Emergência e Circulação do Conhecimento Psicopedagógico Moderno (1880-1960)

Estudos Comparados Portugal - Brasil

de Luís Miguel Carvalho e Jorge Ramos do Ó

editor: EDUCA, outubro de 2009
VENDA O SEU LIVRO i
Os dois estudos que compõem este volume sistematizam os resultados das actividades de investigação desenvolvidas no âmbito do projecto Modernidade Pedagógica:Estudos comparados Brasil - Portugal(1820-1960)
.Atentam na produção de modelos relacionados quer com soluções educativas e pedagógicas - enfatizando o trânsito internacional do conhecimento e os mecanismos sociais da sua circulação -, quer com o governo da população escolar, dando especial atenção aos processos discursivos relacionados com a identidade dos alunos e a necessidade da sua inspecção.
As investigações referem-se a 'Um arco histórico assaz longo, que viu arrancar o projecto sócio-político de escolarização massiva e logo se caracterizou por uma unanimidade científico-social: o domínio da chamada psicopedagogia de base experimental, que teve como seu braço externo o chamado movimento da Educação Nova já nas primeiras décadas do século xx. O período tem como limite os anos 60, conjuntura esta caracterizada pela explosão escolar feita em consonância com a mesma lógica de modernização que fora postulada no início de Novecentos. Estamos assim perante uma articulação discursiva com fundas implicações sociais. Um mesmo modelo de escola e um mesmo regime existencial da responsabilidade, da autonomia e da satisfação pessoal do escolar passaram a circular também no espaço-tempo da lusofonia.

Emergência e Circulação do Conhecimento Psicopedagógico Moderno (1880-1960)

Estudos Comparados Portugal - Brasil

de Jorge Ramos do Ó e Luís Miguel Carvalho

ISBN: 9789898272010
Editor: EDUCA
Ano: 2009
Idioma: Português
Dimensões: 147 x 223 x 21 mm
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ensino e Educação > Psicologia da Educação
EAN: 9789898272010
Porto Editora
16,65€ 10% CARTÃO
portes grátis
Porto Editora
16,65€ 10% CARTÃO
portes grátis