Fazer a Mão

Por uma escrita inventiva na universidade

de Jorge Ramos do Ó

editor: Edições do Saguão, julho de 2019
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Neste livro, Jorge Ramos do Ó repensa a escrita produzida na Universidade e, com ela, o que é a Universidade: quais os constrangimentos que opera, as formatações e as forças que nela prevalecem para a fixação de sentidos e para a progressiva rigidez dos modos de pensar.

A sua análise, que remonta a Platão e revisita os métodos de ensino ocidentais que se sucederam desde esse momento de eleição da escrita em detrimento do oral, opera um diálogo constante com o presente para o confrontar com o passado.

A par dessa genealogia, Jorge Ramos do Ó faz um intenso trabalho em torno de um conjunto vasto de autores, entre os quais Quintiliano, Erasmo de Roterdão, Michel de Montaigne, Walter Benjamin, Roland Barthes, Maurice Blanchot, Michel Foucault, Jacques Derrida, Pierre Bourdieu, Michel Serres, Gilles Deleuze, Paul Ricoeur ou António Nóvoa, que resulta na proposta - e desejo - de mudar radicalmente a Universidade através da cultura de reciprocidade professor/aluno e de uma escrita anti-normativa e inventiva.

Fazer a Mão

Por uma escrita inventiva na universidade

de Jorge Ramos do Ó

Propriedade Descrição
ISBN: 9789899994454
Editor: Edições do Saguão
Data de Lançamento: julho de 2019
Idioma: Português
Dimensões: 148 x 224 x 40 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 558
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > História e Metodologia Científica
EAN: 9789899994454
Jorge Ramos do Ó

Jorge Ramos do Ó é Professor Associado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Professor Convidado da Universidade de São Paulo-Brasil, instituições onde leciona temáticas relacionadas com a história da educação, história da cultura e teoria do discurso. tem escrito sobre história política, história cultural e das mentalidades, especialmente durante o período do Estado Novo, e também sobre história da educação e da pedagogia, num período mais longo e que se estende de meados do século XIX a meados de Novecentos.

(ver mais)
Manual de Competências Académicas

Manual de Competências Académicas

10%
Edições Sílabo
26,60€ 10% CARTÃO
portes grátis