O governo de si mesmo
Modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX – meados do século XX)
de Jorge Ramos do Ó
editor:
EDUCA, outubro de 2003
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Este livro centra-se no aluno liceal e trata-o num arco temporal longo, que vai do último quartel do século XIX até meados de Novecentos. Procura averiguar que tipo de actor social o liceu tentou produzir em Portugal sob a influência do discurso pedagógico moderno. Nessa perspectiva, o aluno é apresentado não como um sujeito formado apenas nos bancos da escola e nos compêndios, assimilando conhecimentos, mas, fundamentalmente, como um determinado tipo de ser. Defende-se aqui que os estudos secundários foram conquistando a sua autonomia porque procuraram pensar, agir e intervir sobre atitudes, disposições e comportamentos dos jovens estudantes. E a matéria ética é discutida sempre de acordo com um princípio pedagógico geral, o de que o aluno deveria tornar-se sujeito da sua própria educação. O tema do governo de si mesmo passou, pois, a constituir o eixo das dinâmicas de socialização operadas no interior dos liceus portugueses da época.
Propriedade | Descrição |
---|---|
Editor: | EDUCA |
Data de Lançamento: | outubro de 2003 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 178 x 246 x 56 mm |
Encadernação: | Capa dura |
Páginas: | 764 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Educa-Ciências Sociais |
Classificação temática: | Livros em Português > Ensino e Educação > Sociologia da Educação Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo |
EAN: | 9789728036614 |
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