O governo de si mesmo

Modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX – meados do século XX)

de Jorge Ramos do Ó

editor: EDUCA
VENDA O SEU LIVRO i
Este livro centra-se no aluno liceal e trata-o num arco temporal longo, que vai do último quartel do século XIX até meados de Novecentos. Procura averiguar que tipo de actor social o liceu tentou produzir em Portugal sob a influência do discurso pedagógico moderno. Nessa perspectiva, o aluno é apresentado não como um sujeito formado apenas nos bancos da escola e nos compêndios, assimilando conhecimentos, mas, fundamentalmente, como um determinado tipo de ser. Defende-se aqui que os estudos secundários foram conquistando a sua autonomia porque procuraram pensar, agir e intervir sobre atitudes, disposições e comportamentos dos jovens estudantes. E a matéria ética é discutida sempre de acordo com um princípio pedagógico geral, o de que o aluno deveria tornar-se sujeito da sua própria educação. O tema do governo de si mesmo passou, pois, a constituir o eixo das dinâmicas de socialização operadas no interior dos liceus portugueses da época.

O governo de si mesmo

Modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX – meados do século XX)

de Jorge Ramos do Ó

Editor: EDUCA
Idioma: Português
Dimensões: 178 x 244 x 56 mm
Encadernação: Capa dura
Páginas: 764
Tipo de produto: Livro
Coleção: Educa-Ciências Sociais
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Sociologia da Educação Livros em Português > Ensino e Educação > Teorias Educacionais e Currículo
EAN: 9789728036614
Jorge Ramos do Ó

Jorge Ramos do Ó é Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Professor Convidado da Universidade de São Paulo-Brasil, instituições onde leciona temáticas relacionadas com a história da educação, história da cultura e teoria do discurso. tem escrito sobre história política, história cultural e das mentalidades, especialmente durante o período do Estado Novo, e também sobre história da educação e da pedagogia, num período mais longo e que se estende de meados do século XIX a meados de Novecentos.

(ver mais)
EDUCA
35,00€ 10% CARTÃO
portes grátis
Porto Editora
18,50€ 10% CARTÃO
portes grátis