. Bastante técnico,o que implica algum conhecimento para uma total compreensão.